Navegando por Autor "Lima, Fernanda Souza"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA BNCC e as orientações para o ensino de história da África e cultura afro-brasileira: um estudo de caso sobre a efetivação da lei 10.639/03 no Colégio Estadual Ruy José de Almeida (2019-2022)(Universidade do Estado da Bahia, 2024-03-20) Brito, Robélia Santana; Lima, Fernanda Souza; Neto, Geraldo Barbosa; Santana, Jacimara SouzaA pesquisa realizada teve como objetivo analisar a integração do Ensino de História da África e das Relações Étnico-Raciais na disciplina de História do Colégio Estadual Ruy José de Almeida, durante o período de 2019 a 2022, em conformidade com as diretrizes estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Este estudo torna-se relevante diante da conjuntura política permeada por instabilidades e fragilidades democráticas, juntamente com as mudanças introduzidas com a Reforma do Novo Ensino Médio. A metodologia da pesquisa foi desenvolvida a partir da pesquisa bibliográfica de autores que discutem sobre a temática, a análise de documentos como o Projeto Político Pedagógico da escola, os livros didáticos e a BNCC, além do estudo de caso desenvolvido com os professores de História. Os resultados revelam práticas de renovação metodológica para o ensino de História da África e Cultura Afro brasileira na escola analisada, apesar das limitações impostas na BNCC com a Reforma do Novo Ensino Médio, que dificultam tanto o trabalho dos docentes como no processo de ensino aprendizagem dos alunos. A inclusão da abordagem da lei nos conteúdos do currículo escolar demonstra a importância da participação dos africanos e dos afro-brasileiros nos processos históricos, bem como fortalece a educação para a diversidade, nesta, os estudantes já trazem conhecimentos de suas vivências ao entender a escola como um espaço sociocultural. Por fim, conclui-se que a formação continuada dos professores é essencial para promover a integração efetiva desses conteúdos no currículo escolar, além do desenvolvimento de projetos transversais que podem ampliar o alcance dessas práticas para toda a comunidade escolar