Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Lima, Fabiola da Silva"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    As novas diretrizes do Ensino Médio no Brasil: impactos na educação geográfica e a análise crítica dos livros didáticos
    (Universidade do Estado da Bahia, 2025-01-09) Lima, Fabiola da Silva; Santos, Thaiane Almeida dos; Nunes, Jacy Bandeira Almeida; Santos, Ivaneide Silva dos; Nunes, Marcone Denys dos Reis
    Este estudo analisa as mudanças propostas pelo Novo Ensino Médio no Brasil e suas implicações para estudantes e educadores. O Ensino Médio representa uma etapa crucial na formação dos jovens, marcando a transição para o ensino superior ou o mercado de trabalho. Diante das recentes modificações nesta etapa educacional, esta pesquisa tem como objetivo geral apresentar e analisar as propostas de reforma do Ensino Médio. Especificamente, buscou-se: 1) Analisar as principais mudanças nas diretrizes do Novo Ensino Médio; 2) Identificar os impactos dessas mudanças nas escolas, na carga horária e no currículo comum; 3) Avaliar os potenciais consequências para alunos e professores. Utilizou-se metodologia qualitativa, com procedimento para coleta dos dados pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados indicam que, apesar das intenções de flexibilização e modernização, as mudanças propostas apresentam desafios significativos de implementação e riscos de aprofundamento das desigualdades educacionais. Conclui-se que é necessário um debate mais amplo e participativo sobre a reforma, considerando as reais condições das escolas públicas brasileiras.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais