Navegando por Autor "Leiro, Augusto Cesar Rios"
Agora exibindo 1 - 20 de 26
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAutonomia docente: estudo sobre sua construção no contexto do ensino universitário(2014-09-19) Cambuí, Ana Altina Pereira; Soares, Sandra Regina; Vieira, Isabel Flávia Gonçalves Fernandes Ferreira; Leiro, Augusto Cesar RiosA presente dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi compreender como os docentes participantes da pesquisa constroem a autonomia no exercício da sua prática pedagógica no ensino superior. Parte de uma problemática que mostra a complexidade da docência universitária e do contexto acadêmico que os docentes vivenciam nas instituições de educação superior. Discorre sobre a importância da autonomia docente como um dos pilares para alcançarmos um ensino que possibilite uma práxis criadora e emancipatória. O referencial teórico sistematiza reflexões acerca de duas concepções de autonomia docente: a autonomia ilusória se configura pelo tipo de professor que apresenta uma preocupação maior pelo rigor, em detrimento da relevância, justamente por não estar preocupado no desenvolvimento de uma visão global da situação, mas sim, na limitação da bagagem em relação ao conhecimento que possui e a autonomia por construção ou emancipação supõe um processo contínuo de descobertas e de transformação das diferenças entre nossa prática cotidiana e as aspirações sociais e educativas de um ensino guiado pelos valores da igualdade, justiça e democracia. A investigação que deu origem a esta dissertação foi desenvolvida por meio de uma abordagem qualitativa que adotou a entrevista como estratégia de coleta dos dados realizada junto a cinco professores de uma universidade pública que aceitaram participar da pesquisa aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa por atender aos princípios da beneficência, não maleficência, justiça, equidade e respeito à autonomia dos sujeitos entrevistados. Os resultados apontam que os participantes da pesquisa concebem autonomia como liberdade de agir com responsabilidade pessoal com vistas à formação do estudante crítico e comprometido com o seu processo de aprendizagem. Contudo, verificou-se a tendência dos sujeitos em investir na autonomia discente de forma prescritiva, como resultado da ausência de formação pedagógica específica para uma atuação docente mais autônoma.
- ItemConcepções e práticas pedagógicas de dança na formação de professores de educação física(2014-02-06) Viana, Viviane Rocha; Leiro, Augusto Cesar Rios; Lara, Larissa Michelle; Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios; Marchesi, Regina SandraAs últimas décadas têm sido marcadas por efervescentes discussões em torno dos caminhos da formação de professores no Brasil. Assim, têm sido dados diferentes enfoques às concepções e práticas pedagógicas relativas ao fazer docente e estimulado o aprofundamento de pesquisas, em distintas áreas de conhecimento, no nosso caso, na área de Educação Física. Este estudo se inscreve no esforço investigativo que entrecruza o conhecimento dança com a formação de professores de Educação/Educação Física. A dança é tomada como linguagem cultural, situada historicamente e reconhecida como prática pedagógica da cultura corporal de movimento. A pesquisa objetivou analisar as concepções e práticas pedagógicas do ensino da dança na formação de professores de Educação Física, presentes nas disciplinas de Dança e Estágio Supervisionado em Educação Física. No presente estudo, a dança na formação em Educação Física é analisada a partir do Estágio Supervisionado e se caracteriza pela natureza qualitativa do tipo descritiva. O levantamento documental de dois cursos de Licenciatura em Educação Física da cidade de Salvador-Bahia e entrevistas com professores de Dança e de Estágio Supervisionado em Educação Física destes cursos constituíram-se nos principais procedimentos metodológicos. Para a análise dos documentos, assim como das falas das entrevistas, utilizamos a análise de conteúdo. À luz dos aportes teóricos e das informações levantadas ao longo da pesquisa, ficou evidente que os docentes dos cursos pesquisados compreendem a importância do conteúdo dança na formação discente, porém acreditam que dentre as questões observadas e discutidas, a experiência pessoal do professor contribui significativamente na formação e intervenção da dança na escola.
- ItemA educação ambiental na rede UNEB 2000 em Paulo Afonso: fluxo e barragem(2007-03-29) Marinho, Antônio Gregório Benfica; Leiro, Augusto Cesar Rios; Farias, Maria de Lourdes Ornellas; Rabello, Roberto SanchesA cidade de Paulo Afonso, no nordeste da Bahia, nasceu e se desenvolveu em torno da construção do complexo de hidroelétricas da CHESF. Localizada em uma região de forte apelo paisagístico, essa cidade conheceu, desde seus primórdios, problemas que vão dos impactos ambientais das grandes barragens às questões de sustentabilidade econômica. Essas características, que por si só, proporcionam material para uma educação ambiental contextualizada e politicamente participativa, haja visto os debates atuais deflagrados pelos projetos envolvendo o rio São Francisco, despertaram em mim grande interesse pela observação e avaliação de como se dava, e quais os resultados, da educação ambiental, ministrada naquela cidade, pelo programa de formação de professores do Ensino Fundamental da Universidade do Estado da Bahia (REDE UNEB 2000). Esse estudo de caso, de caráter qualitativo, utilizou-se da observação da prática daquela instituição, em relação à educação ambiental e da aplicação de um questionário aberto ao grupo de formandos, professores-discentes do município, com o objetivo de identificar as representações sociais e práticas de educação ambiental desse grupo. Os dados obtidos, com a observação direta e com o questionário aberto, foram cotejados com as concepções e recomendações dos marcos legais referentes à educação ambiental no Brasil, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e as proposições de alguns autores contemporâneos relativas às perspectivas: ética, estética e vivencial na educação ambiental. A pesquisa indicou um descompasso entre as propostas dos textos (transversalidade, interdisciplinaridade, contextualização, participação política e desenvolvimento de uma sensibilidade ético-estética) e as práticas identificadas, tanto na REDE UNEB 2000 de Paulo Afonso como no cotidiano profissional dos professoresdiscentes, em relação à educação ambiental. Ante essa constatação, o presente estudo sugere, como alternativa para a educação formal em educação ambiental, uma articulação entre as atividades de cunho cognitivo (levando em consideração a transversalidade e a contextualização) com as de cunho político-participativo através de vivências biocêntricas sensibilizadoras das dimensões estéticas e éticas dos formandos.
- ItemEducação prisional e ordenamento legal: desafios da formação docente(2019-04-12) Silva, Maristela Vieira; Leiro, Augusto Cesar Rios; Reginato, Andréa Depieri de Albuquerque; Rocha, José Cláudio; Oliveira, Rosemary Lapa deA dissertação intitulada Educação prisional e ordenamento legal: desafios da formação docente resulta de uma pesquisa de natureza qualitativa que tomou a dialética como fundamento e a educação ofertada dentro do cárcere como direito dos encarcerados. Com cinco seções, o estudo assim apresenta: na introdução, que tem por base a justificativa pessoal, social e acadêmica, na escolha do tema, nos caminhos metodológicos, justificar que o método dialético, na pesquisa qualitativa documental e bibliográfica escolhida para esta investigação, busca alcançar uma análise do objeto central, comum a todos e seus efeitos nos direitos individuais, em seguida as reflexões conceituais, trazem os autores escolhidos nos conceitos e reflexões sobre o cárcere enquanto instituição total, bem como sobre formação docente. Diante das reflexões conceituais trazidas na seção anterior, passou-se à análise da legislação que dispõe sobre o direito à educação, bem como, diretrizes e Resoluções sobre a formação docente carcerária. As últimas seções buscam trazer reflexões sobre o cárcere na contemporaneidade, a educação que ocorre no cárcere: que utiliza o EJA em salas multisséries, e a remição de pena para o estudo. Por fim, observou-se a demanda prisional existente e a relação entre os presídios e a formação docente nos cursos de Pedagogia pela Uneb nos territórios de identidade da Bahia. Para tanto, o texto elegeu educação prisional, cárcere, formação docente e ordenamento legal como categorias teóricas principais, refletiu sobre o cárcere como instituição total e singular e pontuou as políticas públicas específicas. O estudo evidenciou que o cárcere é uma realidade com demanda expressiva e crescente, constatou que o ordenamento legal sobre o direito à educação prisional é substantivo e afirmou a necessidade de uma formação docente específica. Sublinhou o hiato entre a possibilidade de formação docente com componentes curriculares e conteúdos pedagógicos consoantes à educação para os encarcerados e os cárceres em determinados territórios de identidades da Bahia.
- ItemEducação profissional na rede estadual de ensino da Bahia de 2008 a 2016: análise da implementação de uma política baseada na educação integral, no trabalho como princípio educativo e no desenvolvimento social e sustentável no território(2020-11-03) Kavalkievicz, Cristina; Mutim, Avelar Luiz Bastos; Lima, Antonio Almerico Biondi; Carvalho, Marize Souza; Melo, Roberto da Cruz; Manfredi, Silvia Maria; Machado, Célia Tanajura; Leiro, Augusto Cesar RiosA presente pesquisa assume como objeto de estudo o conhecimento da política da educação profissional da rede estadual de ensino da Bahia a partir das intencionalidades dos formuladores, nas dimensões sociopolítica, organizacional e pedagógica reveladas nos seus documentos oficiais e demais publicações. Busca responder como a política da educação profissional implementada no período de 2008 a 2016 na rede estadual de ensino da Bahia se organizou na perspectiva da sua intencionalidade para a formação dos/as trabalhadores/as brasileiros/as? Adota a abordagem dialética na pesquisa em educação, partindo do materialismo histórico dialético, munido de historicidade, deliberado, pensante e crítico na perspectiva da investigação da realidade. Utiliza o procedimento metodológico da análise documental como fonte primária de análise, valendo-se dos documentos oficiais e das demais publicações realizadas pela Superintendência de Educação Profissional, no âmbito da Secretaria da Educação, órgão central responsável pela implantação da educação profissional na rede estadual de ensino e também pelas publicações realizadas por parceiros estabelecidos em convênios e contratos. A análise desenvolvida na pesquisa demonstra que a política da educação profissional do estado no referido período guarda profunda relação com a conjuntura nacional no campo da educação profissional, marcada pela nova institucionalidade possibilitada pelo Decreto Federal nº 5.154/2004, na 1ª gestão do Presidente Luíz Inácio Lula da Silva. A sincronia da gestão estadual com a federal contribui para as características da política de educação profissional pública proposta no estado. Centrada no trabalho como princípio educativo, a intervenção social como princípio pedagógico, implicada com a educação integral emancipatória e o desenvolvimento territorial sustentável sua base político-filosófica e epistemológica na dimensão sociopolítica, organizacional e pedagógica revela que esta política educacional se vinculou com o campo popular e progressista. A pesquisa permite construir uma visão geral do conjunto desta educação no estado e a relevância do seu lugar na história como voltada para os/as que vivem do trabalho e posicionada na vanguarda do seu tempo. Os resultados dos estudos sugerem que os limites para seu avanço foram dados pelo próprio período histórico que a engendrou. Continuar a perscrutá-la no sentido de decifrar os enigmas que esse processo histórico coloca é instigador, pois para avançar no sentido de compreender a dinâmica histórico-social perspectivando a transformação social, impõe-se a obrigação de analisar de forma sistemática as experiências vivenciadas.
- ItemEnsino e formação do professor de história: conhecimento museu em campo(2018-04-25) Monteiro, Heloisa Helena Tourinho; Leiro, Augusto Cesar Rios; Vago, Tarcísio Mauro; Guerra Filho, Sérgio Armando Diniz; Freitas, Joseania Miranda; Ximenes, Cristiana Ferreira Lyrio; Tigre, Diana MartinsA tese intitulada Ensino e formação do professor de história: conhecimento museu em campo é fruto de uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo descritiva e de inspiração críticodialética. Tem como objetivo analisar o ensino e a formação do professor de História e sua relação com o conhecimento museu, conceito que se define no objeto de pesquisa: o ensino de História frente à formação dos professores de história e as relações com o conhecimento museu. Reconhece que no mundo contemporâneo as várias linguagens tornam-se objetos importantes para a relação ensino-aprendizagem e o professor de História desfruta desse conhecimento museu presente no equipamento cultural museu, mesmo com as lacunas curriculares da temática na formação inicial. O museu como um local polissêmico e espaço de visitação de estudantes compõe mais uma linguagem a ser considerada pelo professor de História. O emprego do conhecimento museu no ensino de História ocorre a partir das ações do professor, compondo a sua formação continuada e em trabalho. A lacuna encontrada nos currículos dos cursos de História presenciais em Salvador torna esta pesquisa importante para o contexto da Educação, particularmente na área do ensino de História que, nos últimos tempos, tem garantido um lugar de estudos e pesquisas fundamentais para a formação do professor de História. Com referenciais teóricos no campo do ensino de História e da Museologia, o trabalho foi desenvolvido qualitativamente utilizando-se de procedimentos metodológicos, como levantamento documental, observação sistemática e entrevistas que garantiram as informações para a análise qualitativa dos dados. O espaço da pesquisa se desenvolveu em quatro museus da cidade de Salvador e os sujeitos que foram entrevistados possibilitaram um material vasto para o trabalho. A tese propõe um intenso diálogo entre as áreas, de sorte, que alterações na formação inicial e continuada dos professores ocorram em prol da ampliação do conhecimento museu no ensino e formação do professor de História.
- ItemEscola, criança e o mundo encantado das marcas: desafio docente em com(texto) de sedução publicitária(2012) Dantas, Elizabeth Carvalho; Leiro, Augusto Cesar RiosEste estudo teve como problemática central identificar quais conhecimentos a escola e o professor têm sobre marketing e propaganda dirigida à criança, a fim de que possam adotar práticas efetivas de mediação e educação para as mídias. Nessa perspectiva, o estudo investigou o discurso/ação publicitário dirigido à criança em idade escolar, da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II; observou a escola como espaço comunicante e pesquisou acerca dos saberes que professores reúnem sobre os elementos constitutivos do marketing e da propaganda dirigida às crianças. No contexto, refletiu sobre a comunicação mercadológica na contemporaneidade e sobre o apelo ao consumo de símbolos e de bens supérfluos. O método de investigação adotado foi a pesquisa qualitativa, do tipo exploratória e descritiva, através de observação sistemática do ambiente de duas escolas da rede particular de Ensino de Salvador e de seu entorno, pesquisa documental, registros de imagens, aplicação de questionário a professores das duas escolas selecionadas. A fundamentação teórica desse estudo se deu, sobretudo, a partir dos referenciais sobre marketing, publicidade, propaganda, mídia, mediação, indústria cultural, consumo, infância, formação do professor. A análise das imagens registradas e a interpretação dos dados obtidos revelaram uma forte presença das marcas na vida e no cotidiano das crianças; constatou-se a forte influência que as marcas têm no consumo de elementos e na escolha de artefatos entre o público infantil; observou que a escola constitui um espaço de promoção do consumo, através de ações publicitárias; observou ainda que os professores desconhecem a legislação sobre publicidade e propaganda dirigida a crianças e que muitas vezes não reconhecem o cunho mercadológico das ações promocionais praticadas no ambiente escolar, criticam algumas práticas dessa natureza, mas ainda estão distantes de conceberem uma mediação e uma prática pedagógica que atendam aos desafios impostos pelo mundo da sedução publicitária. Ao final, sugerem-se a adoção de programas de formação continuada e ações de mediação para o consumo consciente, que promovam no espaço escolar um amplo debate sobre os temas aqui discutidos, e que envolvam escolas, professores, alunos, famílias e comunidades do entorno.
- ItemA experiência e os seus sentidos existenciais na formação docente(2017-04-07) Silva, Rebecca Machado Oliveira da; Fornari, Liége Maria Sitja; Reis, Leonardo Rangel dos; Sá, Maria Roseli Gomes Brito de; Leiro, Augusto Cesar RiosA dissertação trata do fenômeno da formação docente, que emana da experiência e dos seus sentidos existenciais no exercício profissional de professoras que atuam na Educação Infantil. Este trabalho propõe aproximações teóricas com a hermenêutica fenomenológica de Heidegger e Gadamer a fim de compreender como se mostra a experiência na formação docente a partir das narrativas de nove professoras de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) na cidade de Salvador, sobre a sua formação inicial, formação continuada, práxis pedagógica e a relação com a educação infantil. A formação de professores é concebida no presente estudo como fenômeno complexo, tomando como fundamento interpretativo da experiência as relações que se estabelecem com a “vida/presença” do ser professor, com as relações de “tempo/espaço” estabelecidas na formação e com a “profissionalidade/criação” que emana da própria docência. Buscou-se, nos percursos vividos pelas professoras, a sua experiência e existencialidade, tendo como aporte metodológico as entrevistas narrativas e a própria hermenêutica fenomenológica. A pesquisa se inscreveu nas itinerâncias das professoras em exercício, dando à experiência e aos seus sentidos existenciais um lugar de destaque na formação, passando pela constatação de que o professor constrói o seu saber ao longo da sua história de vida. A experiência, nesta perspectiva, abre caminhos e possibilidades para se repensar os saberes que emanam na formação num sentido mais existencial.
- ItemExperiências de estudantes e a cultura do Colégio Estadual David Mendes Pereira-Salvador -Bahia: currículo e cotidiano na formação de jovens de uma turma de 3ª série do ensino médio(2018-08-31) Rocha, Nailton José de Menezes; Brito, Gilmário Moreira; Faria, Ivan; Leiro, Augusto Cesar RiosEsta dissertação estabelece diálogos sobre as experiências de estudantes e a cultura do Colégio Estadual David Mendes Pereira-Salvador -Bahia: currículo e cotidiano na formação de jovens de uma turma de 3ª série do Ensino Médio, a partir de leituras e análises de textos de: Julia (2001), Chervel (1990), Viñao del Frago (2008), Dayrel (2014), Carrano (2013), Certeau (1994), Portelli (1997), acerca das temáticas: cultura escolar, juventudes, cotidiano e disciplinas escolares. Inspirando-me na etnografia, realizei uma pesquisa qualitativa que buscou analisar as possíveis inter-relações e tensões existentes entre as experiências de cinco estudantes de uma terceira série do Ensino Médio e as práticas educativas cotidianas do Colégio Estadual David Mendes Pereira (CEDMP), situado em Salvador-Bahia. Utilizei a metodologia de observação em campo, nas aulas e nos corredores do colégio, e a escuta das narrativas dos/as estudantes, a partir de elementos da história oral. O principal instrumento utilizado para ouvi-los foi uma entrevista semiestruturada, composta de dez perguntas. Realizada individualmente com os/as estudantes, ela me permitiu notar, nas respostas apresentadas, que, apesar dos planos, metas e discursos oficiais e dos esforços cotidianos presentes na cultura do colégio, ainda havia uma lacuna entre o que propõe a educação formal e o atendimento às aspirações e aos projetos reais de vida dos/ as jovens que concluíam o Ensino Médio no CEDMP.
- ItemA Formação Continuada em Exercício: Implicações na Prática Pedagógica dos Professores de Educação Física Escolar(2018-07-16) Pereira, Aline Santos; Dantas, Tânia Regina; Dantas, Tânia Regina; Bahia, Cristiano Sant’ anna; Leiro, Augusto Cesar RiosExistem vários debates e pesquisas atuais que buscam compreender como vêm se efetivando as políticas públicas de formação inicial e continuada de professores, tais pesquisas enfatizam a necessidade de repensar sobre a formação inicial e continuada para professores visualizando o contexto e as concepções da sociedade atual. Nesse sentido, o objetivo da presente pesquisa está delineado da seguinte forma: conhecer às metamorfoses pedagógicas proporcionadas aos professores de Educação Física da Rede Estadual de Ensino Básico no território Sul da Bahia, que cursaram a Especialização em Metodologia do Ensino da Educação Física e Esporte nos anos de 2010, 2012 e 2013. A pesquisa é de natureza qualitativa, é um estudo de caso, cujo os sujeitos desse estudo foram 6 (seis) professores que realizaram o curso de especialização, na Universidade Estadual de Santa Cruz, no período de 2010 a 2015, e que estão no exercício da profissão na Rede Estadual de Educação no território sul da Bahia. Para os procedimentos da coleta de dados, foram utilizados dois instrumentos: 1) uma entrevista semiestruturada e a 2) observação de no mínimo 5 (cinco) e no máximo 10 (dez) aulas dos professores que integraram a pesquisa. Com a recolha dos dados foi possível constar que os professores concebem a formação continuada como elemento essencial para o seu desenvolvimento profissional e compreendem que ela é importante para as reflexões sobre a prática pedagógica. Consideramos após as análises realizadas a necessidade de pensar a formação continuada de professores em exercício como uma proposta que valorizem a experiência dos docentes e coloque a prática pedagógica como a centralidade de todo o processo formativo. Conclui-se que diante das demandas existentes na atualidade é preciso valorizar políticas de formação continuada de professores e que estas formações estejam de acordo com as necessidades pedagógicas dos professores e que valorizarem a sua trajetória profissional e pessoal.
- ItemFormação de Professor não Licenciado: Desafio Estratégico da Educação Profissional(2018-02-20) Nascimento Júnior, Albertino Ferreira; Leiro, Augusto Cesar Rios; Moura, Dante Henrique; Venturini, Micheli; Machado, Célia TanajuraTrata-se de um estudo de natureza qualitativa que torna a dialética como referencia fundante da investigação da realidade e resulta de pesquisa realizada no mestrado do programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEDUC) da universidade do Estado da Bahia (UNEB). O Locus da pesquisa foi o campo de Salvador do Instituto Federal de Educação, ciências e Tecnologia da Bahia (IFBA). Nesse Campus o quadro docente do ensino médio integrado a Educação Profissional apresenta um percentual de 45,9% de professores não licenciado, sujeitos desta pesquisa. No Brasil para atuar como docente na educação básica a formação mínima exigida é a licenciatura. Por determinação da Resoluçãon°06/2012 do Conselho Nacional de Educação, os professores não licenciados precisam ter formação pedagógica até o final do ano 2020. Diante deste cenário e considerando a pedagogia Histórico-crítica como base do projeto Político Institucional do IFBA, a presente pesquisa teve o intento de identificar quais os saberes necessários para o projeto formativo de professores não licenciados que atuam nos cursos do Ensino médio Integrado a Educação Profissional no IFBA/Campus de Salvador. Assim, constituiu-se como objetivos específicos da pesquisa: a) Analisar as necessidades didático-pedagógicas em diferentes áreas do conhecimento humano, dos professores não licenciados do IFBA que atuam no EMI; b) Descrever saberes necessários á realização do trabalho dos professores não licenciados nas turmas do EMI; c) Identificar, além dos saberes, outros componentes curriculares que devem compor um projeto formativo de professores não licenciados, levando em consideração as demandas apresentadas pelos próprios professores sua trajetórias, o Projeto Pedagógico Instituição (PPI) do IFBA E A LEGISLAÇÃO DA Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM). No desenvolvimento desta pesquisa, utilizamos diferentes fontes de estudos. Realizamos um levantamento de informações no barco de dissertações e teses nos repositórios dos Programas de Pó-graduação em Educação da UNEB e da Universidade Federal da Bahia (UFBA) para reconhecer os estudos desenvolvidos que entrecruzavam formação de professor com educação profissional. A Pesquisa documental propiciou ainda lançar mão de informações acerca da legislação relativa à Educação Profissional e dos regimentos institucionais da IFBA. O quantitativo de professores não licenciados foi levantado junto aos departamentos Acadêmicos do campus em questão. Ao lado do levantamento documental a colheita de informações, sobre a formação pedagógica dos docentes não licenciados, dialogou com os sujeitos investigados através de um questionário rio misto, aplicado eletronicamente. Ficou evidente na pesquisa em tela o relevo do fortalecimento do campo da formação docente para atuar nos cursos técnicos coo desafio estratégico para o desenvolvimento científico e tecnológico da educação profissional no Brasil.
- ItemFormação docente em educação física na UNEB campus XII: análise de um currículo em ação(2017-07-21) Cruz, Marlon Messias Santana; Oliveira, Maria Olívia de Matos; Silva, Welington Araújo; Conrado, Margarete de Souza; Leiro, Augusto Cesar RiosO presente estudo insere-se entre os que investigam as relações EducaçãoSociedade e Práxis Pedagógica. Especificamente busca contribuir com respostas cientificas das problemáticas significativas correspondentes à formação de professores de Educação Física na Universidade do Estado da Bahia – Departamento de Educação, Campus XII, Guanambi-Bahia. Analisa, especificamente, a realidade da formação docente em Educação Física na UNEB – DEDC XII e suas contradições no que concerne a falsa dicotomia teoria/prática. Desta forma, delineamos o problema de pesquisa: Quais as concepções de formação presentes nas proposições pedagógicas dos professores do curso de licenciatura em Educação Física da UNEB – DEDC Campus XII? Considerando o problema exposto, traçamos como objetivo geral averiguar a base teóricometodológica do currículo do curso de Licenciatura em Educação Física da UNEB – DEDC Campus XII, com o propósito de reconhecer as contradições e compreender a realidade da formação docente. trilhando o caminho da abordagem de pesquisa qualitativa, o diálogo com o tema Formação Docente e Currículo, para assim analisar o currículo do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade do Estado da Bahia – DEDC Campus XII. Os instrumentos utilizados para levantamento dos dados foram a análise de documentos e entrevistas. Além da abordagem qualitativa, caracterizamos esta investigação como um Estudo de Caso (Yin, 2001), pois, foi investigado um grupo exclusivo professores que atuam no mesmo curso, na mesma instituição de ensino. Neste sentido, faz necessário refletir sobre a formação de professores de Educação Física, levando em consideração às determinações históricas, sócio-econômicas e políticas da sociedade. Destarte, acredita-se que os currículos de formação em Educação Física, devem propor as mudanças necessárias para a futura atuação. Esta atuação está imbricada na formação de sujeitos críticos capazes de transformar o atual quadro da Educação Física que é tanto questionada e acima de tudo, legitimar sua prática no ambiente escolar.
- ItemFormação ética de professores: representações sociais de estudantes de pedagogia(2012-10-30) Oliveira, Ana Lise Costa de; Soares, Sandra Regina; Galeffi, Dante Augusto; Palmeira, Maria José de Oliveira; Leiro, Augusto Cesar RiosA presente pesquisa objetivou conhecer as representações de ética de estudantes concluintes do Curso de Pedagogia a partir da vivência nesse processo formativo. Ela suscitou uma problemática que contemplou aspectos como a dificuldade da escola e seus professores de contribuírem para a formação de cidadãos críticos, solidários e éticos; a evidência de um processo de formação inicial desses professores que, na transmissão/prescrição, não oportuniza o desenvolvimento de competências sociais e profissionais para lidar com o contexto educativo atual; a existência de dificuldades na concretização da referida temática no cotidiano das práticas educacionais. A partir da qual foi possível definir o problema e as seguintes questões de pesquisa: Como os participantes concebem o respeito à pessoa do estudante no processo formativo? Como compreendem a formação inicial orientada por uma perspectiva ética? Assim, o estudo foi referendado em Abric (1989), Enguita (1989), Freire (1996), Catão (1995;1997), Sá (1996;1998), Puig (1998), Garcia (1999), Vásquez (2001), Contreras (2002), Ramalho, Nuñez e Gauthier (2004), Rios (2009, 2010, 2011), Galeffi (2001, 2009), Palmeira (2006; 2008), Soares (2007;2010), Severino (2011), dentre outros. A pesquisa com enfoque qualitativo e baseada na abordagem das representações sociais realizou-se em uma universidade pública do Estado da Bahia. Os participantes foram estudantes egressos do curso de pedagogia. Quarenta e três deles responderam à associação livre de palavras (ALP) e cinco participaram de uma entrevista semiestruturada. Os dados foram tratados pela análise de conteúdo do tipo temática (BARDIN, 2009). A análise dos dados evidenciou que a representação de ética das participantes ancora-se na perspectiva de uma formação ética de professores que se pretende praxista e sensibilizada a co-construção dos valores, ainda que vivenciem a contradição com uma educação ética prescritiva, o que prenuncia a necessidade de superação desta, através de uma pedagogia dialógica e da autonomia, colaborando para a ressignificação da escola e da universidade.
- ItemFormação inicial superior e a internacionalização na perspectiva solidária: UNILA e UNILAB em foco(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-07) Rocha, Rosimere Gomes; Leiro, Augusto Cesar Rios; Santos , Luciene Souza; Pimentel , Gabriela Sousa RegoO texto em tela é parte da pesquisa interinstitucional de caráter matricial intitulada Internacionalização da educação: estudos contrastivos, desenvolvida no âmbito do Grupo de Estudos sobre Formação do Educador, Comunicação e Memória (Fecom), do Programa de Pós Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC), da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). O presente estudo, nominado Formação Inicial Superior e a Internacionalização na Perspectiva Solidária: Unila e Unilab em foco, confere destaque para as categorias centrais de análise que se relacionam diretamente com o objeto proposto, quais sejam: a ‘educação superior’, a ‘formação inicial universitária’ e a ‘internacionalização da educação superior’. O estudo discute criticamente os nexos entre os temas, bem como sua pertinência no contexto contemporâneo. Importa sublinhar a natureza qualitativa da pesquisa, caracterizada como exploratório-descritiva, com abordagem teórico-bibliográfica e campo empírico documental. Em consonância com o campo epistemológico do Materialismo Histórico-Dialético, a investigação em tela elege o contraste como dimensão estruturante, bem como a totalidade, a contradição e a mediação como categorias teóricas substantivas. O recorte temporal abrange o decênio 2010/2019 e envolve duas instituições formativas federais: a Universidade Federal para a Integração Latino-Americana (Unila), localizada em Foz do Iguaçu, Rio Grande do Sul, e a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), com sede em Redenção, no Ceará. O estudo faz uma reflexão sobre a internacionalização da Educação Superior para formação inicial superior, a partir da perspectiva solidária emergente, inscrita institucionalmente pela Unila e a Unilab, diante da perspectiva hegemônica dominante e busca responder ao seguinte problema de pesquisa: como a formação inicial universitária a partir da internacionalização da educação superior na perspectiva solidária está inscrita na institucionalidade da Unila e da Unilab e refletida nos acordos internacionais e na oferta de extensão? O estudo evidenciou em ambas as instituições o compromisso com o desenvolvimento de ações educacionais internacionalizadas e pautadas por diretrizes matriciais claramente ancoradas na proposta integrativa e solidária.
- ItemIntersetorialidade entre Educação e Saúde nas Políticas Públicas: Ações nos Municípios do Médio Sudoeste da Bahia(2022-04-12) Scaldaferri, Murilo Marques; Pimentel, Gabriela Sousa Rêgo; Carmo, Edinaldo Medeiros; Lima, Adriana dos Santos Marmori; Leiro, Augusto Cesar Rios; Nunes, Cláudio Pinto; Bomfim, Natanael ReisPara aquelas ações que buscam melhorias na qualidade de vida da sociedade, a intersetorialidade entre educação e saúde se apresenta como uma fundamental estratégia na busca por resultados que realmente interfiram na vida da população. É necessário um profundo conhecimento das ações do Estado e das políticas educacionais voltadas à educação em saúde para embasar discussões na busca por melhorias, adequações e aplicabilidade às necessidades sociais em diferentes contextos. O Programa Saúde na Escola (PSE) busca fortalecer a relação entre os setores da educação e saúde, aproximando-se da sociedade no intuito de tornar mais eficiente as ações que vinham sendo desenvolvidas separadamente. Neste trabalho, analisamos as percepções dos dirigentes municipais sobre as ações do PSE nos municípios do médio sudoeste da Bahia sob a ótica do Ciclo de Políticas proposto por Stephen Ball, com uma análise dos Contextos da Influência, Produção de Textos e Prática, que envolveram esta política desde a sua criação até a execução. Para tanto foi feito um levantamento histórico envolvendo marcos políticos e discussões sobre promoção de saúde e a inclusão deste tema no ambiente escolar, detalhamento sobre os textos que oficializam e direcionam as ações do PSE e análise das opiniões dos dirigentes da educação e saúde dos municípios do médio sudoeste da Bahia sobre o desenvolvimento desta política. O PSE surge sob um Contexto da Influência que se reflete nos textos oficiais e é um programa que tem seu potencial reconhecido pelos dirigentes que estão à frente do desenvolvimento de suas ações, contudo, é necessário um maior conhecimento sobre a forma como as ações são planejadas e desenvolvidas, sobretudo, no que diz respeito ao entendimento do conceito de promoção de saúde que propõe a Organização Mundial de Saúde. A intersetorialidade é reconhecidamente importante para que seja possível planejar e desenvolver as ações do Programa, considerando as realidades e individualidades de cada município. Os suportes financeiro, logístico e material, além do apoio necessário aos profissionais envolvidos, surgem como dificuldades que podem minimizar o alcance do PSE.
- ItemJuventudes conectadas: as marcas do letramento político dos jovens no facebook(2020-05-11) Cruz, Wânia Dias da; Silva, Obdália Santana Ferraz; Couto, Edvaldo Souza; Leiro, Augusto Cesar RiosO presente estudo pretende promover reflexões sobre como os debates no Facebook potencializam a construção do letramento político das juventudes. Nessa perspectiva, busca-se conhecer as formas de sociabilidades e interação das juventudes nessa rede social, identificar marcas discursivas que revelem o letramento político dos jovens, além de investigar como os sujeitos percebem a apropriação que a escola faz do letramento político construído pelos jovens nas redes. Nessa caminhar, esta pesquisa visa fomentar discussões sobre o letramento político revelado pelos jovens, no Facebook, refletindo sobre as perspectivas sociais contemporâneas que emergem das tecnologias digitais conectadas, a partir das teorias de Lévy (2000); Castells (2013), Pariser (2012); A discussão teórica desta pesquisa se dará a partir das seguintes categorias de análise: Redes Sociais na Internet (RECUERO, 2009); Juventudes (PAIS, 1990; DAYRELL, 2007; CARRANO, 2012); Letramento Político (COSSON, 2015). Definiu-se como loci de pesquisa o Facebook e como caminho metodológico a pesquisa de campo qualitativa, analítica e descritiva, inspirada nos princípios da netnografia (KOZINETS, 2014) e da etnografia (GEERTZ, 2001) e, para análise e interpretação dos dados, utilizou-se a Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2016). Os resultados desta pesquisa expressam que o Facebook apresenta características que são compatíveis com a construção do letramento político das juventudes. Clarificou-se que o ativismo e a prática política nessa rede social potencializam o letramento político dos sujeitos somados aos modos tradicionais de participação política, destacando a mixagem de aprendizagens e de espaços pedagógicos como fundamental para a construção do letramento político das juventudes. Nada acontece de forma isolada. É necessária uma atuação coletiva de todos os agentes de letramento.
- ItemJuventudes e educação profissional: a experiência de um coletivo juvenil no cotidiano do IFBA Santo Amaro(2018-04-20) Cerqueira, Nivea de Santana; Leiro, Augusto Cesar Rios; Faria, Ivan; Moraes, Cândida Andrade de; Sales, Mary Valda SouzaO presente texto é resultado de pesquisa realizada com vinculação ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduc/UNEB) objetivando obtenção do grau de Mestrado. A pesquisa intitulada Juventudes e Educação Profissional: a experiência de um coletivo juvenil no cotidiano do IFBA Santo Amaro desenvolveu-se no Instituto Federal da Bahia, onde a pesquisadora está vinculada e tem como lócus o campus Santo Amaro. Nesse sentido, esta proposta elegeu como questão central: como as experiências nos/dos coletivos juvenis no IFBA contribuem para a formação dos jovens da Educação Profissional? Não menos importante, quais as táticas utilizadas pelos jovens do Coletivo MOVE do IFBA Santo Amaro para vivenciar experiências no âmbito da Educação Profissional? De forma que teve como objetivo central analisar como as experiências nos coletivos juvenis formados pelos jovens do IFBA contribuem para sua formação no âmbito da Educação Profissional. Este estudo tomou como sujeitos os jovens que participam do Coletivo Move do campus Santo Amaro, os quais têm o protagonismo da criação e das ações desenvolvidas. Me propus a tomar o cotidiano como campo de estudo articulando autores como Certeau (2012), Pais (2003), Martins (2014) e Netto (1989) e como estratégia de captura das informações a observação, entrevistas individuais e coletivas. Considerando como se deu o processo investigativo, tanto em conteúdo como em forma, esta pesquisa se utilizou a “inventividade artesanal” que me deu suporte à análise-interpretativa a qual possibilitou re-produzir intelectualmente objeto de estudo. Assim, avalio a jornada de pesquisa como a oportunidade privilegiada de reflexão, por ter uma implicação com o campo de pesquisa e por estabelecer uma relação com os sujeitos que transpôs a condição de estudantes reconhendo-os como jovens dotados de potencialidades para protagonizar ações culturais, políticas e, portanto, emancipatórias. Em consonância com este ponto de vista, esta pesquisa permitiu atentar para um movimento das juventudes efervescente e pouco explorado como os Coletivos Juvenis, apontando as demandas do tempo presente e os recursos utilizados pelos jovens para garantir sua (re) existência na lógica institucional do IFBA, bem como refletir como, a partir disso, o IFBA possa se tornar um espaço de legitimação das pautas dessas juventudes.
- ItemO Lugar da Pedagogia Social na Formação e Práxis de Educadores: um Estudo de Caso(2015-02-09) Santos, Vanessa Ribeiro dos; Leiro, Augusto Cesar Rios; Machado, Evelcy Monteiro; Soares, Sandra ReginaAs tensões oriundas dos processos históricos influenciam a realidade brasileira e apontam para a necessidade de discutir a educação, em seu sentido mais amplo, articulando a escola aos processos de formação dos indivíduos como cidadãos e também às comunidades educativas emergentes no país. Tomando como referência o contexto de um projeto socioeducativo desenvolvido em nove municípios baianos, a formação continuada e a práxis dos seus agentes, a pesquisa é delineada com o objetivo principal de compreender como os educadores sociais do Programa de Criança Petrobras expressam a pedagogia social. Nesta perspectiva, insere-se na abordagem descritiva e possui natureza qualitativa. Elege o estudo de caso como propiciador dos caminhos necessários para responder às questões apresentadas, uma vez que este método permite compreender o todo, sem perder de vista as partes que o compõem. As técnicas e os procedimentos de levantamento das informações que constituem o universo metodológico são: a pesquisa documental, o grupo focal e as entrevistas semiestruturadas, sistematizadas pela análise de conteúdo. O presente texto evidencia a natureza e os valores de uma pedagogia social que atravessa e acolhe todos os espaços educativos. No Brasil, esta teoria e ciência vêm sendo construída através da práxis dos seus agentes, e de acordo com as singularidades e as pluralidades dos diferentes contextos. As sínteses do estudo contribuem para ampliar a compreensão sobre a complementaridade destes contextos; reconhecer o trabalho profissional dos educadores e educadoras sociais; e, sobretudo, fortalecer a pedagogia social como estratégia formativa abrangente, crítica e transformadora.
- ItemPolíticas de Educação e Juventudes de Salvador: nexos estratégicos(2017-02-17) Oliveira, Adenilma Santana; Leiro, Augusto Cesar Rios; Carrano, Paulo Cesar Rodrigues; Freitas, Carlos Eduardo Soares de; Fornari, Liege Maria SitjaOs contornos juvenis da contemporaneidade fazem emergir a necessidade de repensarmos a prática educativa com as juventudes. O direito ao acesso à educação desses estudantes urge caminhar em harmonia com o direito de uma aprendizagem significativa, sedimentada através de políticas públicas destinadas para este segmento. Partindo desta concepção sociológica, esta pesquisa traz como principal objetivo refletir acerca das políticas de educação e juventudes de Salvador, analisando as suas conexões com a perspectiva de garantia dos jovens como sujeitos de direitos no contexto educativo. Um estudo qualitativo, inspirado na dialética e embasado na análise documental, com utilização de observações e entrevistas semiestruturadas com professores, coordenadores e jovens alunos do 6º ao 9º ano da Rede Municipal de ensino da cidade de Salvador. O diálogo educacional aqui proposto traz as seguintes questões: Como as várias concepções de juventude interferem na estruturação da política municipal de Salvador? De que forma as diretrizes legais para este público dialogam com os parâmetros norteadores da educação de Salvador? Como a educação das juventudes tem possibilitado a abordagem de direitos dentro do ambiente educacional? Para tanto, os diálogos epistêmicos e teóricos de Freire (1999), Freire e Shor (1986), Marques (2000), Morin (2002), Nóvoa (2007), Leiro (2015) e Gramsci (1982), Carrano (2000), Dayrell (2007), Melluci (1996), Sposito (2009), Boneti (2006), Souza (2004), Saviani (2011), dentre outros, constituem os pilares desta discussão acadêmica e social. O presente texto corrobora a reflexão acerca das necessidades de continuidade de inserção dos sujeitos jovens na pauta das iniciativas públicas como ponto fundamental de preocupação e consideração das particularidades do segmento juvenil. As sínteses trazidas neste estudo propiciam um olhar atento a estas políticas e também às práticas pedagógicas com estes jovens, que, por vezes, pouco visibilizados, são aqui vistos, ouvidos, citados e reconhecidos a partir da possibilidade do “encontro”. A oportunidade de escuta dada aos sujeitos deste estudo propiciou identificar as relações estabelecidas no ambiente de aprendizagem e as políticas pensadas para este público, sendo possível também analisar os percalços existentes, bem como as perspectivas para efetivação de uma educação integral e de qualidade.
- ItemPolíticas de educação e juventudes de salvador: nexos estratégicos(2017-02-17) Santana, Adenilma Oliveira; Leiro, Augusto Cesar Rios; Carrano, Paulo Cesar Rodrigues; Freitas, Carlos Eduardo Soares de; Fornari, Liege Maria SitjaOs contornos juvenis da contemporaneidade fazem emergir a necessidade de repensarmos a prática educativa com as juventudes. O direito ao acesso à educação desses estudantes urge caminhar em harmonia com o direito de uma aprendizagem significativa, sedimentada através de políticas públicas destinadas para este segmento. Partindo desta concepção sociológica, esta pesquisa traz como principal objetivo refletir acerca das políticas de educação e juventudes de Salvador, analisando as suas conexões com a perspectiva de garantia dos jovens como sujeitos de direitos no contexto educativo. Um estudo qualitativo, inspirado na dialética e embasado na análise documental, com utilização de observações e entrevistas semiestruturadas com professores, coordenadores e jovens alunos do 6º ao 9º ano da Rede Municipal de ensino da cidade de Salvador. O diálogo educacional aqui proposto traz as seguintes questões: Como as várias concepções de juventude interferem na estruturação da política municipal de Salvador? De que forma as diretrizes legais para este público dialogam com os parâmetros norteadores da educação de Salvador? Como a educação das juventudes tem possibilitado a abordagem de direitos dentro do ambiente educacional? Para tanto, os diálogos epistêmicos e teóricos de Freire (1999), Freire e Shor (1986), Marques (2000), Morin (2002), Nóvoa (2007), Leiro (2015) e Gramsci (1982), Carrano (2000), Dayrell (2007), Melluci (1996), Sposito (2009), Boneti (2006), Souza (2004), Saviani (2011), dentre outros, constituem os pilares desta discussão acadêmica e social. O presente texto corrobora a reflexão acerca das necessidades de continuidade de inserção dos sujeitos jovens na pauta das iniciativas públicas como ponto fundamental de preocupação e consideração das particularidades do segmento juvenil. As sínteses trazidas neste estudo propiciam um olhar atento a estas políticas e também às práticas pedagógicas com estes jovens, que, por vezes, pouco visibilizados, são aqui vistos, ouvidos, citados e reconhecidos a partir da possibilidade do “encontro”. A oportunidade de escuta dada aos sujeitos deste estudo propiciou identificar as relações estabelecidas no ambiente de aprendizagem e as políticas pensadas para este público, sendo possível também analisar os percalços existentes, bem como as perspectivas para efetivação de uma educação integral e de qualidade.