Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Lima, Daniela Almeida de Oliveira"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Enredamentos da diversidade na educação infantil: narrativas de experiencias pedagógicas
    (Universidade do Estado da Bahia, 0025-08-18) Lima, Daniela Almeida de Oliveira; Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco, Jane; Conceição, Ana Paula Silva da, Ana Paula; Bragança, Inês Ferreira de Souza; Mota, Charles Maycon de Almeida, Charles
    Este estudo tem por objetivo compreender, através das narrativas, como a diversidade enreda as experiências pedagógicas das professoras na educação infantil. Especificamente, buscou-se cartografar as narrativas pedagógicas documentadas, tematizando os saberes acerca dos enredamentos da diversidade, na educação infantil. A fundamentação teórica apoia-se nos estudos sobre diversidade e diferença na educação infantil, por meio dos diálogos com Abramowicz, Rodrigues e Cruz (2011), Abramowicz e Silvério (2005), Faria e Finco (2013), Gomes e Araújo (2023), Oliveira (2005) e Vandenbroeck (2009, 2013). Trata-se de uma pesquisaformação fundamentada nos princípios da Documentação Narrativa de Experiências Pedagógicas (DNEP), conforme Suárez (2007, 2022) e Rios (2022), em que os relatos narrativos foram produzidos e envolvidos em um movimento interpretativo e reflexivo, desenvolvido a partir da tematização colaborativa realizada pelas docentes que atuam em centros municipais de educação infantil de Salvador. Diante disso, os resultados evidenciaram um movimento de reflexão da prática, de construção de sentidos e de valorização dos acontecimentos da docência. A partir do diálogo reflexivo estabelecido com as professoras, foi possível revelar como a diversidade se emaranha com as experiências pedagógicas na educação infantil, atravessando o cotidiano e convocando novas formas de estar e agir na escola. Desse modo, as narrativas pedagógicas cartografadas foram analisadas e tematizadas, de modo a evidenciar um processo de auto/co/conformação docente. Tais experiências se mostraram como campos vivos de formação, marcados por tensionamentos, deslocamentos e pela invenção cotidiana de práticas que reconhecem e afirmam a diferença como princípio educativo.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais