Navegando por Autor "Lago, Ana Cristina Castro do"
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- ItemApp-learning na EJA em socioeducação: possibilidades e ressonâncias do app banco de aulas zuppa do saber na formação continuada das professoras(2020-12-15) Souza, Eliane Silva; Ferreira, Maria da Conceição Alves; Santos, Jocenildes Zacarias; Santos, Edméa Oliveira dos; Lago, Ana Cristina Castro doTrata-se da dissertação resultante de uma experiência de pesquisa e formação construída com professoras da Educação de Jovens e Adultos que atuam na socioeducação em contexto de privação de liberdade em uma escola da Rede Municipal da Educação de Salvador, Bahia. A experiência propiciou o entrelaçamento entre teoria e prática em um estudo sobre a formação continuada de professores da Educação de Jovens e Adultos envolvendo dispositivos digitais móveis na construção de experiências formacionais próprias da cibercultura. A pesquisa envolvendo App-learning, um novo processo de aprendizagem que envolve aplicativos para dispositivos digitais móveis, foi mobilizada pela seguinte questão: Como o uso do App Banco de Aulas Zuppa do Saber ressoa na formação continuada dos docentes da Educação de Jovens e Adultos no contexto da socioeducação com privação de liberdade? O objetivo principal da pesquisa foi compreender as possibilidades e ressonâncias do uso do App Banco de Aulas Zuppa do Saber na formação continuada de professores da Educação de Jovens e Adultos no contexto da socioeducação com privação de liberdade. Os objetivos específicos foram: discutir o contexto histórico da Educação de Jovens e Adultos, a formação continuada de professores da Educação de Jovens e Adultos na socioeducação com privação de liberdade e os cenários de formação na cibercultura; experimentar, através da Etnopesquisa Crítica/Formação, um processo formacional envolvendo o App Banco de Aulas Zuppa do Saber; apresentar as compreensões construídas a partir dos sentidos produzidos pelos sujeitos participantes do processo de pesquisa envolvendo App-learning com o App Banco de Aulas Zuppa do Saber; e, como produto do mestrado profissional, criar diretrizes para a construção de percursos de formação continuada de professores da Educação de Jovens e Adultos com o App Banco de Aulas Zuppa do Saber. Tratase de uma pesquisa de abordagem qualitativa, baseada no referencial epistemológico da multirreferencialidade e efetivada com a Etnopesquisa Crítica/formação, envolvendo como dispositivos: oficinas formativas, diário reflexivo online e questionários online para feedback referente ao processo formacional. O corpus da análise foi constituído pelo conjunto de informações produzidas com as professoras participantes da pesquisa e as compreensões foram elaboradas com base nos princípios da análise interpretativa. Com as experiências construídas com a pesquisa é possível compreender que na articulação da formação continuada de professores da Educação de Jovens e Adultos com App-learning cada participante pode transformar-se e construir os seus processos de autorização em coautoria com seus pares, em um complexo processo de interação e alteração. O App Banco de Aula Zuppa do Saber revela-se como um dispositivo carregado de potencialidades que reflete no processo de formação continuada de professores da Educação de Jovens e Adultos, oportunizando a mobilização de interatividade e construção de autoria, bem como oportunizando a construção de uma dinâmica hipertextual no processo formacional. O resultado apresentado é uma obra aberta que pretende colaborar com o diálogo acerca de App-learning na formação continuada de professores e, especialmente, despertar interesses para a elaboração de outras experiências formativas.
- ItemConcepções de práxis nos programas PIBID e PRP: um estudo crítico(Universidade do Estado da Bahia, 2023-06-16) Souza, Jorsinai de Argolo; Oliveira, Rosemary Lapa de; Mororó, Leila Pió; Viana, Marta Loula Dourado; Lago, Ana Cristina Castro do; Carvalho, Carla Meira Pires deA presente pesquisa constitui-se um estudo crítico, de abordagem dialética, e insere-se no conjunto de produções investigativas vinculadas à Linha de Pesquisa Educação, Práxis Pedagógica e Formação do Educador, do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduc) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e ao Grupo de Pesquisa e Estudo em Leitura e Contação de Histórias (GPELCH). O objeto de estudo centra-se nas políticas de formação inicial de professores no Brasil, em especial, os programas de iniciação à docência - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e o Programa de Residência Pedagógica (PRP). O objetivo foi analisar as concepções de práxis presentes nas propostas do PIBID e do PRP e suas relações com as políticas de formação inicial docente no Brasil. Os impactos do embasamento ideológico da concepção neoliberal para as políticas de formação de professores, a partir dos anos 90, voltado para a valorização do saber prático, com ênfase no saber-fazer, provocando a cisão entre a teoria e a prática nas propostas de formação são o cenário para a questão de pesquisa: em que medida a concepção de práxis, presente na proposta do PIBID e do PRP, considerando as reformas educacionais implementadas na política de formação de professores no Brasil apresenta elementos que contribuem para a formação teórica e prática dos pedagogos para atuar na Educação Básica? Para responder à questão, produziu-se informação através de pesquisa documental (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional; Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia; Editais do PIBID e do PRP – ano de 2022; Plano Institucional e Subprojetos de Pedagogia, PIBID e PRP, da Universidade Estadual de Santa Cruz- UESC) e bibliográfica sobre formação inicial de professores, PIBID, PRP e concepção de práxis (MARX, 1989,1996, 2003; VÁZQUEZ, 2007; SAVIANI, 2007, 2008, 2009, 2014; GRAMSCI,1981, 2004). As análises foram realizadas através do Materialismo Histórico-dialético-MHD e suas categorias - totalidade, contradição, mediação, historicidade. As análises das informações indicaram que: há distância entre o conceito de teoria e prática apresentados nos documentos e o conceito de práxis da visão dialética; a forma equivocada de compreender a relação teoria e prática reforça a tendência de separá-las; identificou-se, predominantemente, a concepção de prática, e não de práxis nas propostas dos programas. O estudo oportunizou repensar a licenciatura, principalmente a Pedagogia, e rediscutir os objetivos e princípios dos programas de iniciação à docência, cujo foco está centrado na categoria que articula a atividade prática e teórica; a identidade e o currículo dos cursos de licenciatura, a fim de garantir a apropriação de conhecimentos filosóficos, científicos, pedagógicos e didáticos, em uma perspectiva de formação omnilateral salvaguardando a responsabilidade legal de formar os licenciandos para atuar na Educação Básica.
- ItemCurrículo e socioeducação: prática pedagógica gamificada com privados de liberdade na escola regular(2021-07-29) Santos, Maria Margarete Cerqueira dos; Sales, Mary Valda Souza; Carolei, Paula; Lago, Ana Cristina Castro do; Hetkowski, Tânia MariaO texto apresentado consiste na dissertação de mestrado resultante da proposição de reflexãosobre o papel ressignifcador das práticas pedagógicas gamificadas em relação ao currículo vivenciado na escola regular, inserida em contexto socioeducativo e desenvolvido na modalidade da Educação de Jovens e Adultos – EJA diurno. O trabalho docente nos suscita construções e desconstruções constantes, no qual reflexionar sobre as práticas pedagógicas é uma ação fundante quando visamos imprimir processos educativos significativos. Em se tratando do contexto socioeducativo, essa ação-reflexão dialógica é imperativa para que o trabalho pedagógico realizado cumpra o que se propõe, criando bases fortes e fomentando nos adolescentes e jovens, em cumprimento de medida socioeducativa de internação (meio fechado), o sentimento de pertencimento ao espaço escolar, compreendendo que as relações anteriores com a escola sofreram cortes e interrupções abruptas. Os desafios operacionalizados pela escola intramuros mobilizaram a questão central da pesquisa apresentada: Como as práticas pedagógicas gamificadas podem ressignificar o currículo da escolar regular com privados de liberdade? O objetivo geral foi analisar o potencial de ressignificação do currículo, na socioeducação com privados de liberdade, mediante as práticas pedagógicas gamificadas. Os objetivos específicos foram: a) mapear as práticas pedagógicas desenvolvidas em classe de EJA I, no lócus da pesquisa, visando compreender o cotidiano do processo educativo; b) Identificar as práticas pedagógicas gamificadas, potencialmente ressignificadoras do currículo de EJA I, na socioeducação; c) avaliar o potencial ressignificador das práticas pedagógicas gamificadas em relação ao currículo da socioeducação em classes de EJA I. A pesquisa se constituiu a partir da abordagem Qualitativa, em que a Pesquisa colaborativa norteou todo a concepção metodológica. Para a composição dos achados da pesquisa, foram utilizados, enquanto dispositivos, o Questionário online e os Encontros Reflexivos Dialogais, enquanto espaço colaborativo/reflexivo. O lócus foi a Escola Municipal Professor Carlos Formigli, localizada em uma Unidade Socioeducativa – o Centro de Atendimento Socioeducativo – CASE/ Salvador, onde atuei como docente. As colaboradoras da pesquisa foram as professoras atuantes no locus da pesquisa, compreendendo ser fundante que os processos reflexionais a respeito da prática docente ocorram na partilha entre os pares, constituindo processos formacionais nos espaços laborais. Os achados da pesquisa proporcionaram o entendimento de que o currículo de EJA, efetivados nas escolas intramuros, podem ser ressignificados a partir da concepção de práticas pedagógicas que imprimam sentido e significado aos processos aprendentes desenvolvidos em sala de aula, levando em consideração o repensar do tempo pedagógico compreendendo o sentido da hipercontração enquanto característica do cotidiano da sala de aula em espaços de confinamento. Além disso, foi evidenciado, nas construções dos achados da pesquisa, o potencial ressignificador do currículo de EJA, em contexto socioeducativo, apresentado pelas práticas pedagógicas gamifacadas, a partir da implementação da gamificação enquanto uma metodologia ativa promotora de interatividade, autorias, autorizações e processos aprendentes de ações propositivas. Foi possível identificar a proposição de práticas pedagógicas inovadoras em contextos complexos e de subjetividades múltiplas imbricadas aos processos formativos desenvolvidos entre os pares.
- ItemInclua-se Nessa História: Narrativas e Percursos de Autoformação Docente Para a Construção de Aulas de História Inclusivas.(UNEB, 2024-11-29) Fraga, Lucyana Farani de Campos; Lago, Ana Cristina Castro do; Andrade, Juliana Alves de; Silva, Ana Lúcia Gosmes daEsta dissertação estabelece o diálogo entre o Ensino de História e a Educação Inclusiva. O objetivo geral é compreender, através das narrativas docentes, como a autoformação dos professores de história afeta as práticas e estratégias didáticas utilizadas em classes comuns com estudantes com deficiência, transtornos do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação inseridos. Para fundamentar a discussão sobre ensino de história buscou-se amparo em Freire (1996), Rüsen (2015), Monteiro(2005), Caime (2017) e com as dissertações de egressos do PROFHISTÓRIA, Mattos (2016), Santos (2018), Stipp (2019), Rodrigues (2020), Teixeira (2020), Silva (2020), Pohlmann (2021), Paixão (2022), Silva (2024). Quanto à Educação Inclusiva, o alicerce teórico foi construído nas obras de Mantoan (2003, 2005, 2013, 2015), Orrú (2016, 2017, 2019), Voivodic (2011), Pimentel (2012, 2019), Plaesch (2018), Luria (2006, 2010), Vygotsky (2006), Deleuze & Parnet (2004), Skliar (2003, 2005). Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa baseada na análise de narrativas ancorada na autoformação, orientada por Minayo (1995, 2002) e Nóvoa (1992, 1995, 2000). O trabalho buscou: investigar a história da Educação Inclusiva e Educação especial no mundo e, em especial, no Brasil e no Estado da Bahia; conhecer a legislação e as diretrizes que orientam a inclusão na Rede Estadual de Educação do Estado da Bahia; conhecer e analisar as narrativas de professores de História da Rede Estadual que experienciam o ensino em classes comuns com estudantes com deficiência inseridos e como se dá o processo de autoformação desses e dessas professores e professoras para planejar aulas de história inclusivas; elaborar um ebook como solução Mediadora da Aprendizagem (SMA) intitulado Inclua-se Nessa História: o PDI como estratégia de autoformação docente na construção de aulas de história inclusivas.
- ItemProcessos formativos e tecnológicos: app-learning zuppa do saber na formação continuada de professores na educação de jovens e adultos - EJA(2021-08-03) Silva, Mackssaila Bezerra Gagliano da; Ferreira, Maria da Conceição Alves; Cordeiro, Sandro da Silva; Lago, Ana Cristina Castro doEsta pesquisa, intitulada “Processos formativos e tecnológicos: App-Learning Zuppa do Saber na formação continuada de professores na Educação de Jovens e Adultos – EJA”, foi desenvolvida no processo de conhecimento do aprendizado, requer responder à questão de: Como o aplicativo Zuppa do Saber pode possibilitar à formação de professores da Educação de Jovens e Adultos? Tem como objetivo geral: Compreender como o aplicativo Zuppa do Saber mobiliza o aprendizado na formação continuada dos professores da EJA, através dos seus bancos de dados sobre a Educação de Jovens e Adultos. Assim, desdobram em objetivos específicos: Analisar a forma como os professores da EJA assimilam os dispositivos digitais em suas práticas pedagógicas; Elaboração de oficinas envolvendo socialização do fazer pedagógico através do banco de aulas do Aplicativo Zuppa do Saber aos professores da Educação de Jovens e Adultos, que realizam suas práticas no município de Lauro de FreitasBahia. Contudo à formação docente de ensino da modalidade de Educação de Jovens e Adultos – EJA –tem se enquadrado em planos de aulas pautada em movimento de alfabetização para atingir dados quantitativos referente às políticas públicas que são criadas afastadas das realidades em que os professores enfrentam, pois os mesmos sentem com a falta de formações direcionada para o campo da EJA. Deste modo, com o advento da utilização das tecnologias na educação, abrem-se possibilidades para pensar o processo formativo continuado dos professores que atuam na EJA. Ao que corresponde ao aporte metodológico, é uma pesquisa de abordagem qualitativa, a partir da efetivação da pesquisa participante, norteada pelo estudo do espaço escolar e os sujeitos profissionais que lecionam na EJA. Trazendo à tona a participação e interação destes com o aplicativo virtual do banco de aulas do Zuppa do Saber, como interface que pode contribuir e mobilizar práticas pedagógicas criativas e potencializadoras para a formação de professores. O resultado apresentado é a necessidade de criar diretrizes no trilhar da caminhada para a formação de professores, dialogando com dispositivos online, pois atravessamos um cenário totalmente novo através de uma Pandemia, conhecida como Covid19, que reverbera a construções de mudanças, reinvenções e criatividade. Assim, o resultado sucedeu a interatividade com App-Learning que possibilitou trocas mútuas e interativas de experiências docentes pautadas no interesse do conhecimento de formação e de leituras referenciadas. Em relação ao produto do mestrado profissional, através dos nossos diálogos formacionais, realizamos um breve portfólio digital contendo informações de como utilizar o Aplicativo Zuppa do Saber apresentando estratégias e práticas pedagógicas. Em que a experiência vivenciada na pesquisa, apresentou-se favorável, intrigante, criativa, favorecendo possibilidades de estudo não presencial, uma vez que precisamos pensar além dos muros escolares e perceber que se pode ir além, através de dispositivos tecnológicos para a formação do docente da EJA.