Navegando por Autor "Lima, Fernanda de Souza"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemUm por todos, todos por um: a repressão militar e a resistência estudantil no cenário educacional em Salvador entre 1964 – 1968(Universidade do Estado da Bahia, 2022-12-15) Duarte, Enivanildo Costa; Lima, Fernanda de Souza; Souza, Ednaldo Antonio Oliveira; Borges, Itálo NelliEssa pesquisa tem como principal objetivo trazer uma compreensão histórica acerca da repressão militar e a resistência estudantil desencadeada em Salvador entre 1964 -1968, em meio a um cenário educacional conturbado na educação brasileira. No que se refere à metodologia empregada, se utilizou o método qualitativo, levando e em consideração á análise documental e discursiva produzida pelo Ministério da Justiça e Negócios Interiores, visando promover representações estigmatizadas sobre os estudantes filiados à esquerda, ambos, vistos em sua maioria, como comunistas. Também foi utilizado o conceito de ideologia para enfatizar um melhor entendimento sobre a linguagem polissêmica presente na matéria jornalística da Revista “O cruzeiro”, evidenciando não só os conflitos entre estudantes e a polícia, assim como, para ironizar a atuação dos mesmos diante de um cenário educacional em que grande parte dos discentes, principalmente os de classes sociais menos favorecidas tinham dificuldades de acesso ao Ensino Superior. Outra finalidade da pesquisa é mostrar que na Bahia os reflexos da carência de políticas públicas de educação, que permeassem o acesso ao Ensino Superior levaram os estudantes a produzirem documentos e panfletos viabilizando lutas pelos seus direitos, contrariando os aparatos de leis criadas pelo Estado. Nesse aspecto, levando em consideração o conceito amplo das leis, pode-se constatar que nem sempre foram criadas para promover a equidade social, sendo utilizadas em alguns momentos para fiscalizar, reprimir e legitimar as ações do Estado na ditadura. Por tanto esse estudo está alicerçado pelas documentações, bibliografias e os conceitos definidos pelos referenciais teóricos empregados na construção da pesquisa mostraram-se propulsores acerca do não silenciamento estudantil, em meio à repressão militar, no qual os discentes da cidade de Salvador tiveram atuações bastante ativas na luta pelos seus direitos, e dessa maneira tornaram a capital baiana um dos principais epicentros da luta contra a ditadura e em favorecimento da implantação de políticas públicas de educação que atendessem as necessidades reais vivenciadas pelos estudantes não só da cidade de Salvador assim como de todo o Brasil.