Navegando por Autor "Leite, Semar Ferreira"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemTrajetórias formativas dos egressos da EJA na educação superior privada a distância(2022-06-08) Leite, Semar Ferreira; Alves, Érica Valéria; Vinal Junior, Jose Veiga; Costa, Patricia Lessa Santos; Bittencourt, Daniela Chaves RadelA Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino que acolhe pessoas composta em sua maioria por trabalhadores, possibilitando a estes sujeitos a continuidade e/ou retorno aos estudos visando também melhorar sua qualidade de vida, seja para fins pessoais e/ou profissionais. Sendo assim esta pesquisa tem como objetivo geral compreender como se dão as trajetórias formativas dos egressos da EJA na educação superior privada nos polos de apoio da UNIFCV na Bahia, para tanto lançamos mão da discussão de como se dão as trajetórias destes estudantes egressos da EJA na educação superior, quais desafios, dificuldades e experiências são vivenciados, como são articuladas a permanência destes egressos na instituição, para tanto lançamos mão dos objetivos específicos: (I) Caracterizar o perfil sócio demográfico dos egressos da EJA no ensino superior (II) Descrever os desafios e dificuldades vivenciados pelos estudantes nesta trajetória (III) Identificar as condições e as estratégias/arranjos utilizados por estes egressos para permanência no curso. A metodologia desta pesquisa é de natureza aplicada com abordagem qualitativa. Como dispositivo de investigação e coleta de dados utilizamos questionário semiestruturado online, contendo questões abertas e fechadas, iniciamos pela pesquisa bibliográfica e documental. Como procedimento metodológico optamos pela pesquisa exploratória descritiva, por acreditar que suas características permitem uma melhor apreensão do objeto de estudo. Para análise dos resultados nos inspiramos na análise de conteúdo de Bardin (1970). Contribuíram com o embasamento teórico autores como Arroyo (2017), Coulon (2000), Haddad e Di Pierro (2000), Gadotti e Romão (2011), Yin (2015), Jardilino e Araújo (2014), Paiva (2015), Paulo Freire (2002), Minayo (2009), dentre outros. Espera-se com essa pesquisa contribuir com a acolhida e permanência dos estudantes egressos da EJA na educação superior.
- ItemTrajetórias formativas dos egressos da EJA na educação superior privada a distância(Universidade do Estado da Bahia, 2022-06-08) Leite, Semar Ferreira; Ferreira, Érica Valéria Alves; Vinal Junior, José Veiga; Costa, Patricia Lessa Santos; Bittencourt, Daniela Chaves RadelA Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino que acolhe pessoas composta em sua maioria por trabalhadores, possibilitando a estes sujeitos a continuidade e/ou retorno aos estudos visando também melhorar sua qualidade de vida, seja para fins pessoais e/ou profissionais. Sendo assim esta pesquisa tem como objetivo geral compreender como se dão as trajetórias formativas dos egressos da EJA na educação superior privada nos polos de apoio da UNIFCV na Bahia, para tanto lançamos mão da discussão de como se dão as trajetórias destes estudantes egressos da EJA na educação superior, quais desafios, dificuldades e experiências são vivenciados, como são articuladas a permanência destes egressos na instituição, para tanto lançamos mão dos objetivos específicos: (I) Caracterizar o perfil sócio demográfico dos egressos da EJA no ensino superior (II) Descrever os desafios e dificuldades vivenciados pelos estudantes nesta trajetória (III) Identificar as condições e as estratégias/arranjos utilizados por estes egressos para permanência no curso. A metodologia desta pesquisa é de natureza aplicada com abordagem qualitativa. Como dispositivo de investigação e coleta de dados utilizamos questionário semiestruturado online, contendo questões abertas e fechadas, iniciamos pela pesquisa bibliográfica e documental. Como procedimento metodológico optamos pela pesquisa exploratória descritiva, por acreditar que suas características permitem uma melhor apreensão do objeto de estudo. Para análise dos resultados nos inspiramos na análise de conteúdo de Bardin (1970). Contribuíram com o embasamento teórico autores como Arroyo (2017), Coulon (2000), Haddad e Di Pierro (2000), Gadotti e Romão (2011), Yin (2015), Jardilino e Araújo (2014), Paiva (2015), Paulo Freire (2002), Minayo (2009), dentre outros. Espera-se com essa pesquisa contribuir com a acolhida e permanência dos estudantes egressos da EJA na educação superior.