Navegando por Autor "Lima, Cássia Ferreira"
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- ItemO Quilombo Alto do Capim: uma perspectiva contemporânea de territorialidade(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-03) Lima, Cássia Ferreira; Jesus, Fábio Nunes de; Mota, Gislene Maria; Santos, Jorima Valoz dosEste estudo pretende analisar os processos que foram responsáveis pelas mudanças acontecidas no Povoado de Alto do Capim, comunidade de remanescentes de quilombo da cidade de Quixabeira, no estado da Bahia. A busca de explorar o contexto de vivência do lugar em comunidade, e como o título de Remanescentes de Quilombo, edificou mudanças significativas ao longo dos anos. Também é favorável identificar quais são as redes que interligam os espaços quilombolas e como afetam o contexto social local. O pressuposto teórico de comunidade quilombola se faz presente através do âmbito do reconhecimento pessoal, abrangendo assim a relação com o social, esse contexto reflete no dia a dia de vivência e fortalecimento da identidade. E a partir disso trabalhar em três capítulos as percepções a respeito dessa comunidade e as políticas públicas que configuram a luta pela visibilidade e superação da descriminação e repressão ao povo negro. Nesta pesquisa trabalharemos a partir do olhar de alguns autores, no primeiro capítulo traremos as percepções do geógrafo Kabengele Munanga, que discute a importância de reconhecer e valorizar a identidade afrobrasileira como parte integrante da cultura brasileira. Ele enfatiza a necessidade de compreender a diversidade étnico-racial do Brasil e sua influência na formação da sociedade brasileira. Já no segundo capítulo será abordado o Milton Santos, geógrafo que aborda a luta histórica das comunidades quilombolas pela posse e demarcação de suas terras ancestrais. Ele destaca como essas lutas são centrais para a garantia da sobrevivência cultural e social dessas populações. No terceiro capítulo veremos a partir da perspectiva de Claudio Benedito Baptista Leite, ele que investiga as relações entre espaço, território e educação, com foco na promoção da igualdade educacional e no reconhecimento das identidades quilombolas. E com essas ideias construiremos uma pesquisa amparada nas concepções desses autores renomados que levam a questão negra ao mundo.