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Navegando por Autor "Lima, Fábio Ronne de Santana"

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    Variação linguística e migração interna: perspectivas interculturais da educação e do letramento no contexto escolar em Juazeiro e Petrolina
    (UNEB, 2020) Lima, Fábio Ronne de Santana; Santos, Cosme Batista dos; Reis, Edmerson dos Santos; Almeida, Norma Lúcia Fernandes de
    Situamos este trabalho envolto na temática da Sociolinguística educacional e da educação intercultural. Nele, tratamos acerca de como os estudantes migrantes no Semiárido Brasileiro das escolas públicas têm compreendido a variação linguística, considerando a realidade intercultural na qual estão envolvidos, e a relação dela com os eventos de letramento praticados por eles. O objetivo central deste estudo é analisar o tratamento da variação linguística em contexto escolar, a partir dos fundamentos da Sociolinguística Educacional, com foco nas práticas sociais e de letramento dos estudantes migrantes. Desenvolvemos a pesquisa no Colégio Estadual Rui Barbosa (Juazeiro) e na Escola de Referência em Ensino Médio Dr. Pacífico da Luz (Petrolina) com um total de dois professores e doze estudantes: estes, migrantes de PE, BA, GO, MG, SP e SC; aqueles, migrantes de PE (Recife) e BA (Curaçá). Esta pesquisa é qualitativa-descritiva e apresenta-se numa abordagem dialética marxista pautada nas elucidações de Demo (1995), Konder (2008) e Arnoni, Almeida e Oliveira (2007), delimitada nas categorias movimento e contradição para compreensão das variações linguísticas no espaço escolar. Os conceitos de educação são abordados à luz de Fullat (1994), Gadotti (2001) e Luckesi (1994); sobre a educação intercultural, trazemos Fleuri (2002) e Santiago, Akkari e Marques (2013); sobre o embasamento sociolinguístico, apresentamos Soares (1999), Bortoni-Ricardo (2004; 2017), Calvet (2002; 2007) e Bagno (2007; 2015); e sobre as perspectivas do(s) letramento(s), utilizamos de Kleiman (2008), Street (2006; 2014), Soares (2017) e Santos (2008). Como técnicas de procedimentos para coleta de dados, empregamos a observação direta, questionários e entrevistas em grupo focal. A análise dos dados segue a linha da triangulação de métodos baseada em Minayo (2005). Os resultados desta investigação apontam que os estudantes migrantes nessas escolas do Semiárido têm o conhecimento da existência da variação linguística, reconhecendo-a restrita e superficialmente na percepção diatópica em seu aspecto fonético e lexical. Porém, identificamos a ausência ou omissão do tratamento sociolinguístico e da abordagem intercultural entre variantes e modalidades da língua nas práticas escolares. A consequência disso é o letramento escolar não ajudando na redução do preconceito linguístico.
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