Navegando por Autor "Leite, Gildeci de Oliveira"
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- ItemAs letras de músicas de reggae na formação e na sala da EJA: uma pesquisa interventiva propositiva(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-18) Domingos, Ana Claúdia dos Santos; Leite, Gildeci de Oliveira; Santos, Antonio Pereira; Pinho, Adeítalo ManoelA presente pesquisa versa sobre o estudo de letras de músicas em Educação de Jovens e Adultos. Nessa perspectiva, tivemos, como problema norteador, a seguinte questão: como o gênero musical reggae, com sua simbologia, ritmo e letras evidenciando anseios, trajetória e história da luta pela superação do racismo, pode contribuir no processo de letramento de educandos da Educação de Jovens e Adultos? Nesse sentido, foi realizada uma pesquisa de natureza interventiva propositiva, com abordagem qualitativa utilizando-se também dos procedimentos de pesquisa bibliográfica e biográfica. O corpora do estudo é composto de nove letras de música de reggae nacional. Assim, o objetivo é analisar estas letras de modo a evidenciar a busca pela superação do racismo e o conjunto de simbologias que constitui o universo do reggae, o qual atua por promover a conscientização da identidade negra. Estas letras são aqui assumidas como propulsores no processo de letramento dos educandos da EJA. Nessa perspectiva, utilizamos o diálogo entre autores que nos auxiliaram a compreender o histórico da EJA, a importância da leitura e um pouco da história do reggae. Os objetivos específicos foram: Identificar as letras de músicas associadas ao contexto brasileiro, considerando os conteúdos de denúncia do racismo e os estigmas atrelados à construção das identidades dos sujeitos da EJA; refletir sobre a poeticidade presente nas letras e no ritmo das músicas, relacionando-a ao contexto socioeducativo dos educandos da EJA; produzir uma sequência didática que auxilie professores e educandos no processo de letramento, o que deve ocorrer de acordo com as necessidades concretas na EJA. Assim, esta pesquisa conclui-se com a construção da sequência didática que orientará os professores da EJA em sala de aula.
- ItemFormação de professores para a educação de jovens e adultos surdos: proposições formativas no CAS Wilson Lins(2021-12-15) Farias, Marcela de Souza; Leite, Gildeci de Oliveira; Faria, Juliana Guimarães; Dantas, Tânia ReginaEste estudo, de caráter interventivo, aborda a Formação de Professores para a Educação de Jovens e Adultos Surdos: proposições formativas no CAS Wilson Lins. A motivação partiu da implicação profissional da pesquisadora nos cursos de formação de professores. Apesar da inclusão da Libras como disciplina obrigatória nos cursos de formação de professores, é frequente relatarem a incapacidade para serem docentes de alunos Surdos e a falta de formação para desenvolver uma prática pedagógica significativa com esses alunos. A questão norteadora busca saber, quais são as necessidades formativas que poderiam constar em uma proposta de formação continuada para professores da Educação de Jovens e Adultos Surdos no CAS Wilson Lins. O objetivo geral é elaborar uma proposta formativa para a ressignificação da prática docente na Educação de Jovens e Adultos Surdos do CAS Wilson Lins. Os objetivos específicos buscam: refletir sobre formação docente, identificando a importância dos aspectos formativos, na construção de conhecimento para a prática docente na Educação de jovens e Adultos, identificar quais são as necessidades formativas, apresentadas pelos professores do CAS Wilson Lins, na Educação de Jovens e Adultos Surdos e elaborar um plano de ação, através de uma proposta de formação continuada, a partir das contribuições trazidas pelos participantes na construção e ressignificação de conhecimentos voltados para a Educação de Jovens e Adultos. O Tópico Marcos Históricos busca refletir sobre a gênese da educação de Surdos, permitindo assim, uma compreensão nas discussões atuais. Para composição do percurso metodológico este estudo escolheu a pesquisa aplicada quanto à natureza da pesquisa. Adotou a abordagem qualitativa e como procedimento técnico a pesquisa participante. Os dispositivos utilizados na coleta de dados foram: questionário, entrevista semiestruturada e análise descritiva e exploratória por meio das informações disponíveis no IBGE, no INEP, Rede Municipal de Salvador e outros. Como aprofundamento teórico dialogamos com Sacks (1993), Freire (1996), Goldelfeld (1997), Skliar (2005), Fernandes (2006), Strobel (2009), Quadros (2010), Imbernón (2011), Paiva (2015), Albres (2016), Dantas (2019), Barcelos (2019) e Tardif (2020). A realidade educacional de alunos Surdos é um desafio, a reflexão sobre esses desafios, não se esgota na formação inicial. Estabelecer e apontar indícios contínuos para uma formação de professores para a Educação de Jovens e Adultos Surdos é uma demanda precípua, para combater a escassez de políticas públicas para a formação docente na educação de alunos Surdos. Os resultados de pesquisa encontrados possibilitou a comprovação de escassez de formação para professores da EJA Surdos, mostrando que esse fator dificulta a construção de uma práxis pedagógica consistente e efetiva. Como conclusão a pesquisa percebe a importância de investimentos nas proposições formativas, afim de proporcionar construção e ressignificação da práxis pedagógica com vistas a uma proposta de ensino, que possibilite o desenvolvimento socioeducacional do sujeito Surdo. O estudo desenvolvido através dessa pesquisa trará contribuições para a tomada de decisão na construção e implantação de políticas públicas mais efetivas para a formação de professores, para a Educação de Jovens e Adultos Surdos.
- ItemJorge Amado: da ancestralidade a representação dos orixás(2014-11) Leite, Gildeci de OliveiraJorge Amado: da ancestralidade à representação dos orixás é um livro basilar para entender a relação deste escritor com a mitologia afro-brasileira e com diversos arquétipos da cultura negra do Brasil. O autor privilegia vieses das culturas negras brasileiras para a construção do enredo de Dona Flor e Seus Dois Maridos. A partir dos arquétipos dos orixás Exu, Oxum e Oxalá, dentre outros, desvenda a tessitura do enredo amadiano, guiado por orikis e aspectos comportamentais de deidades nagôs. A publicação traduz-se em oportunidade para uma leitura amadiana imbuída de um olhar mais negro, ao tempo em que pode ser orientadora para aplicação da cultura afro-brasileira em sala de aula.