Navegando por Autor "Lima, Iva Autina Cavalcante"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEducação em tempo de pandemia da Covid-19: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID(UNEB, 2023-12-14) Lima, Roberta Pereira de; Martins, Josemar da Silva; Lima, Iva Autina Cavalcante; Silva, Francisco de AssisEsta pesquisa que tem como tema Educação em tempo de pandemia da covid-19: o programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, é resultado de minha participação no programa em questão, e tem como objetivo relatar as contribuições que os bolsistas do PIBID levaram/trouxeram para as práticas de ensino através das experiências de iniciação à docência, reuniões, estudos, planejamentos, atividades e aprendizados desenvolvidos remotamente nas escolas selecionadas pelo programa, sendo ela documental e teórica, com abordagem qualitativa. Pretende-se através deste trabalho mostrar os percursos que os bolsistas do PIBID, Edital 02/2020, do curso de Pedagogia do Departamento de Ciências Humanas, do campus III, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), no período compreendido entre 17 de novembro de 2020 a 30 de abril de 2022, enfrentaram durante o ensino remoto com crianças de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, mostrando os desafios, as contribuições e aprendizagens, levando em conta a importância do uso das TICs como construto desse processo.
- ItemA educomunicação no campo: o coletivo carrapicho Virtual e os desdobramentos na vida dos Jovens do Salitre(2022-12-27) Jesus, Noésio Santos de; Teles, Edilane Carvalho; Lima, Iva Autina Cavalcante; Silva, Francisco de AssisO presente trabalho tem a função de falar sobre a educomunicação que é desenvolvida com um pequeno grupo de jovens educomunicadores da região do Salitre, o Coletivo Carrapicho Virtual que surgiu no ano de 2015, com o objetivo de potencializar o protagonismo dos jovens do campo, dando voz e vez ativa, que hoje se fazem presentes no grupo e coletivo. Partindo da minha própria experiência com o coletivo, o qual vem contribuindo no meu processo de desenvolvimento cidadão perante a sociedade, opto por apresentar em formato de um produto midiático com as vozes dos colaboradores- protagonistas e membros. Diante disso, o presente relatório sobre o minidocumentário apresenta as impressões dos jovens educomunicadores, como parte do registro e uma das formas de aprendizagem, a qual busco afirmar como um “novo‟ modo de promover a formação, de jovens\adolescentes da região do Vale do Salitre. Objetivo é reunir os integrantes do Coletivo, em busca de relatos pessoais, identificando as contribuições que a educomunicação teve/tem na vida desses sujeitos.
- ItemOs desafios do atendimento educacional especializado (AEE) junto aos alunos com transtorno do espectro autista (TEA)(UNEB, 2023-12-15) Pesqueira, Janete Santana; Lira, Kalline Flávia Silva de; Lima, Iva Autina Cavalcante; Lima, Aurilene RodriguesA presente pesquisa argumenta sobre os desafios enfrentados pelo atendimento educacional especializado com alunos com transtorno do espectro autista. Foram analisados artigos publicados nos últimos cinco anos, numa abordagem qualitativa e exploratória. Os resultados apontam como desafios a falta de tecnologias assistivas, a necessidade de colaboração entre família e escola, e a falta de diagnósticos. Concluiu-se que apesar disso, a inclusão no ensino regular é possível, através do acompanhamento com profissionais especializados, que contribuem efetivamente para o desenvolvimento dos alunos.
- ItemTecnologias digitais na educação: desafios da inclusão digital na Escola Osório Teles e na EMEI Amélia Borges, em Carnaíba do Sertão, Juazeiro – BA(UNEB, 2024-07-19) Silva, Jaciara Candido da; Lima, Iva Autina Cavalcante; Guedes, Neuma de Sá; Gomes, Tadeu FerreiraEste artigo tem como objetivo descrever os desafios apresentados pelos docentes da Escola Osório Teles de Menezes e EMEI Amélia Borges Souza ao integrar as tecnologias digitais em suas práticas pedagógicas. Mais especificamente, neste trabalho, buscou-se diagnosticar quais os recursos digitais estavam disponíveis nas escolas, além de identificar as formações realizadas pelos docentes para o uso das tecnologias na educação e detectar, junto aos docentes, os desafios que enfrentam para o uso das tecnologias digitais nas suas aulas. A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, de cunho exploratório, delineando-se para um estudo de caso. Os dados analisados foram recolhidos por meio de aplicação de questionário junto aos docentes de ambas as escolas, durante o mês de maio. No que diz respeito à oferta de recursos, a conectividade e a formação docente continuada para o uso das tecnologias digitais no exercício profissional, conclui-se que há uma grande necessidade, apesar de os docentes já terem as tecnologias digitais como aliadas nas suas práticas, pois confessaram a possibilidade de melhora do processo de interação professor-aluno, bem como do processo de aprendizagem e desenvolvimento dos discentes a partir da utilização das tecnologias digitais.