Navegando por Autor "Leiro, Augusto César Rios"
Agora exibindo 1 - 7 de 7
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemCurrículo e culturas juvenis: um estudo de caso sobre as representações sociais dos estudantes da educação de jovens e adultos no município de Conceição da Feira-BA(2016-12-14) Oliveira, Maria da Conceição Cédro Vilas Bôas de; Costa, Graça dos Santos; Klein, Ana Maria; Leiro, Augusto César Rios; Costa, Patrícia Lessa SantosEsta pesquisa buscou analisar as representações sociais dos estudantes da EJA acerca de currículo e juventude, ressaltando os desafios e possibilidades para a construção de um currículo que atenda a cultura juvenil. A problemática da pesquisa norteou-se pelos seguintes questionamentos: Quais são as representações sociais dos estudantes sobre juventude e currículo? e Quais são os desafios e possibilidades que os jovens revelam para a construção de um currículo que atenda a cultura juvenil? Desenvolvemos a argumentação teórica em três partes: um capítulo dedicado a explicar os imbricamentos da pesquisadora com seu objeto de estudo e apresentar um levantamento sobre as produções acadêmicas sobre a temática em análise. O segundo capítulo faz uma breve discussão sobre os aspectos históricos da Educação de Jovens e Adultos, ressaltando os processos de juvenilização da EJA e suas implicações no currículo escolar. O terceiro capítulo reflete sobre as teorias das representações sociais e o processo de construção de um currículo que atenda a cultura juvenil, destacando o papel do professor e os desafios formativos. Os pressupostos metodológicos que orientaram a pesquisa ora apresentada são de cunho qualitativo, por meio de um estudo de caso realizado em uma escola da Rede Estadual de Ensino do município de Conceição da Feira-Ba, que oferece a Modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Como dispositivo de coleta de informações utilizamos questionário, grupo focal e análise documental e como dispositivo de interpretação trabalhamos com a análise de conteúdos sob a luz da Teoria das Representações Sociais. Os resultados revelam representações sociais de juventude como construção sócio-cultural que perpassam por um recorte etário, como uma forma de estar/significar o mundo, como um sinônimo de rebeldia e violência e como a cultura da ostentação. Em relação a currículo, as representações sociais sinalizam que o currículo é um documento normatizador no espaço escolar. Evidenciou-se o reconhecimento das diferenças culturais juvenis no currículo escolar como desafio para a construção de um currículo que atenda a cultura juvenil. Como possibilidade os estudos revelaram a necessidade da escola fomentar no currículo diálogos interculturais para a construção e o reconhecimento das diferentes culturas juvenis.
- ItemEducação e Mídia Esportiva: Representações Sociais das Juventudes(2004-10-27) Leiro, Augusto César Rios; Taffarel, Celi Zulke; Pais, José Machado; Pires, Giovanni de Lorenzi; Santos, Stella Rodrigues dos; Macedo, Roberto Sidnei; Pretto, Nelson De LuccaA presente escrita resulta de estudos e pesquisas em torno da Educação/Educação Física e Comunicação. Trata-se de uma Tese de Doutoramento em Educação que reúne cinco capítulos. Inicialmente diz das inspirações que levaram o autor ao tema, delineia o percurso investigativo desenvolvido no Brasil e na Europa e apresenta uma tríade cultural, envolvendo as culturas esportivas, televisivas e juvenis. Busca-se, fundamentado numa concepção dialética, compor um referencial teórico crítico que destaca o habitus no universo ideológico e representacional das juventudes. Desenha um talhe metodológico que acolhe diferentes e articulados procedimentos empíricos e, a partir de uma problematização acerca da realidade social, apresenta sínteses possíveis e desafios estratégicos. Pela via dos Universos Temáticos, discute a mídia esportiva como um espaço dinâmico de veiculação de bens simbólicos e materiais e a reconhece como conhecimento qualificado para a formação profissional em Educação Física e Jornalismo.
- ItemÉrastes e Erômenos: representação social de adolescentes sobre os afetos na relação professor-aluno(2008-12-23) Silva, Luciana Rios da; Ornellas, Maria de Lourdes Soares; Paiva, Mirian Santos; Leiro, Augusto César Rios; Alves, Lynn Rosalina Gama; Santos, Stela Rodrigues dosA educação contemporânea tem assumido um discurso de respeito às idiossincrasias e de valorização das singularidades. Entretanto, percebe-se, ao longo da história, que nossa vida afetiva tem sido sistematicamente negligenciada em função do aspecto cognitivo, nos mais variados ambientes de interação. No contexto escolar, essa situação se anuncia em resultados não satisfatórios, decorrentes de uma cisão entre aspectos cognitivos e afetivos. Este estudo investiga as representações sociais de adolescentes sobre os afetos na relação professoraluno. O locus de pesquisa é uma escola do município de Feira de Santana. Os objetivos investigatórios se delineiam na identificação dos afetos existentes no contexto escolar, enfatizando a relação professor-aluno e as implicações dessa relação no processo ensinoaprendizagem, além da investigação das representações sociais dos adolescentes sobre o afeto. É uma pesquisa de abordagem qualitativa e constitui-se em um estudo de caso com elementos etnográficos, tendo como sujeitos 12 adolescentes alunos de 7ª e 8ª séries. Como instrumentos de coleta de dados, foram utilizados a observação, entrevista e desenho. Após a coleta de dados, todo o material foi analisado à luz da análise do discurso, tendo como resultado as representações sociais sobre os afetos, que se ancoram em: (des) prazer, (des) enlace, desejo de aprender, (in) validar o aprender, professor (in) completo.
- ItemFormação da politica e politica de formação do programa esporte e lazer da cidade(2009-09-19) Menezes, Ubiratan Azevedo de; Leiro, Augusto César Rios; Suassuna, Dulce Maria Filgueira de Almeida; Santo, Fernando Reis do Espírito; Hetkowski, Tânia MariaA presente pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia e investigou a formação das políticas públicas sociais no âmbito do esporte e lazer e seus desdobramentos na política de formação do Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC), do Ministério do Esporte. Compreender como as políticas públicas sociais de esporte recreativo e de lazer repercutem nas ações dos formadores do PELC se constituiu no principal desafio investigativo. Para tanto, foi preciso reconhecer as principais referências teóricas sobre políticas públicas sociais, educação em espaço não-formal e aprofundar o diálogo com os estudos no campo da formação de educadores. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e um estudo de caso do tipo descritivo e que elegeu o levantamento documental, a entrevista semi-estruturada com os principais gestores do PELC e um questionário com os formadores do referido programa, como procedimentos metodológicos. Após o estudo, ficou evidente que a política pública em foco tem significativo potencial social e que setorialmente imprimiu importante avanço para a afirmação do esporte e lazer como direito do cidadão e dever do Estado. Contudo, as limitações orçamentárias, as contradições teóricometodológicas e a falta de transparência nos procedimentos, concorrem negativamente na política de formação do PELC. A ampliação do programa, a articulação intra e interministerial, a política de formação permanente dos educadores do lazer e a articulação com grupos de estudos e pesquisa são passos estratégicos indicados pela pesquisa.
- ItemAs jornadas em cartaz na formação de professores/as(2010-09-13) Kavalkievicz, Cristina; Leiro, Augusto César Rios; Nascimento, Claudio Orlando Costa do; Preto, Nelson de Lucca; Sonneville, Jacques JulesEsta Dissertação de Mestrado em Educação foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia. Buscou compreender a contribuição das Jornadas Pedagógicas, organizadas e coordenadas pelo Sindicato dos Professores no Estado da Bahia no período 1989/2009. O estudo de natureza qualitativa, do tipo exploratório elegeu a abordagem dialética como caminho teórico fundamental. A investigação desenvolvida em fontes primárias e secundárias levantou informações documentais, dialogou a partir de entrevista semiestruturada com diretores/as e ex-diretores/as e aplicou questionário junto à categoria. A pesquisa reconhece as Jornadas Pedagógicas como ação sindical implicada com a formação de professores/as e como atividade políticopedagógica histórica, fruto da luta dos/as docentes por formação continuada e melhores condições de trabalho, saúde, carreira e salário. Evidenciou-se nas Jornadas Pedagógicas Sindicais, nesses vinte anos, o qualificado encontro da política com a educação e seu caráter claramente formativo, plural e coletivo.
- ItemPolíticas de formação continuada de professores: internacionalização na educação básica da Bahia(2022-01-21) Teixeira, Ana Regina; Leiro, Augusto César Rios; Oliveira, Romualdo Luiz Portela de; Pimentel, Gabriela Sousa Rego; Silva, Obdália Santana FerrazA pesquisa Políticas de formação continuada de professores: internacionalização na educação básica da Bahia é vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEDUC) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Esta, emergiu da observação de situações complexas, tais como a exposição do professor a língua, cultura, estrutura de ideias e conteúdos diferentes aos dele, que passaram a fazer parte da tarefa de ensinar e aprender na sala de aula, a partir do recebimento de estudantes estrangeiros. Tem como problema a seguinte questão: de que maneira as políticas públicas de internacionalização se inserem na formação continuada de professores da educação básica e contribuem para o desenvolvimento desse profissional? O estudo objetivou compreender como são estabelecidas as políticas públicas de internacionalização nos cursos de formação continuada e suas contribuições para o desenvolvimento de professores da educação básica do estado da Bahia. Para isso, foi feita a identificação das políticas de internacionalização presentes nos programas de formação continuada de professores do estado. Realizamos dois mapeamentos referentes a: programas de formação continuada e a presença de estudantes estrangeiros e explicitamos as possíveis correlações entre as políticas de internacionalização na educação e os programas de formação continuada de professores. Para tanto, este estudo de abordagem qualitativa-quantitativa se configura como do tipo exploratório, embasado no materialismo histórico-dialético. Foi delineado, devido à pandemia da Covid-19, de maneira on-line, a partir de documentos legais, bibliográficos, levantamentos estatísticos e os espaços a serem pesquisados foram os sites oficiais. Os resultados encontrados apontam para a criação de uma legislação baiana que trata da classificação, reclassificação e regularização da vida escolar do estudante em diferentes modalidades de maneira que ele possa se adaptar a nova realidade escolar, a qual deve ser realizada por uma equipe de professores designada pela direção escolar. É importante mencionar que deste ato legal, extraímos as especificidades ocasionadas pelo recebimento e permanência de estudantes estrangeiros, por requerer uma formação continuada internacional-intercultural dos professores, a qual perpassa pelo centro de idiomas, intercâmbio, estágios internacionais que não foram mencionados no cerne desta legislação. Dito isto, mediante as demandas contemporâneas educacionais emergentes, entendemos que é imprescindível desenvolver políticas públicas de formação continuada de professores com vistas para a internacionalização.
- ItemRepresentações de práticas integrativas complementares: borda singular na saúde e educação(Universidade do Estado da Bahia, 2023-09-11) Neves, Kenia Rosetti; Ornellas, Maria de Lourdes Soares ; Oliveira, Ivanilde Apoluceno de; Ribeiro, Marcelo Silva de Souza; Leiro, Augusto César RiosA pesquisa intitulada “Representações de práticas integrativas complementares: borda singular na saúde e educação”, que tem por objeto as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) e educação, surge a partir das inquietações com as questões sociais e do desejo em saber: que lugar e qual posição teriam as representações das PICS, com vistas a enlaçá-las ao ato educativo? Nesse sentido, é tecido um estudo acadêmico entre os campos da educação e da saúde, com o objetivo geral de apreender as representações sociais do docente sobre o objeto em estudo, a fim de enlaçá-las ao sujeito singular e social no processo de ensinar e aprender. Os objetivos específicos, por sua vez, pretendem: a) investigar de que maneira as PICS contribuem para a formação docente no processo de ensinar e aprender; b) identificar como as PICS podem contribuir no enlace do sujeito singular e social; c) analisar a operacionalização das PICS no ato educativo no sentido de integrar os processos de ensinar e aprender. O binômio saúde e educação é aproximado para que operem juntos, enlaçando o conhecimento consensual com o reificado e, assim, permitir que se vislumbre um horizonte de possibilidades, em que pesquisadores e os leitores possam refletir o (entre)lugar do sujeito nesses dois campos, no sentido do cuidado de si, do outro e do planeta. Compõem o referencial teórico do debate sobre educação e saúde, PICS e representações sociais, os autores Ornellas (2001; 2008; 2011; 2019; 2020; 2022), Santos (2021), Jodelet (2009; 2020), Moscovici (2015), Luz (2007; 2012), Barreto (2014), além de manuais produzidos pelo Ministério da Saúde. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que adota a Teoria das Representações Sociais (TRS), numa aposta de relevância psicossociológica e suporte metodológico, cuja a abordagem é processual e multimetodológica, assentada no tripé locus, sujeitos e dispositivos. O locus é Escola Municipal Rómulo Almeida, na cidade de Guanambi-BA; os sujeitos em número de cinco; e os dispositivos, entrevistas individuais, confecção do desenho e roda de conversa. Após percorrer a trilha metodológica, alicerçada na revisão de literatura e posterior colheita das informações, obtidas pelos dispositivos mencionados e ofertadas pelos sujeitos participantes, os frutos da colheita foram analisados sob a perspectiva da análise de discurso de vertente francesa e brasileira, que desvelou-se nas seguintes unidades de análise: Saúde e educação no ensinar e aprender; processo formativo do professor em PICS; PICS no projeto político pedagógico (PPP); PICS no cuidado de si; PICS da vida cotidiana na sala de aula; PICS entre significados e significantes. Os resultados apontam face a perspectiva da saúde e educação estarem juntas e alcançar o movimento desse fenômeno social das PICS enlaçadas ao ato educativo, tanto no singular quanto no social, ao propiciar formação docente e integrar as PICS no processo do ensinar e aprender.