Navegando por Autor "Lima, Greice Kelly Militão Araújo"
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- ItemNada mudou? uma análise comparativa da aplicação da Lei 10.639/03 no município de Serrinha.(Universidade do Estado da Bahia, 2015-10) Lima, Greice Kelly Militão Araújo; Boas, Antonio Vilas; Araújo, Maria Cezarela Oliveira de Carvalho; Carvalho Filho, José Ernane CarneiroA Lei 10.639/03 regulamenta a obrigatoriedade do Ensino da História e Cultura Afro brasileira em todos os níveis de ensino. O presente trabalho objetiva analisar a situação da aplicação da referida lei no Colégio Estadual Rubem Nogueira, Serrinha Bahia, visando compreender como as relações étnicas e culturais vêm sendo trabalhadas, comparando algumas categorias analisadas com outras, de outros trabalhos que versaram sobre o mesmo tema, percebendo, a partir daí, as mudanças e permanências. A partir da realização de leituras e das observações, análise de documentos, fotos, etc., foi possível perceber que há, sim, uma dificuldade em relação ao ensino da História e Cultura Afro-brasileira, mas que essa dificuldade não fica sobre responsabilidade apenas da Escola e que mesmo em meio às barreiras, é possível afirmar que já existem mudanças.
- ItemNada mudou? uma análise comparativa da aplicação da lei 10.639/03 no município de Serrinha.(Universidade do Estado da Bahia, 2015) Lima, Greice Kelly Militão Araújo; Boas, Antonio Vilas; Carvalho, Maria Cezarela; Carvalho, José Ernane deA Lei 10.639/03 regulamenta a obrigatoriedade do Ensino da História e Cultura Afro brasileira em todos os níveis de ensino. O presente trabalho objetiva analisar a situação da aplicação da referida lei no Colégio Estadual Rubem Nogueira, Serrinha Bahia, visando compreender como as relações étnicas e culturais vêm sendo trabalhadas, comparando algumas categorias analisadas com outras, de outros trabalhos que versaram sobre o mesmo tema, percebendo, a partir daí, as mudanças e permanências. A partir da realização de leituras e das observações, análise de documentos, fotos, etc., foi possível perceber que há, sim, uma dificuldade em relação ao ensino da História e Cultura Afro-brasileira, mas que essa dificuldade não fica sobre responsabilidade apenas da Escola e que mesmo em meio às barreiras, é possível afirmar que já existem mudanças.