Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Liessi, Lucicleide Maria da Silva"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Letramentos do professor e as implicações na práxis pedagógica: pelos caminhos da pesquisa-formação
    (2022-06-06) Liessi, Lucicleide Maria da Silva; Silva, Obdália Santana Ferraz; Sousa, Denise Dias de Carvalho; Lima, Rita de Cássia Brêda Mascarenhas; Boa, Fabíola Silva de Oliveira Villas
    O referido estudo tem como objetivo compreender como os letramentos construídos pelo professor, em seu processo de formação cotidiana, implicam na práxis pedagógica da leitura e da escrita, visando aos letramentos críticos dos estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A questão que moveu esta pesquisa é: como os letramentos construídos pelo professor, em seu processo de formação cotidiana, implicam na práxis pedagógica da leitura e da escrita, visando aos letramentos críticos dos estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental? Este estudo foi realizado na Escola Municipal João Gonçalves, situada no distrito de Capoeiruçu, no município de Cachoeira-BA. A base teórica desta pesquisa se constituiu da discussão das seguintes temáticas: letramentos; letramentos do professor; letramentos críticos; práxis pedagógica e formação de professores. A condução deste estudo se apoia, metodologicamente, na abordagem multirreferencial, partindo-se do entendimento de que os fenômenos educativos são complexos e devem ser compreendidos à luz de saberes plurais, através da pesquisaformação, em que todos os sujeitos envolvidos formam e se formam nos atos educativos cotidianos das experiências pessoal e profissional. O dispositivo utilizado para construção dos dados foi o Design Thinking Com-versação: trata-se de um dispositivo ligado as práticas narrativas, capaz de produzir experiências significativas e formativas, a partir de encontros coletivos e colaborativos. Ancorou-se na Análise Textual Discursiva para análise e interpretação das informações construídas no campo de pesquisa, visando, atribuir significados e sentidos às narrativas dos participantes. Com a investigação concluída, foi possível inferir que as professoras colaboradoras desta pesquisa reconhecem as contribuições teórico-metodológicas dos letramentos críticos em sua formação pessoal e profissional, enquanto professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental, e compreendem que muitos são os desafios que precisam enfrentar, visando uma práxis da leitura e da escrita com foco no desenvolvimento pessoal e ético dos seus estudantes, considerando suas trajetórias individuais de aprendizado, seus valores, crenças, desejos e cultura.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais