Navegando por Autor "Lima, Aurilene Rodrigues"
Agora exibindo 1 - 13 de 13
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA importância da escolarização para a comunidade do Rodeadouro(UNEB, 2024-07-19) Félix, Ana Célia Santos; Santos, Cássia da Silva; Rios, Rita Cristina Novais; Lima, Aurilene Rodrigues; Vieira, Josenilton NunesO estudo investigou a situação educacional dos jovens e adultos da comunidade quilombola do Rodeadouro, em Juazeiro da Bahia, com foco na importância da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para a formação cidadã e cultural desses indivíduos. A ausência de acesso à educação e os desafios enfrentados pela comunidade foram pontos centrais da pesquisa. A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas com 30 moradores da comunidade, com baixo ou nenhum grau de escolarização, buscando compreender suas percepções, expectativas e desafios em relação à educação. O estudo buscou mapear as dificuldades enfrentadas pelos quilombolas em relação à educação, identificando as barreiras que impedem o acesso e a permanência na escola. Os resultados da pesquisa revelaram que a falta de acesso à escolarização impacta significativamente na formação e no desenvolvimento dos indivíduos da comunidade quilombola do Rodeadouro. Diversos fatores, como falta de transporte, discriminação, casamento infantil e gravidez na adolescência, contribuem para a exclusão educacional, dificultando a participação dos moradores na educação formal. Diante dos desafios identificados, a pesquisa ressalta a importância de políticas públicas que garantam o acesso à educação de qualidade para todos os jovens e adultos quilombolas, respeitando sua cultura e identidade. A valorização da Educação de Jovens e Adultos como uma oportunidade de recomeço e realização, aliada ao reconhecimento da história e dos direitos dos quilombolas, é essencial para promover a inclusão educacional e o empoderamento dessas comunidades marginalizadas
- ItemAUTONOMIA DA CRIANÇA NO CONTEXTO ESCOLAR: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DO AMBIENTE MONTESSORIANO E TRADICIONAL(2021-07-14) Silva, Ilsa Santos Martins da; Nascimento, Jieli Brito Neves; Lima, Aurilene Rodrigues; Amorim, Eliã Siméia Martins dos SantosO presente trabalho teve como objetivo refletir sobre a importância do desenvolvimento da Educação Infantil, identificando como a criança desenvolve a autonomia na Escola Tradicional e na Escola Montessoriana, apresentando uma análise comparativa quanto a autonomia da criança no contexto escolar, numa ótica de Escola Tradicional e de Escola Montessoriana. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, com buscas de literatura acerca do tema, discorrendo sobre a construção da infância, ser criança na Escola Tradicional e na Escola Montessoriana, contextualizando num processo histórico o surgimento, a legalização e a escolarização da infância, buscando ainda apresentar nova roupagem da Escola Tradicional no século XXI, com sucinto histórico sobre a educadora Maria Montessori e os fundamentos do Método Montessori para a construção da concepção da criança autônoma. Que as percepções e análises feitas nesse trabalho, contribuam para os profissionais de educação infantil, permitindo-lhes um novo olhar direcionado para o desenvolvimento da autonomia na criança, pois percebe-se que a proposta da Escola tradicional aponta para uma maior passividade da criança na Escola Tradicional, enquanto que na Escola Montessoriana nota-se uma maior possibilidade de desenvolvimento da autonomia desse sujeito, podendo então contribuir na formação da sua personalidade, onde as crianças cresçam, e possam se tornar adultos, autônomos e críticos, um possível caminho para a melhoria da nossa Educação.
- ItemA contribuição do pensamento de Carolina De Jesus para uma Educação decolonial(2022-12-28) Santos, Endi Francine Carvalho Matias dos; Lima, Aurilene Rodrigues; Rios, Pedro Paulo Souza; Batista, Raylane Nayara SouzaO presente trabalho consiste em uma revisão bibliográfica, utilizando o método qualitativo, através de uma releitura da obra de Carolina Maria de Jesus. O trabalho está dividido em introdução, quatro capítulos, considerações finais e por fim, as referências utilizadas. O texto apresentado trata-se de uma leitura da obra “Quarto de Despejo”. O objetivo do trabalho foi evidenciar o pensamento de Carolina Maria de Jesus para uma educação decolonial. Já os objetivos específicos do trabalho foram: contribuir para o educador enxergar no aluno de EJA, um ser crítico, social e político; repensar a educação do aluno de EJA, considerando a importância das suas vivências para o seu processo intelectual e associar o reflexo de sua obra na contribuição da formação do pedagogo. Repensando e dialogando com os textos de Carolina, a partir de uma reflexão sobre os mesmos ficou evidente o quanto a autora através da sua escrita, denunciou o dia a dia de desigualdade social, miséria e violência impostas aos favelados que viviam à margem do rio Tietê, no Canindé, maior favela de São Paulo. Carolina Maria de Jesus desnudou nas turvas linhas da sua grafia o que há de mais cruel e indigente em um país: A fome! Pretende-se com este trabalho ajudar na formação emancipadora dos professores na educação de jovens e adultos, para que os educadores em suas salas de aula, contribuam para que os seus alunos se tornem sujeitos críticos e conscientes do seu próprio contexto social.
- ItemAs dificuldades de migração/deslocamento dos estudantes da zona rural à urbana(2021-07-12) Santos, Andreia Ivaneide dos; Silva, Laura Monique Pereira da; Martins, Adeílda; Amorim, Eliã Simeia Martins dos Santos; Lima, Aurilene RodriguesVivemos em uma sociedade capitalista cada vez mais competitiva, os jovens buscam na formação acadêmica qualificar-se profissionalmente para atender a grande demanda no mercado de trabalho. Nessa perspectiva, investir em uma estruturação educacional apresenta-se como forma de estabilizar se economicamente. Dessarte, o cenário de competitividade entre os indivíduos faz com que os jovens do campo busca uma vida melhor e a educação de qualidade surge como um dos pilares para evoluir socialmente. Essa lógica de desenvolvimento capitalista tem contribuído para o processo de migração de jovens do campo para a cidade. Nessa perspectiva, de qualificação profissional, jovens do campo tem enfrentado grandes desafios na sua trajetória educacional para ter acesso a uma educação de qualidade. Principalmente pelo difícil acesso de locomoção do campo para a cidade. A migração dos alunos do meio rural para os centros urbanos, com a finalidade de melhorar de vida e buscar melhores estudos, é algo comum nos dias de hoje. Levando em consideração os fatos acima e experiências pessoais dos sujeitos da pesquisa, iremos buscar analisar as dificuldades presente no processo de transição dos estudantes residentes da zona rural que migram para as instituições de ensino localizadas na zona urbana de Juazeiro-Ba, além de buscar trazer possíveis soluções para os problemas encontrados.
- ItemA educação mediada pela cultura hip-hop e o saber da experiência de rappers do Vale do São Francisco(2021-12-20) Brito, Yêgo Ravel Ribeiro de Araújo; Lima, Aurilene Rodrigues; Martins, Josemar da Silva; Soares Neto, Paulo RibeiroEste memorial apresenta o percurso de uma pesquisa que resultou no produto midiático em formato podcast “Rap em curso”. A pesquisa buscou discutir e refletir sobre aspectos históricos e atuais do rap e perceber seus sentidos educativos através do olhar (voz) de rappers do Vale do São Francisco. Para isso usou-se da abordagem metodológica qualitativa e pesquisa participante, dialogando com as contribuições teóricas sobre educação de Carlos Rodrigues Brandão (1981), o conceito de mediação de Jesus MartínBarbero (1997), e o conceito de saber da experiência de Larrosa Bondía (2002). Ao explorar a discussão acerca do rap foi possível perceber a reafirmação dessa música/cultura como instrumento de luta política e como um lugar onde se pode existir e falar, e que, sendo arte e local de liberdade, não se pode enquadrar os/as artistas e consumidores em qualquer forma de fazer ou apreciar.
- ItemEfeitos do projeto "enturmação" na Educação de Jovens e adultos da Escola Municipal Argemiro José da Cruz(2022-12-28) Araujo, Sidinei Honorato Santos de; Oliveira, Wesley Jamay Matias de; Lima, Aurilene Rodrigues; Amorim, Eliã Simeia Martins dos Santos; Guedes, Neuma de SáO presente trabalho de conclusão de curso (TCC) tem como objetivo verificar quais os efeitos do projeto "Enturmação" na Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal Argemiro José da Cruz, localizada na Cidade de Juazeiro– BA. Sendo este um Projeto com intuito de sanar o déficit de aprendizagem onde a Escola teve que aprovar automaticamente seus alunos, nos anos de 2020 e 2021, correspondentes ao período da Pandemia da Covid-19. Seguindo a orientação do Ministério da Educação (MEC) que aprovasse os alunos independentemente do seu desenvolvimento, sua aprendizagem e contexto. A pesquisa tem a abordagem qualitativa exploratória, por meio de uma pesquisa bibliográfica e de campo, assim como a construção de um podcast como produto midiático, realizado com as alunas da Escola Mul. Argemiro José da Cruz, com a professora alfabetizadora e a Coordenadora pedagógica, produto esse que surge com o intuito de evidenciar os impactos e desafios que foram identificados pela escola e soluções para as problemáticas encontradas. Com a elaboração do posdcast teve-se a oportunidade de poder ver e sentir de perto, do quanto foi satisfatório o projeto ENTURMAÇÃO, tendo em vista que, trouxe a oportunidade de os alunos poderem expressar os problemas, desafios e angustias em relação a suas dificuldades que enfrentaram durante o percurso da aprendizagem, dando voz e ouvidos a eles que se sentiam excluídos. Dessa forma podemos avaliar que o projeto ENTURMAÇÃO obteve êxito, pois, no início do ano de 2022 os alunos, que foram diagnosticados com desníveis de aprendizagem e classificados conforme suas similaridades, tiveram uma melhora significativa, já no segundo semestre letivo, principalmente os que eram pré-silábicos e silábicos com valor, terminando o semestre já lendo e escrevendo.
- ItemHistória e memória do Departamento de Ciências Humanas: Contribuições ao desenvolvimento da Educação no Território do Sertão do São Francisco(2022-12-28) Mota, Guilherme Alves; Silva, Hyuri Jhonatan Pereira da; Lima, Aurilene Rodrigues; Macedo, Odomaria Rosa Bandeira; Vieira, Josenilton NunesEste memorial tenta traçar o percurso da pesquisa sobre a História e a memória do Departamento de Ciências Humanas – DCH III, que teve início em atividade de IC e culminou com a produção de um E-book intitulado "MARCAS DE UMA ELEIÇÃO - DIREÇÃO, LUTA E DEMOCRACIA". Esta eleição, na nossa visão, possibilitou todos os processos democráticos que se sucederam até então. Tem como questionamento: “como o DCH III tem contribuído com o processo educacional no Território Sertão do São Francisco?”, buscando Compreender o modo como o DCH III vem se consolidando historicamente na educação no TSSF. Foi realizada a análise qualitativa das informações a partir de contribuições de Michel de Certeau (2008), que recomenda proceder à operação historiográfica, compreendida na relação entre um lugar onde se instauram os métodos; os interesses e a organização dos documentos; os procedimentos de análise – a interpretação; e a construção de um texto em escritura. Entende-se a importância da difusão da História e Memória institucional do DCH III enquanto consciência do seu compromisso político, sociocultural e institucional.
- ItemA Lei 10.639/03 e o DCHIII: Uma reflexão acerca de sua implementação no Curso de Licenciatura em Pedagogia(2022-12-27) Silva, Ingrid Santos; Soares Neto, Paulo Ribeiro; Lima, Aurilene Rodrigues; Lins, Claudia Maisa AntunesO presente Trabalho de Conclusão de Curso “A Lei 10.639/03 e o DCHIII: uma reflexão acerca de sua implementação no Curso de Licenciatura em Pedagogia” deu seus primeiros passos a partir de uma reflexão crítica acerca dos desafios histórico-pedagógicos para a abordagem do ensino da história afro-brasileira. Através da análise da implementação da lei Nº 10.639/03 - que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional para a inclusão da “História e cultura afro-brasileira” em currículos das redes de ensino médio e fundamental em todo o território nacional -, este estudo tem como objetivo promover uma reflexão acerca da dimensão histórica da lei Nº 10.639/03 dentro da Universidade do Estado da Bahia, mais especificamente, no curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia do Departamento de Ciências Humanas (DCHIII), Campus Juazeiro-BA, através do estudo teórico, diálogo com discentes, e análise documental, tanto da legislação quanto de projetos pedagógicos do mencionado curso para a historicização de ações acadêmicas que estiveram à frente do debate interracial em seu currículo de formação(ações estas que se apresentam como um indicativo teórico-metodológico imprescindível para sua implementação), assim como refletir sobre a promoção da Lei dentro do curso de Licenciatura em Pedagogia, assumindo a responsabilidade histórica e social da escola na luta antirracista.
- ItemOs desafios do atendimento educacional especializado (AEE) junto aos alunos com transtorno do espectro autista (TEA)(UNEB, 2023-12-15) Pesqueira, Janete Santana; Lira, Kalline Flávia Silva de; Lima, Iva Autina Cavalcante; Lima, Aurilene RodriguesA presente pesquisa argumenta sobre os desafios enfrentados pelo atendimento educacional especializado com alunos com transtorno do espectro autista. Foram analisados artigos publicados nos últimos cinco anos, numa abordagem qualitativa e exploratória. Os resultados apontam como desafios a falta de tecnologias assistivas, a necessidade de colaboração entre família e escola, e a falta de diagnósticos. Concluiu-se que apesar disso, a inclusão no ensino regular é possível, através do acompanhamento com profissionais especializados, que contribuem efetivamente para o desenvolvimento dos alunos.
- ItemO racismo Religioso e a formação da (o) Pedagoga (o): Uma reflexão com estudantes do curso de Pedagogia da UNEB DCH III(2022-07-21) Nunes, Simara Soares; Lima, Aurilene Rodrigues; Sá, Gabriela Barretto; Santos, Sheila FeitosaEsta pesquisa objetivou fazer uma reflexão com estudantes do curso de Pedagogia – UNEB DCH III, localizada em Juazeiro – BA, buscando compreender como lidam a respeito da temática sobre o racismo religioso e a educação, trazendo então um debate sobre o currículo e a formação desses futuros Pedagogos. A pesquisa proporcionou evidenciar as construções que os discentes têm com relação ao tema e identificar opiniões com a finalidade de discutir a descolonização sobre o currículo do curso. Esse estudo foi realizado com estudantes do quinto e oitavos períodos por meio de abordagem qualitativa, utilizando a técnica da entrevista semiestruturada. A metodologia utilizada foi analise do discurso. As principais considerações indicam que o racismo religioso ainda perpassa o espaço universitário por meio de docentes que reproduzem um discurso eurocêntrico e sem uma prática antirracista. Os discentes não se sentem preparados para desconstruir o racismo religioso acerca das religiões de matiz africana ou um possível caso de racismo.
- ItemO recreio escolar como ampliação pedagogica de aprendizagem(2021-07-07) Chaves, Lidiana Souza; Amorim, Eliã Siméia Martins dos Santos; Lima, Aurilene Rodrigues; Amorim, Eliã Siméia Martins dos SantosO desenvolvimento do ser humano é o aumento da capacidade do indivíduo em desempenhar funções cada vez mais complexas. Estudos demonstram que a instigação antecipada é fundamental para o amadurecimento do Sistema nervoso central, bem como para o aprimoramento de suas funções, pois a criança é um ser em constante fase de crescimento capaz de agir, interagir, descobrir e transformar o mundo, com habilidades, limitações e potencialidades. (MUSARD, 2009). Os jogos e brincadeiras tão presentes na rotina das crianças tem sido alvo de diversas pesquisas e demonstram o seu potencial na melhoria do pensamento crítico, reflexivo e ativo, enriquecendo seu senso de responsabilidade e cooperativismo, proporcionando também uma apropriação das funções cognitivas e sociais, bem como da imaginação e interação com outras crianças, contudo, o sistema escolar brasileiro muitas vezes não percebe essa interligação e limita as crianças de suas necessidades de movimento, expressão e de construção do conhecimento a partir do seu próprio corpo. O recreio é um dos poucos momentos que as crianças podem brincar de forma livre, é nesse curto período de tempo que eles têm a oportunidade de brincar, encontrar, conversar e interagir com outras crianças, sem que sejam cerceadas. Diante disso, o objetivo do trabalho foi investigar o recreio de escolas municipais de Juazeiro (BA) e a visão de alunos e professores sobre esse momento. Foi possível concluir que embora os professores entendam os inúmeros benéficos desse momento para o desenvolvimento dos alunos, ele ainda não é aproveitado da melhor forma.
- ItemRepercussões discursivas da covid-19 no Brasil e no mundo(2022-07-23) Reis, Rebeca Muniz dos; Martins, Josemar da Silva; Lima, Aurilene Rodrigues; Amorim, Eliã Siméia Martins dos SantosEsta escrita é decorrente de minha participação como voluntária no projeto de Iniciação Científica do professor Josemar Martins Pinzoh, denominado LIÇÕES DE SINISTRO: O AFETAMENTO DA EDUCAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO PELOS OS EVENTOS LOCAIS DE GRANDE MORBIDADE, e se dedica aqui a apontar, aproveitando a experiência no projeto citado, algumas das principais repercussões discursivas da COVID19 no Brasil e no mundo, pela via do estudo literário e bibliográfico. Tem como objetivo principal “Estudar, de modo exploratório, as repercussões discursivas da COVID-19, inserindo-a no quadro da memória histórica das pandemias, e analisando o modo como as disputas de narrativa afetaram o enfrentamento prático da pandemia”. Para alcançar este objetivo, a escrita fará uma aproximação com a noção de pandemia em seu contexto geral, e da memória dos eventos históricos, sobretudo pela via literária, ou através de obras científicas a respeito de eventos específicos, passando, portanto, principalmente, pela Peste Negra e pela Gripe Espanhola, para estabelecer um quadro de referências de como a humanidade lida com eventos deste tipo. Depois, o estudo foca no acontecimento da COVID-19, sobretudo no aspecto das controvérsias que ela suscitou, com base em obras que já foram publicadas entre 2020 e 2022, a exemplo de livros como: A cruel pedagogia do vírus, de Boaventura de Sousa Santos; Sopa de Wuhan e Filosofia Viral, ambos organizados por Giorgio Agamben; Coronavírus e a luta de classes, organizado por Mike Davis, e outros igualmente importantes que ainda devem ser listados. Num terceiro momento, o estudo procura discutir as repercussões da COVID-19 na sociedade atual, as disputas de narrativas a respeito de como isso afetou o enfrentamento prático da pandemia.
- ItemUma análise do currículo de 2021 do curso de pedagogia do DCHIII-UNEB a luz das relações étnico-raciais(UNEB, 2024-07-11) Nascimento, Isla Gonçalves do; Soares Neto, Paulo Ribeiro; Lima, Aurilene Rodrigues; Soares, José FlávioA presente pesquisa, realizada como Trabalho de Conclusão de Curso, denominada “Uma análise no currículo de 2021 do curso de pedagogia do DCHIII-UNEB, à luz da Educação das Relações Étnico-Raciais”, nasce da vivência de uma graduanda com incômodos relacionados em como o currículo do curso de pedagogia se relaciona com a ERER, desta forma a pesquisa teve como objetivo compreender no currículo de 2021 do curso de Pedagogia do Departamento de Ciências Humanas, Campus III-UNEB, os seus passos diante da Educação das Relações Étnico-Raciais. A pesquisa, por meio da abordagem qualitativa, coletou dados, através do projeto de reformulação curricular de 2019, onde selecionou algumas disciplinas, por meio dessa seleção, foi possível uma entrevista semiestruturada com seis docentes. Os resultados demonstraram que o currículo atende a lei 10.639/03 no que trata da obrigatoriedade de uma disciplina, contudo pensando uma formação de caráter antirracista, ainda há necessidade de uma sistematização das atividades individuais que, de maneira tímida, acontecem no curso.