Navegando por Autor "Lacerda, Gleiciane da Silva"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemO brincar nas aulas de educação física escolar na educação infantil: uma revisão sistemática.(2019-02) Oliveira, Vera Lucia Pedreira Santos; Santos, Claudemir Araujo; Lacerda, Gleiciane da Silva; Nova, Jéssica Vitorino da Silva TerraA presente pesquisa, buscou por meio de um estudo de revisão sistemática de cunho qualitativo descritiva exploratória, compreender o BRINCAR NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Partindo do seguinte problema: qual a implicação do brincar nas aulas de Educação Física Escolar para o processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança na Educação Infantil? Tendo como objetivo geral analisar a produção acadêmica referente ao brincar nas aulas de Educação Física Escolar na Educação Infantil e suas implicações na aprendizagem da criança e como objetivos específicos: 1) refletir sobre a Educação Infantil, o brincar e a Educação Física Escolar; 2) compreender a perspectiva do brincar na Educação Infantil; 3) analisar a relevância da Educação Física Escolar na Educação Infantil. Houveram restrição nos critérios de inclusão e exclusão para a seleção dos artigos. Para os critérios de inclusão foram utilizados base de dados da Scielo e do Lilacs, somente artigos de idiomas nacionais, pesquisas publicadas nos últimos cinco (05) anos, pesquisas envolvendo crianças, textos completos e disponíveis gratuitamente e para os critérios de exclusão foram utilizados a aplicação de filtros base de dados, monografias, teses, texto de qualquer idioma que não fosse nacional, ano de publicação e duplicidade de artigos. A busca foi realizada no mês de setembro de 2018. O resultado da análise do conteúdo dos quatros (04) artigos evidenciam que o brincar tem ampla relevância na Educação Física Escolar por ser promotora do desenvolvimento e da aprendizagem da criança na Educação Infantil, no entanto, constatou-se que ainda existe fragmentação no ensino pedagógico na Educação Infantil.
- ItemO trabalho educativo com o eixo movimento nas escolas públicas de educação infantil do município de Caém-BA.(2016-11-11) Lacerda, Gleiciane da Silva; Ramos, Michael Daian Pacheco; Silva, Osni Oliveira Noberto da; Nova, Jéssica Vitorino da Silva TerraEste trabalho tem como objeto de estudo o trabalho educativo com Eixo Movimento na Educação Infantil nas escolas públicas do município de Caém-BA. Partimos do seguinte problema: de que maneira o Eixo Movimento vem sendo materializado nas escolas públicas (zona urbana e rural) de Educação Infantil do município de Caém-BA? O objetivo geral do trabalho foi compreender de que forma o eixo movimento vem sendo sistematizado e materializado na Educação Infantil e teve como objetivos específicos: a) investigar o trabalho educativo com o Eixo Movimento nas escolas de Educação Infantil; b) analisar quais docentes vem tratando do Eixo Movimento nas escolas do município de Caém-BA e c) refletir sobre a Educação Infantil, o Eixo Movimento e a Educação Física na educação básica. A pesquisa foi pautada sobre os pressupostos do materialismo histórico-dialético, de natureza qualitativa, explicativa e de campo, foi utilizado como instrumento para coleta de dados a entrevista e análise de dados a análise de conteúdo, realizada com oito professores das escolas públicas de educação Infantil do município de Caém-BA. Tivemos como aporte teórico os documentos legais que orientam a Educação Infantil e diversos teóricos que abordam o tema: Áriès (1981) Lacerda (2014), Marsiglia (2010), Pasqualini (2010), dentre outros. Como resultado da pesquisa podemos inferir que a maneira como o Eixo Movimento vem sendo sistematizado e materializado nas escolas de Educação Infantil do município de Caém-BA, apontamos que em relação ao que o RCNEI apresenta uma limitação na compreensão dos seus objetivos por parte dos professores. Ponderamos que o profissional mais indicado a atuar com esse Eixo apresentado pelo RCNEI é o professor de Educação Física, tendo em vista sua formação acadêmica apropriada para atuar com estes conteúdos. Percebemos que os docentes conhecem os documentos legais da Educação Infantil, mas de forma ainda muito superficial. E para finalizar observamos que os docentes não tem conhecimento suficiente para trabalhar com os conteúdos que o RCNEI apresenta: “Expressividade”, “Equilíbrio e Coordenação”, pois em suas respostas percebemos as limitações no desenvolvimento de atividades que garantam o saber sistematizado. Neste sentido, consideramos que o estudo apresenta importantes reflexões acerca do trabalho educativo com o Eixo Movimento na Educação Infantil.