Navegando por Autor "Leão, José Antonio Carneiro"
Agora exibindo 1 - 8 de 8
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemComo a comunicação ensina a experiência do observatório qualidade de vida no trabalho(2021-10-13) Leão, José Antonio Carneiro; Cabral, Jadirlete Lopes; Sacramento, Luiz Carlos dos Santos FerreiraO objetivo deste estudo é apresentar uma perspectiva do conceito de comunicação como ato educativo, a partir da experiência do Observatório Qualidade de Vida no Trabalho (QVT). Para tanto, questionamos: como a comunicação pode fazer parte do processo educativo com vistas à melhoria da QVT do cidadão, a partir da utilização de artefatos em redes (postits, tutorial, cards)? A metodologia utilizada traz uma perspectiva de imagens em Redes de Conexões, através do Observatório QVT, com a análise e inserção dos conteúdos nele disponibilizados. De modo geral, para os temas dos conteúdos se articularem entre si é discutida a problemática da eficácia e eficiência dos meios de comunicação e como desperta interesse no indivíduo. Os resultados apontam para uma discussão sobre os desafios da crise pandêmica causada pelo COVID-19 e para modelos político-econômicos com foco na mensagem educativa aos internautas visitantes do observatório.
- ItemLabERE – Andanças do Percurso Ocorrido e Incorporado como Experiência de Atividade Remota em Grupo de Pesquisa(2022) Saraiva, Raimundo Aloísio Chaves; Leão, José Antonio CarneiroEste estudo tem como objetivo descrever o processo utilizado para sensibilizar a continuidade das andanças realizadas de forma remota no âmbito de um Programa de Pós-Graduação Stricto Senso, durante o con texto da Pandemia do covid-19. A inquietação foi: como comunicar aos in tegrantes de um Grupo de Pesquisa, aspectos que levem a um percurso em presença contínua de construção do conhecimento, através da tríade sujeito-história-lugar, tendo em vista os projetos articuladores propostos por seus integrantes? O pressuposto apontou para a escolha da experiência literomusical para dizer que, mesmo de forma remota, poderíamos estar integrados nas pesquisas do grupo. A metodologia esteve na utilização da ferramenta da Microsoft Teams, com reuniões em formato de laboratórios virtuais como produção formativa para construções espontâneas, em que se utilizou o método colaborativo, com 06 (seis) integrantes (Mestrandos e Doutores do Grupo na Universidade). O resultado apresentou participação interativa, desenvolvimento e alteridade que foi reverberada como forma de sensibilizar não apenas os pesquisadores do Projeto articulador Rede Pub, mas também dos demais membros que compõem o Grupo de Pesqui sa, para a continuidade de seus estudos.
- ItemLivro entre lugares ensaios sobre geotecnologias, educação e contemporaneidade itinerâncias formativas(2022-04-22) Leão, José Antonio Carneiro; Cabral, Jadirlete Lopes; Lima, Lauren OliveiraEntrelugares III faz parte de uma coletânea das produções dos pesquisadores do Grupo de Pesquisa Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade (GEOTEC/CNPq). Este grupo é vinculado a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), através dos Programas de Pós-Graduação Educação e Contemporaneidade (PPGEduc) e Gestão e Tecnologias Aplicadas a Educação (GESTEC). São três Volumes, dentre eles o Entrelugares I e II contou com “Ensaios sobre Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade”. Já nesta complementação da trilogia de coletânea geotecana, estamos apresentando, a partir dos ensaios desses dois volumes anteriores, a temática dos registros de nossas intervenções em pesquisa de campo intitulada “Itinerâncias Formativas”, que traz os conceitos basilares da geotecnologia, educação e contemporaneidade, com narrativas entre conceitos e objetivos. As narrativas também ocorrem em uma mesma localidade estudada, nas quais aparecem diferentes formas de ensaios interpretados por seus autores (Artigos, relatos, poiésis), a partir do processo criativo do sensível contemporâneo. As itinerâncias se apresentam neste Volume III na perspectiva de fluxos, trilhas, conexões, impulsos, disparadores ou gatilhos, lançamentos, centelhas, estímulos, fusão, ativação, para além das convenções acadêmicas e sociais que o corpo pode proporcionar em ambientes diversos. Portanto, 1) Identifica no ECOSISTEMA a CURIOSIDADE, como fonte de energia para a COLETA DE DADOS; 2) Sistematiza CANAIS de CONEXÕES aos caminhos possíveis e desafiadores das passagens no tempo; 3) Descreve e aplica o PROTOCOLO AUTENTICADO, como TESSITURA humana compartilhada em vida; 4) Estabelece o HIPOCAMPO como lugar da memória para dialogar com os resíduos existentes que formam os ANÉIS DE ARTEFATOS criados e identificados nos lugares de aprendizado; 5) Configura HOLOGRAMA e INTERFACE como sistemas que se comunicam. Estes aspectos caracterizam os objetivos propostos deste Volume III.
- ItemMetáforas brincantes: processo educativo do saber fazer arte, desde Manoel Lopes Pontes(Universidade do Estado da Bahia, 2023-10-06) Requião , Leila Patrícia de Jesus Santos; Leão, José Antonio Carneiro; Sampaio, José Roberto Santos; Magalhães, André RicardoAqui narro esta viagem ovótica. Ela se traduz em um processo educativo tecnológico autobiográfico vivendo um aprender e ensinar brincante. Por isto, naveguei em outros mares, ares e terras em prol de novas possibilidades formativas. Minha caminhada de aprendiz-artista-educadora reluziu meu encanto em aprender com o professor Manoel Lopes Pontes (ator, educador, dramaturgo e diretor teatral). A partir do seu saber fazer arte, nos unimos ao artista Emiliano Manso e professor José Leão, tecemos diálogos e vivências educativas recheadas por ações teatrais, poéticas, brincantes e performáticas. Originando tear-casa-ovo brotamos as metáforas brincantes, ocorridas em meio remoto, utilizando tecnologias digitais, temperadas por um sortido repertório educativo-artístico-sonoro-imagético, imersos no nefasto período da Covid-19. Unindo o saber do professor Manoel integrado às minhas perspectivas formativas, fruto da tríade sujeito, história e lugar, proposta pelo Projeto Articulador Rede Pub/GEOTEC/CNPq, catei meios para ampliar meu ser aprendiz-educadora-artista e igualmente formadora e pesquisadora, neste processo, indagando: Como produzir atividades educativas, a partir do teatro, tecendo histórias de vidas? Me descortinei, em um caminhar metodológico educativo-artístico, responsável pelos meus atos (Marpeau, 2002), com abordagem qualitativa, pesquisa narrativa e autobiográfica (Clandinin e Conelli, 2015). Transitei por vivências no espaço digital e metodologia brincante (Leão 2010, 2022), e metodologia de trabalho em ateliê enfatizando poéticas visuais (Rey, 1996). Corporifiquei H1 e H2, (auto) fotoperformances que sintetizaram o processo e compuseram o portfólio artístico-educativo, fruto de poéticas imagéticas ampliando tecnologias digitais.
- ItemMUDICON: um museu virtual para difusão social do conhecimento dos mestres dos saberes populares(Universidade do Estado da Bahia, 2016) Pereira, Ana Carla Nunes; Sales, Kathia Marise Borges; Nonato, Emanuel do Rosário Santos; Santos Filho , Juvino Alves dos; Leão, José Antonio CarneiroO presente estudo é a criação e implementação do MUDICON (Museu Virtual para Difusão Social do Conhecimento). O objetivo do estudo apresentado foi de avaliar através dos acessos e compartilhamentos online feitos no espaço virtual, como o blog do Museu Virtual (MUDICON) pode contribuir para difundir o conhecimento dos Mestres dos Saberes, identificando possibilidades de design e ferramentas de apresentação de conteúdos e interação, auxiliando na manutenção da cultura, preservação dos saberes em nossa sociedade. Como embasamento teórico básico, referenciou-se Burnham e Sales, assim como a avaliação das Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC no processo de construção e Difusão do Conhecimento. Descreve-se a relação da cultura com a Difusão Social do Conhecimento como forma de preservação dos saberes. Compõe também esta abordagem, elaborações teóricas sobre a Educação Patrimonial e seu impacto na manutenção dos saberes populares. Apresenta a temática dos Mestres dos Saberes, situando o leitor na compreensão do que é um Mestre do Saber e a sua relevância para a manutenção da cultura popular. Foi traçado um panorama histórico-social do município de Salinas da Margarida, em especial do povoado de Conceição de Salinas, localidade de origem e permanência das duas Mestras dos Saberes: Mãe Silvia e Dona Zéo, veículos condutores para alimentar o Museu Virtual. Apresenta-se ainda todo o processo de construção do MUDICON, sua criação, desenvolvimento e concepção do projeto gráfico, as entrevistas com as Mestras dos Saberes. O estudo teve como procedimentos metodológicos a pesquisa qualitativa, para se chegar aos levantamentos dos dados desejados, utilizando-se da observação participante. As visitas as Mestras do Saber se estruturaram em um período de 6 meses. Foram realizadas 5 entrevistas, ouvindo, registrando e documentando a vida e obra das entrevistadas. Para o levantamento dos dados para posterior análise da potencialidade do Mudicon, utilizou-se como instrumento de coleta enquetes, questionários, mural e acessos. A análise dos dados mais sistematizada ocorreu entre os dias 15/11 a 15/12 de 2016. Neste período, foram feitas divulgações nas redes sociais principalmente nos grupos do facebook e whatsapp. Durante o período da análise da plataforma interna do administrador do blog, foi possível perceber que os acessos são mais constantes dos dispositivos móveis. Esses acessos demonstraram a potencialidade do espaço. Durante os 30 dias de investigação mais sistematizada, o espaço foi se consolidando gradativamente. Com a divulgação no whatsapp e nos grupos do facebook, o MUDICON passou a ter visitas constantes. Por fim, conclui-se que a tecnologia é uma grande potencializadora da Difusão Social do Conhecimento, o qual pode ser estudado, idealizado e comprovado a partir das discussões teóricas expostas em cada capítulo e de todo processo descrito de um produto funcional, o MUDICON, de rápido acesso e que traz além de inovação a possibilidade de manter o legado destes mestres utilizando-se do aparato tecnológico.
- ItemProjeto de intervenção um olhar formativo com mulheres da educação profissional(2022-06-01) Leão, José Antonio CarneiroEsta pesquisa possui como objeto de estudo Projetos de Intervenção, delimitados no campo da Educação Profissional com mulheres em Curso Lato Sensu. O objetivo da pesquisa esteve em identificar um olhar sobre aspectos operacionais metodológicos utilizados na proposição dos Projetos de Intervenção social utilizados por 18 alunos-cursistas, em sua maioria mulheres, professoras matriculadas no Curso de Especialização em Metodologia da Educação Profissional. O método utilizado nessa pesquisa foi o fenomenológico (Edmund Russerl, 1859-1938), de análise crítica, que se preocupa com a descrição direta da experiência, de como ela ocorre, não como explicação, mas como sua compreensão. A investigação da experiência realizada no referido curso foi desenvolvida em duas Unidades Formativas no ano de 2015. Os resultados apontaram para a utilização de aspectos operacionais e metodológicos formativos de perspectiva socioespacial e de vivência profissional das professoras, alunas do curso de especialização. As considerações finais destacaram que o processo operacional e metodológico diagnosticado tornam as alunas-cursistas professoras da Educação Profissional localizadas no Baixo Sul e Leste baiano, imbricadas no mundo da necessidade humana, em que veio a se traduzir na elaboração de seus Projetos de Intervenção Social, os quais poderão trazer a perspectiva de propor novos estudos e intervenções também na Pós-graduação stricto sensu, com saltos para além das Tecnologias Convencionais (TC). Isso vem a potencializar o desenvolvimento regional de pesquisas que passam pelo olhar sobre esses Projetos de Intervenção. O que vem a valorizá-los (Autoras e seus projetos) com seus diagnósticos, não construídos em gabinetes com interesses diversos, mas do campo em que atuam.
- ItemRelatorio tecnico sabatica e pos doc brincantes digitais em imagens(2022-08-25) Leão, José Antonio CarneiroEste relatório teve como objetivo descrever numa perspectiva crítica contextual contemporânea, o desenvolvimento dos estudos realizados, durante a Licença Sabática junto com o período de Pós-Doutoramento. Duas ações foram realizadas no caminho percorrido para os estudos nas artes visuais: 1. Curso de Extensão Brincantes Digitais em Imagens (BDI); e, 2. Aulas em co-docência do doutorado com o supervisor Prof. Dr. Ricardo Barreto Biriba, na disciplina de Seminário de Pesquisa em Artes Visuais II – Ebaa 29. Ambas desenvolvidas de forma remota, pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes (EBA) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Sendo assim questionamos: como as aulas no doutorado e do curso de extensão atendeu aos seus participantes, considerando-os como agentes performativos? O pressuposto apontou para o olhar de memória corporal dos participantes envolvidos, que tiveram como disparadores ou lançadores, as poéticas imagéticas. A metodologia participante utilizada com 21 (vinte e um) alunos da disciplina e 12 (doze) concluintes do curso se utilizou da perspectiva brincante, numa pesquisa que se dá a partir do corpo em trilhas multisensoriais (LEÃO, 2011), em que os sujeitos trazem suas experiências lúdicas para criar interpretações contemporâneas, de: dimensão educativa em Cosmovisão (Filtro como o sujeito enxerga a natureza humana, valores e destino, para a produção de saberes em estratégias de persistência do diálogo vivo – Princípio organizativo, como todos); dimensão comunicativa em suas ancestralidades (As intersubjetividades rituais, identificadas pelos sujeitos ao percorrerem diferentes lugares, incorporando trajetórias de vida, em zonas de contatos interculturais de afinidades – Princípio construtivo, como alguns); e, dimensão lúdica do saber brincante (Nas instabilidades e configurações camufladas de máscaras subversivas, ora atenta, ora desatenta às convenções sociais, a partir de dinâmicas incorporadas – Princípio intermediativo, como nenhum). Os resultados trouxeram contribuições também na abordagem netnográfica para os projetos de tese dos 21 alunos doutorandos e, 12 (doze) estações de memória corporal ocorridas durante o curso de extensão, a se saber: Planejamento Participativo; Agentes Performativos; Saber Brincante; Fluxo Conceitual; Memórias a Revelar; Fotoanimação; DançaSilvestre; Memória Musical; Manifesto Resistência; Mostra Releitora; Memes Contahistória; Fazeres Brincantes e a insubmissão dos sujeitos, sistematizadas num game.
- ItemSegredos revelados Circo Troca de Segredos: um espaço de aprendizado como formação cultural da década de 1980(2015-08-21) Oliveira, Tereza Cristina de; Menezes, Jaci Maria Ferraz de; Filho, Juvino Alves dos Santos; Leão, José Antonio Carneiro; Santana, Elizabete ConceiçãoEssa pesquisa busca compreender os saberes e o modus operandi praticado no Circo Troca de Segredos (CTS), espaço cultural que na década de 1980 contribuiu na Cidade do Salvador/BA com a ampliação do conhecimento de arte e cultura. O estudo foi realizado através de relatos da experiência da autora como gestora do CTS, contemplando aqui os relatos de onze entrevistados, dentre os quais se encontram gestores culturais, arte-educadora, micro empreendedores e outras pessoas todos participantes do processo no CTS que, através das experiências compartilhadas, trouxeram revelações significativas. Também foi realizada uma análise documental parcial de registros do acervo pessoal do grupo gestor do circo, buscando compreender o que se ensinou e o que se aprendeu naquele espaço, que tinha na prática da liberdade de expressão fator fundamental para as realizações das ações promovidas pelos seus gestores e freqüentadores. A análise registra a história de uma experiência configurada como um marco no âmbito cultural da cidade do Salvador, fato observado no desenvolvimento da pesquisa e justificado pelos acontecimentos e eventos registrados pelas imagens e publicações de jornais divulgados, evidentes no corpo do texto e documentos anexados ao estudo. As ações efetivadas revelam a contribuição educativa que esse espaço cultural e de entretenimento brincante proporcionou, e como ele é visualizado sob o olhar da contemporaneidade na cidade que o abrigou.