Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Lima, Jeane Matos Araújo"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Escrevivências de cotidianos escolares na pandemia da covid-19.
    (2022-02-14) Lima, Jeane Matos Araújo; Oliveira, Iris Verena Santos de ; Pinho, Maria José Souza; Silva, Tiago Ribeiro da
    Esta pesquisa narra os atravessamento e afetações vivenciadas por uma porfessorapesquisadora durante o isolamento social imposto pela pandemia da Covid19. As escrevivências (EVARISTO) foram acionadas como operador teórico metodológico em busca uma autoria/autoridade da docente e dos/as discentes para pesquisar nos/dos/com os cotidianos das escolas (ALVES, FERRAÇO, GARCIA, OLIVEIRA) trazendo atravessamentos de raça e gênero (OLIVEIRA, ALMEIDA, GOMES). A pesquisa teve como objetivo geral percebersentir as artes de fazer (CERTEAU) de estudantes do Ensino Fundamental e Médio com dezoito anos ou mais que desafiam as estruturas fixas do sistema escolar, nesse sentido, a autora propôs a substituição do termo “distorção idade série” pela expressão “além do limite de idade e série” entendendo o “além” como lugar de enunciação e do acontecimento da diferença, afastando-se das identidades fixas (BHABHA). A pesquisa aconteceu no Colégio Estadual de Bandiaçu, localizada no município de Conceição do Coité no Território do Sisal do Estado da Bahia mediada pelas Tecnologias de Informação e Comunicação, assumindo a conversa como metodologia de pesquisa (SAMPAIO, RIBEIRO,SOUZA), o que provocou uma série de reinvenções da professorapesquisadora que lhe permitiram criar novas formas de aprenderensinar e pesquisar, desse modo a pesquisa qualitativa sofreu rasuras provocadas pelos limites imposto pelo momento inédito e pelas inquietações trazidas pela pesquisa pós-qualitativa (ST. PIERRE). Este estudo não teve a pretensão de explicar fenômenos, analisar dados, ou buscar verdades sobre a escola, mas promoveu aproximações e construções de sentido para práticas curriculares (LOPES, MACEDO) que acontecem no cotidiano escolar.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais