Navegando por Autor "LEAL, Ione Oliveira Jatobá"
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- ItemAplicabilidade da interdisciplinaridade na educação ambiental do ensino fundamental em Jacobina.(2008-11-12) MACÊDO, Glériston Gonzaga; SANTOS, Simone O. do Nascimento; NUNES, Jacy Bandeira Almeida; LEAL, Ione Oliveira Jatobá; AMORIM, Eliã Simea Martins dos SantosDiante das necessidades emergenciais em que caminha a humanidade quanto à preservação e conservação da nossa biodiversidade, constata-se que uma ênfase maior tem que ser dada a aplicação das leis e da interdisciplinaridade nas escolas, sejam elas Estaduais, Municipais ou Particulares. O pressuposto é que a Educação Ambiental é um dos instrumentos capazes de mudar a realidade que vivenciamos, tornando os cidadãos mais aptos a prática da preservação e conservação do seu meio. O presente trabalho, tem a finalidade de apresentar a importância da aplicabilidade da interdisciplinaridade na Educação Ambiental, bem como dos princípios da participação da comunidade e a contextualização que permeia a legislação vigente sobre o referido assunto. O capítulo I traz um relato sobre levantamento histórico das legislações existentes, encontros, conferências que legitimaram a educação ambiental, fazendo uma reflexão sobre o que hoje é abordado nas escolas ou colégios. No capítulo II aborda de maneira mais didática as formas metodológicas da aplicação da interdisciplinaridade, como também cita outros modelos que poderão ser seguidos como é o caso da transdisciplinaridade, que poderá ser um objeto futuro de estudo. Finalizamos com os dados gráficos que demonstram como é feita a discussão e aplicação da interdisciplinaridade e dos prévios conhecimentos sobre a legislação que os educadores possuem dos Colégios pesquisados (Colégio Municipal Gilberto Dias de Miranda e Colégio Yolanda Dias Rocha – Particular).
- ItemÁrea de amortecimento do Parque Estadual das Sete Passagens: as percepções dos moradores como subsídio à educação ambiental.(2008-11-11) MARQUES, Diogo da Silva; COUTINHO, Janete Belitardo; FERNANDES, Paulo César Dávila; ARAÚJO, Maria Zélia Martins Ferreira de; LEAL, Ione Oliveira Jatobá; BANDEIRA, JacyA população dos povoados de Bananeira e Água Branca, no município de Miguel Calmon, ambos inclusos na área de amortecimento do Parque Estadual das Sete Passagens, sobrevive graças às atividades agropecuárias de subsistência ou para a pequena comercialização, que resultam na degradação de uma área delimitada como Unidade de Conservação, o que nos levou a investigar o nível de consciência ambiental dessas populações. Foram então analisadas as atitudes e percepções dos mesmos quanto à sua relação com o ambiente do qual fazem parte. Constatou-se que suas atividades diárias, tais como retirada de madeira para cercas e para uso como lenha, bem como as queimadas para a preparação de pastos, além da caça clandestina, evidenciada pela apreensão eventual de armas, embora não admitida por nenhum dos entrevistados, comprometem a integridade do meio ambiente local, sendo um empecilho para a formação de uma sociedade que almeje o desenvolvimento sustentável. Foi constatado também que os moradores de Água Branca participam com mais freqüência do que os moradores de Bananeira de atividades propostas pelas ONGs ambientalistas e pela administração do Parque, incluindo programas de reciclagem de resíduos sólidos e reuniões de avaliação e planejamento de atividades conservacionistas no Parque. Segundo os dados levantados, é possível que isso seja um reflexo da escolaridade mais elevada dos moradores de Água Branca. Entretanto, em ambos os povoados os problemas de práticas ambientalmente não sustentáveis se repetem. A pesquisa revelou, por outro lado, que os moradores dos dois povoados têm prazer em contemplar e conviver com a natureza e que destacam a importância da criação do parque, a partir da qual houve aumento na disponibilidade de água, além de aumento da freqüência de animais silvestres. Essas contradições entre sentimentos e práticas despertam a necessidade da implementação de atividades de Educação Ambiental nestas comunidades, dando oportunidades para que os mesmos adquiram as informações e habilidades necessárias para adotar medidas que minimizem os impactos ambientais resultantes de suas atividades. O sentimento de valorização da natureza demonstrado pelos integrantes dessas comunidades deve urgentemente ser acompanhado de ações que inibam a devastadora ação antrópica na área de entorno do Parque Estadual das Sete Passagens para que se efetivem os objetivos idealizados por uma Unidade de Conservação. Essas ações devem ser direcionadas não só para a Educação Ambiental, mas também no sentido de propor e introduzir nas comunidades alternativas de atividades econômica e ambientalmente sustentáveis, capacitando os moradores para desenvolvê-las.
- ItemCartografia tátil e as contribuições no ensino de geografia para os alunos com deficiência visual ou baixa visão na cidade de Jacobina - Bahia Jacobina – Bahia 2022(2022-12) HORA, Júlia Marjorrie Silva da ; FERREIRA, Carlos Lima; HAYNE, Dolores Bastos; LEAL, Ione Oliveira JatobáO ensino da ciência cartográfica permite que os estudantes criem estratégias e desenvolvam habilidades para compreender o mundo, através das representações do espaço. A cartografia deve ser trabalhada desde os anos iniciais, tendo em vista, que os alunos precisam desenvolver a capacidade de leitura e interpretação de mapas. Porém, diante das leituras, levantam-se questões a serem sanadas, tais como: de que maneiras introduzir a cartografia tátil como recurso didático aos estudantes cegos, com baixa visão e também aos visuais? De que maneira é possível serem produzidos os recursos pedagógicos táteis na realidade da educação na rede pública de Jacobina - Ba? Ao decorrer desta pesquisa objetivamos apresentar uma breve história de como a cartografia tátil vem se desenvolvendo no Brasil e de que forma a alfabetização cartográfica proporciona os conceitos básicos de cartografia útil aos estudantes cegos e visuais de forma a contribuir para um melhor aproveitamento dos materiais produzidos em tátil. Outro aspecto relevante no presente no artigo também será a apresentação da produção dos materiais didáticos táteis produzidos durante a pesquisa, a maioria deles baseado no livro “Atlas Geográfico Escolar de Jacobina” e outros mapas de uso da geografia de modo geral. Espera-se que essa pesquisa venha contribuir para a propagação da Cartografia Tátil como área de estudo inclusivo, no intuito de despertar o interesse por esse campo de pesquisa e motivar os professores e demais profissionais da educação a produzir novos materiais, tendo em vista, que esse é um assunto pouco difundido no âmbito educacional, ainda que seja um campo com grande potencial inclusivo.
- ItemA dimensão ambiental nos livros didáticos de geografia de 5ª série do ensino fundamental(2008-11-10) MENEZES, Emille Mena Lima; MARTINS, Jacqueline de Vasconcelos Dantas; NUNES, Jacy Bandeira Almeida; LEAL, Ione Oliveira Jatobá; AMORIM, Eliã Siméia Martins dos SantosDurante muito tempo, os livros didáticos deixaram de ser objeto de estudo de pesquisadores devido ao duvidoso papel que desempenhavam na configuração das instituições de ensino, sobretudo nas escolas da rede pública de ensino. Antes conhecido apenas como instrumento de memorização, o livro didático avançou, e hoje, além de transmitir conhecimento, transformou-se em um instrumento pedagógico importante para o desenvolvimento intelectual dos indivíduos e para a formação política e social dos mesmos. Também serve como objeto de atualização de professores e deve promover a formação de cidadãos responsáveis, principalmente com a questão ambiental que tanto preocupa, atualmente, a sociedade e é uma questão expressamente discutida nos diversos meios, sejam eles acadêmicos, sociais, a mídia, dentre outros. O PNLD – Programa Nacional do Livro Didático, que avalia e seleciona os livros didáticos para o uso em sala de aula, foi o grande responsável pelo notável avanço no campo conceitual desse material didático. Neste trabalho, busca-se avaliar a dimensão conceitual de Meio Ambiente nos livros didáticos de 5ª série do Ensino Fundamental. Sendo assim, foram analisados para compreender como os autores desses livros trabalham o conceito de Meio Ambiente e as implicações provenientes do tipo de abordagem desenvolvida por cada um deles. Objetivando analisar e refletir acerca do modo como esses autores empregam este conceito nos livros didáticos, aplicou-se a A.C. – Análise de Conteúdo. A classificação do conceito de Meio Ambiente, trazido por cada autor dos livros didáticos estudados, foi caracterizada com base nas concepções paradigmáticas de Sauvé, bem como as categorias sobre as concepções de Meio Ambiente apresentadas por Barzano.
- ItemEDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL SOB UMA PERSPECTIVA GEOGRÁFICA: PESQUISA PEDAGÓGICA NO CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL TEREZINHA MENEZES MANGABEIRA – JACOBINA – BAHIA(2021) SILVA, ALINE DE JESUS; CAMPOS, CAMILA DA SILVA; SANTOS, Ivaneide Silva dos; LEAL, Ione Oliveira Jatobá; SANTOS, Edvaldo Hilário dosÉ durante a infância que se constituem os primeiros valores éticos e morais, e quanto mais cedo a criança se conscientiza acerca das questões ambientais, mais significativa será a aprendizagem. Neste contexto, a Geografia é uma ciência de fundamental importância, tendo em vista que é nessa fase que a criança entra em contato com o meio onde vive, aprendendo a agir e instruir-se nele. Sendo a ciência geográfica importante para o processo de ensino e aprendizagem na prática da Educação Ambiental nos anos iniciais da Educação Básica, o presente trabalho tem por objetivo compreender como a Educação Ambiental, numa perspectiva geográfica, é trabalhada na Educação Infantil, tendo como lócus da pesquisa o Centro Municipal de Educação Infantil Terezinha Menezes Mangabeira em Jacobina-BA. Trata-se de uma pesquisa com abordagem metodológica qualitativa, de caráter exploratório e pedagógico. Os procedimentos para coleta de informações, foram entrevistas com a diretora da instituição e com duas professoras, por meio da aplicação de um questionário com questões abertas. Também realizamos análise de documentos como a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, e pesquisa bibliográfica. Os dados obtidos nessa pesquisa foram organizados visando comprovar a eficácia da aplicação dos saberes geográficos na compreensão das questões ambientais, enfatizando o conceito de lugar, na Educação Infantil, por acreditarmos que é a partir do lugar que se constrói as relações cotidianas do espaço vivido e a compreensão dos fenômenos sociais. Dessa forma, as contribuições da ciência geográfica para a Educação Ambiental na Educação Infantil são comprovadas na adição de conceitos que facilitam a compreensão das relações socioespaciais e dos aspectos políticos, sociais, culturais e econômicos da sociedade.
- ItemEnsino de geografia e as impressões dos professores durante a situação epidemiológica da covid-19(2022) SANTOS, Jamille Martins dos ; LIMA, Natállia Vieira Nascimento ; NUNES, Marcone Denys dos Reis; LEAL, Ione Oliveira Jatobá; FERREIRA, Carlos Lima
- ItemIdentificação de eventos de inundação do Rio Itapicuru Mirim no perímetro urbano de Jacobina, Bahia (1974 – 2004)(2018-06-15) MARINHO, Neianne da Silva; GÓES, Liliane Matos; NOVAIS, Marcos Paulo Souza; LEAL, Ione Oliveira JatobáO presente trabalho de conclusão de curso teve como objetivo geral analisar as alterações fluviais do rio Itapicuru Mirim no perímetro urbano da cidade de Jacobina, Bahia. As análises deste trabalho foram subsidiadas pelas discussões teóricas da Geomorfologia fluvial e urbana, bem como a compreensão do processo de urbanização e modernização de Jacobina. A investigação foi norteada pelos seguintes objetivos específicos: Descrever as características do sistema natural do rio Itapicuru Mirim, a partir de uma perscpetica integradora; Identificar a transformação estrutural do canal fluvial no perímetro urbano gerada pelas intervenções do sistema antrópico, bem como levantar dados secundários sobre a ocorrência de inundações no perímetro urbano da cidade de Jacobina. A metodologia empregada foi de caráter documental e qualitativo, utilizando como instrumento a imprensa escrita, através de textos e reportagens jornalísticas, fotografias urbanas e fontes secundárias do Banco de Dados Meteorológicos para ensino e Pesquisa – BDMEP, o Instituto Nacional de Meteorologia – INMET, a Rede Hidrometeorológica Nacional – RHN, da Agência Nacional de Águas – ANA, com o intuito de correlacionar os eventos de precipitação pluviométrica com a ocorrência de eventos de inundações. Os resultados constataram que as alterações fluviais do rio Itapicuru Mirim no perímetro urbano de Jacobina ocorreram entre as décadas de 1940 e 1950 com obras de caráter estrutural intensivo que tinham o objetivo de conter e minimizar os danos à população, mas que, por outro lado, mostrou-se ter finalidades modernistas e paliativas. Os registros de inundações entre os anos de 1974 e 2004 revelaram que neste período foram noticiados e registrados pelos jornais locais e pelos fotógrafos da época cinco (5) eventos de inundação, nos anos de 1974, 1980, 1994, 2002 e 2004, respectivamente, onde se identificou eventos de inundação do tipo gradual e brusca.
- ItemIdentificação de eventos de inundação do Rio Itapicuru Mirim no perímetro urbano de Jacobina, Bahia (1974 – 2004)(2018-06-15) MARINHO, Neianne da Silva; GÓES, Liliane Matos; NOVAIS, Marcos Paulo Souza; LEAL, Ione Oliveira JatobáO presente trabalho de conclusão de curso teve como objetivo geral analisar as alterações fluviais do rio Itapicuru Mirim no perímetro urbano da cidade de Jacobina, Bahia. As análises deste trabalho foram subsidiadas pelas discussões teóricas da Geomorfologia fluvial e urbana, bem como a compreensão do processo de urbanização e modernização de Jacobina. A investigação foi norteada pelos seguintes objetivos específicos: Descrever as características do sistema natural do rio Itapicuru Mirim, a partir de uma perscpetica integradora; Identificar a transformação estrutural do canal fluvial no perímetro urbano gerada pelas intervenções do sistema antrópico, bem como levantar dados secundários sobre a ocorrência de inundações no perímetro urbano da cidade de Jacobina. A metodologia empregada foi de caráter documental e qualitativo, utilizando como instrumento a imprensa escrita, através de textos e reportagens jornalísticas, fotografias urbanas e fontes secundárias do Banco de Dados Meteorológicos para ensino e Pesquisa – BDMEP, o Instituto Nacional de Meteorologia – INMET, a Rede Hidrometeorológica Nacional – RHN, da Agência Nacional de Águas – ANA, com o intuito de correlacionar os eventos de precipitação pluviométrica com a ocorrência de eventos de inundações. Os resultados constataram que as alterações fluviais do rio Itapicuru Mirim no perímetro urbano de Jacobina ocorreram entre as décadas de 1940 e 1950 com obras de caráter estrutural intensivo que tinham o objetivo de conter e minimizar os danos à população, mas que, por outro lado, mostrou-se ter finalidades modernistas e paliativas. Os registros de inundações entre os anos de 1974 e 2004 revelaram que neste período foram noticiados e registrados pelos jornais locais e pelos fotógrafos da época cinco (5) eventos de inundação, nos anos de 1974, 1980, 1994, 2002 e 2004, respectivamente, onde se identificou eventos de inundação do tipo gradual e brusca.
- ItemImpactos socioambientais do sistema de esgotamento sanitário nos municípios de Saúde e Várzea Nova, Bahia: percepção dos moradores(2017) DIAS, Aparecida da Silva; ALMEIDA, Erica Carolline de Souza; FERNANDES, Paulo César Dávila; OLIVEIRA, Dolores Bastos de Araújo Hayane; LEAL, Ione Oliveira JatobáO presente trabalho analisa comparativamente a percepção dos moradores da sede dos munícipios de Várzea Nova e de Saúde, concernente aos impactos socioambientais resultantes do Sistema de Esgotamento Sanitário dos respectivos municípios. Várzea Nova conta com um sistema de coleta e tratamento recente e um sistema deste tipo que funcionou em Saúde alguns anos atrás, encontra-se desativado. A pesquisa evidencia comparativamente os impactos positivos, referentes à importância de se ter um sistema de coleta e tratamento de esgoto em funcionamento e os impactos negativos, causados pela falta deste, e, como esta presença ou ausência tem refletido diretamente na vida da população. Foi possível identificar a insatisfação dos moradores que convivem com a falta de manutenção do sistema de esgotamento, e principalmente com o abandono da estação desativada de Saúde, ocasionando problemas sociais e ambientais a exemplo da erosão de calçamento urbano por disposição inadequada de efluentes, aumento dos casos de doenças de veiculação hídrica, contaminação do solo, da água, e margens dos rios, convívio dos moradores com os odores dentro das residências mais próximas, e desvalorização dos imóveis. Os moradores de Varzea Nova, mostram satisfação por serem beneficiários de um sistema de tratamento em funcionamento e destacam como positivas a eliminação do esgoto a céu aberto, de doenças, de odores, e, com a não contaminação dos recursos naturais. A população entrevistada considera necessária a intervenção do poder público municipal ou estadual, para a recuperação do Sistema de Esgotamento e a reativação da Estação de Tratamento do município de Saúde, para que sejam revertidos os impactos socioambientais negativos. Os moradores de Várzea Nova consideram positiva a implantação do sistema de coleta e tratamento, e que vale a pena pagar a taxa de esgoto na conta de saneamento, no entanto questionam o alto valor da cobrança. Já os entrevistados de Saúde acham que vale a pena pagar, considerando os benefícios. Os moradores consideram ainda imprescindível que o município de Várzea Nova dê continuidade ao funcionamento do atual sistema existente.
- ItemJogos digitais no ensino da geografia: Contribuições Didáticas e Interativas para Aprendizagem em Ambientes Remotos(2021) OLIVEIRA, Áurea Silva de; GÓES, Liliane Matos; LEAL, Ione Oliveira Jatobá; FERREIRA, Carlos LimaVisto que muitos estudantes estão envolvidos com o mundo digital e vivenciam com intensidade as novas tecnologias, de modo particular, nesse período de pandemia do novo coronavírus, torna-se necessário que os profissionais da educação adotem metodologias ativas para alcançar a aprendizagem significativa de conteúdos da Educação Básica auxiliadas pelas tecnologias. Diante da atual conjuntura, o presente artigo teve o objetivo de elaborar jogos digitais para potencializar a aprendizagem do conhecimento geográfico por meio das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Para isso, adotaram-se a alfabetização cartográfica e a gamificação como metodologia de aprendizagem ativa para produção de jogos em plataformas digitais gratuitas. Os resultados consistiram na criação de 4 (quatro) jogos digitais temáticos com o intuito de mediar o conhecimento das noções e conceitos de Orientação espacial por meio das TDIC, a saber: Jogo Caminho da Orientação, Tabuleiro da Rosa dos Ventos, Tabuleiro de Orientação e Bingo de Orientação. Conclui-se que o desenvolvimento de novas estratégias de ensino interativas potencializa a prática educacional no ensino da Geografia, visto que promove a interação entre os alunos e o professor de Geografia de forma dialógica, revisão do objeto de conhecimento e avaliação da aprendizagem.
- ItemJogos digitais no ensino da geografia: contribuições didáticas e interativas para aprendizagem em ambientes remotos(2021) OLIVEIRA, Áurea Silva de ; GÓES, Liliane Matos; LEAL, Ione Oliveira Jatobá; FERREIRA, Carlos LimaVisto que muitos estudantes estão envolvidos com o mundo digital e vivenciam com intensidade as novas tecnologias, de modo particular, nesse período de pandemia do novo coronavírus, torna-se necessário que os profissionais da educação adotem metodologias ativas para alcançar a aprendizagem significativa de conteúdos da Educação Básica auxiliadas pelas tecnologias. Diante da atual conjuntura, o presente artigo teve o objetivo de elaborar jogos digitais para potencializar a aprendizagem do conhecimento geográfico por meio das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Para isso, adotaram-se a alfabetização cartográfica e a gamificação como metodologia de aprendizagem ativa para produção de jogos em plataformas digitais gratuitas. Os resultados consistiram na criação de 4 (quatro) jogos digitais temáticos com o intuito de mediar o conhecimento das noções e conceitos de Orientação espacial por meio das TDIC, a saber: Jogo Caminho da Orientação, Tabuleiro da Rosa dos Ventos, Tabuleiro de Orientação e Bingo de Orientação. Conclui-se que o desenvolvimento de novas estratégias de ensino interativas potencializa a prática educacional no ensino da Geografia, visto que promove a interação entre os alunos e o professor de Geografia de forma dialógica, revisão do objeto de conhecimento e avaliação da aprendizagem.
- ItemA lagoa do braço mindinho, Miguel Calmon: percepções acerca da sua gestão.(2008-11-10) CARMO, Emanuela Rios do; DIAS, Maria Augusta Teixeira; FERNANDES, Paulo César Dávila; LEAL, Ione Oliveira Jatobá; ARAÚJO, Maria Zélia M. F.O objetivo principal desse trabalho de pesquisa é analisar as percepções dos moradores do entorno da Lagoa do Braço Mindinho e de membros selecionados da comunidade local, quanto à sua gestão ambiental . O local de estudo foi a Lagoa do Braço Mindinho localizada nos Bairros do Braço Mindinho, São Vicente e Alto da Colina, no Município de Miguel Calmon, que recebe a maior parte do esgoto sanitário doméstico da cidade, encontrando-se em alto grau de eutrofização e de colmatação pelo crescimento exagerado de vegetação aquática, o que poderá causar problemas de inundações no futuro, pelo extravasamento de água da chuva. As margens da lagoa são degradadas também pela disposição de lixo, feita pelos moradores do entorno. A pesquisa tem como enfoque a relação de causa e conseqüência, devido o lançamento de resíduos sólidos e líquidos na Lagoa decorrente da pouca eficácia das práticas existentes de gestão, o que ocasiona a degradação da mesma. Para tanto, foram realizadas entrevistas com os moradores, representantes do poder executivo municipal, incluindo um representante da Secretaria de Administração e da Secretaria de Educação municipal, ambientalistas e com um representante religioso, os quais expressaram como percebem as estratégias de gestão da Lagoa, qual a sua importância como recurso natural e seu processo de degradação. Para compreender a percepção dos entrevistados foram utilizadas bases referenciais de percepção ambiental. A partir desse estudo, foram identificadas algumas estratégias de gestão da Lagoa, como o projeto de esgotamento sanitário, que envolve a retirada da canalização que vai para a Lagoa e a construção de uma estação de tratamento de esgoto, além de algumas práticas de Educação Ambiental. Estas estratégias foram analisadas e percebe-se que pouco contribuíram para a mudança de postura da comunidade do entorno em relação à conservação da Lagoa.
- ItemLan Houses: uma análise sobre as influências sócio-culturais desses pontos na cidade de Jacobina-BA enquanto locais de produção de uma cibercultura.(2008-11-10) VITAL, Adriano Fraga Rodrigues; JESUS, José Alves de; LEAL, Ione Oliveira Jatobá; COUTINHO, Rosilda ValoisAs transformações promovidas pelos avanços tecnológicos nas redes comunicacionais deixaram marcas que se manifestam nos mais variados modos, como é o caso do crescimento potencial das Lan Houses. Nesse novo espaço de entretenimento e sociabilidade, que representam uma enorme proliferação de pontos em todo o país e, consequentemente, dentro da cidade jacobinense, o lugar se redefine pelo estabelecimento e/ou aprofundamento de suas relações no ciberespaço. Nessa complexidade de relações se fez necessário interpretar: Como as Lan Houses têm contribuído para as transformações sócio-culturais na cidade de Jacobina-BA decorrentes do processo de informatização da sociedade global sob o ponto de vista da Cibercultura. A Análise das influências das Lan Houses na cidade de Jacobina-Ba, enquanto locais de produção de uma Cibercultura, foi efetuado sobre 10 pontos em funcionamento situados neste território. Foi escolhido como método realizado na confecção dessa pesquisa o materialismo histórico, se fundamentando na lógica interna deste processo tendo como instrumentos de coleta de dados a observação não-estruturada, a entrevista semi-estruturada e o questionário fechado padronizado nos usuários. Ao término da pesquisa percebemos que estamos vivendo a abertura de um espaço de comunicação diferenciado, uma teia de relações que se tece continuamente, que é dinâmica e possibilita configurações de vários tipos. Esses novos elementos sócio-espaciais tornaram-se referência para agrupar pessoas tanto de forma real como virtual e esta produção maciça da cultura virtual é apropriada pela população das mais diversas faixas etárias e classes sociais, havendo como um dos principais meios de concretização dessa sociabilidade virtual: as comunidades virtuais. Portanto, a proposta dessa pesquisa é para que possamos pensar acerca das modificações que sofrem a sociedade jacobinense, sob a perspectiva do lugar e, assim sendo, entendermos à proliferação destes pontos na cidade.
- ItemLevantamento das modificações espaciais na cidade de Umburanas (BA) desencadeadas a partir da construção do complexo eólico - Elétrico Campo Largo (CEE)(2018-12) SILVA, Azarias dos Santos; JUNIOR, , Luiz Claudio de Souza; GÓES, Liliane Matos; SANTOS, Edvaldo Hilário dos; LEAL, Ione Oliveira JatobáO presente trabalho apresenta um levantamento espacial das modificações geradas a partir da implantação do Complexo Eólio-Elétrico Campo Largo (CEE Campo Largo), localizado no município de Umburanas – Bahia. A área de estudo compreende aproximadamente 15.595 hectares de área diretamente afetada, no semiárido baiano, com potencial nominal de 630,9 megawatt (MW). As informações secundárias foram majoritariamente obtidas por meio do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) realizado para o licenciamento do Projeto (QUIFEL, 2013), como também da RAIS-CAGED e das estimativas da população disponibilizado pelo IBGE. A monografia discute as modificações espaciais relacionados a fase de implantação do projeto e seus desdobramentos no desenvolvimento socioeconômico diante do cenário encontrado na cidade de Umburanas - Bahia. Para tanto, foi realizada uma descrição das características do empreendimento apresentando informações sobre as áreas susceptíveis a degradação ambiental, como também alterações socioeconômicas na cidade de Umburanas, estado da Bahia. O trabalho destacou considerações sobre os impactos ambientais relacionados à expansão de vias de acesso (rodovia estadual), supressão vegetal, impactos socioeconômicos relacionados ao desenvolvimento local no setor de serviços. Diante das modificações discutidas observou-se que a soma dos impactos destacados no presente estudo precisam ser analisadas, pois o efeito acumulativo gerados pelas atividades desenvolvidas a partir da implantação do CEE Campo Largo, acompanhado de ações sem planejamento podem gerar impactos negativos ao ambiente se não tratadas corretamente.
- ItemLevantamento das modificações espaciais na cidade de Umburanas (BA) desencadeadas a partir da construção do complexo eólio – elétrico campo largo (CEE)(2018-12) SILVA, Azarias do Santos; JUNIOR, Luiz Claudio de Souza ; GÓES, Liliane Matos; SANTOS, Edvaldo Hilário dos; LEAL, Ione Oliveira JatobáO presente trabalho apresenta um levantamento espacial das modificações geradas a partir da implantação do Complexo Eólio-Elétrico Campo Largo (CEE Campo Largo), localizado no município de Umburanas – Bahia. A área de estudo compreende aproximadamente 15.595 hectares de área diretamente afetada, no semiárido baiano, com potencial nominal de 630,9 megawatt (MW). As informações secundárias foram majoritariamente obtidas por meio do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) realizado para o licenciamento do Projeto (QUIFEL, 2013), como também da RAIS-CAGED e das estimativas da população disponibilizado pelo IBGE. A monografia discute as modificações espaciais relacionados a fase de implantação do projeto e seus desdobramentos no desenvolvimento socioeconômico diante do cenário encontrado na cidade de Umburanas - Bahia. Para tanto, foi realizada uma descrição das características do empreendimento apresentando informações sobre as áreas susceptíveis a degradação ambiental, como também alterações socioeconômicas na cidade de Umburanas, estado da Bahia. O trabalho destacou considerações sobre os impactos ambientais relacionados à expansão de vias de acesso (rodovia estadual), supressão vegetal, impactos socioeconômicos relacionados ao desenvolvimento local no setor de serviços. Diante das modificações discutidas observou-se que a soma dos impactos destacados no presente estudo precisam ser analisadas, pois o efeito acumulativo gerados pelas atividades desenvolvidas a partir da implantação do CEE Campo Largo, acompanhado de ações sem planejamento podem gerar impactos negativos ao ambiente se não tratadas corretamente.
- ItemA linguagem da cartografia no ensino da geografia(2019-07) SILVA, Danielle Rocha Angelim da; SILVA, Josiane Jordão; LEAL, Ione Oliveira Jatobá; ARAÚJO, Joseane Gomes de; NUNES, Marcone Denys dos ReisA Cartografia, no âmbito da Geografia Escolar se apresenta como uma linguagem que permite a representação dos fenômenos que ocorrem no espaço, contribuindo com as discussões geográficas em sala de aula. Entretanto, a Cartografia na educação básica, muitas vezes, é vista como um conhecimento complexo tanto para os alunos como até mesmo para professores, o que contribui para o estudo generalizado dos conceitos cartográficos. Partindo dessa perspectiva, diversos fatores como as metodologias de ensino dos professores e os materiais didáticos utilizados influenciam notoriamente no processo de ensino e aprendizagem dessa linguagem. A pesquisa traz a seguinte pergunta: Quais os principais problemas que os professores de Geografia do Colégio Municipal Arionete Guimarães de Souza encontram para trabalhar a linguagem cartográfica? O recorte espacial escolhido foi a cidade de Serrolândia, Bahia, tendo como sujeitos/participantes da pesquisa docentes que lecionam Geografia nessa unidade escolar. O objetivo do trabalho foi analisar os principais problemas que esses professores se deparam ao trabalharem a linguagem cartográfica, bem como contribuir, por meio de propostas didáticas, com a prática docente dos sujeitos da pesquisa. Visando alcançar o objetivo do trabalho, foi adotada a abordagem qualitativa, visto que essa permite uma relação mais dinâmica entre pesquisador e objeto de estudo. Em relação ao método a pesquisa seguiu os procedimentos técnicos do estudo de caso. Buscando fundamentar as discussões realizadas no trabalho foram utilizados os procedimentos da pesquisa bibliográfica e da pesquisa documental, além da pesquisa de campo que permitiu uma interação com a realidade em que o fenômeno estudado ocorre. As práticas docentes são importantes no que se refere a Cartografia Escolar, entretanto vários fatores que cercam essa profissão acabam dificultando o processo de ensino e aprendizagem do saber cartográfico. A partir da pesquisa percebeu-se que a realidade em que os professores do COMAGS são submetidos não foge do cenário educacional brasileiro, em que a precarização da educação é infelizmente mais um obstáculo a ser enfrentado pelo profissional docente.
- ItemA percepção ambiental no Colégio Municipal Crescenciano Fernandes Pires, distrito de Itaitu, Jacobina – Bahia, à luz do Programa Despertar: um estudo de caso(2008-11-20) SEIXAS, Lívia Silva; NUNES, Jacy Bandeira Almeida; AMORIM, Eliã Siméia Martins dos Santos; LEAL, Ione Oliveira JatobáEste trabalho é o resultado de uma pesquisa exploratória, qualiquantitativa e baseada no método hermenêutico-dialético, acerca da percepção ambiental dos alunos e professores, a partir da atuação do Programa Despertar, no Colégio Municipal Crescenciano Fernandes Pires, situado no Distrito de Itaitu, zona rural do município de Jacobina-BA. O Programa Despertar é um programa especial do Serviço Nacional de Aprendizado Rural, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e com a Companhia de Eletricidade da Bahia. Atua promovendo capacitação em EA nas escolas das comunidades rurais dos municípios baianos. O Programa Despertar visa promover a conscientização ecológica do indivíduo, formando cidadãos conscientes dos problemas socioambientais do planeta e dispostos a promover ações de melhoria no âmbito da saúde, educação e meio ambiente. A proposta desse estudo de caso é, de fato, identificar a percepção ambiental dos alunos e dos professores do Colégio Municipal Crescenciano Fernandes Pires, a partir da aplicação de questionários de questões abertas para os professores e questionários de questões abertas, inclusive desenhos, para os alunos participantes da pesquisa. Esta pesquisa tomou como referência para interpretação dos dados as duas principais vertentes da EA: a conservadora e a emancipatória. Para a análise de dados utilizou a metodologia da Análise de Conteúdo. Ao final da pesquisa, detectou-se a presença da vertente naturalista da EA tanto nas concepções dos professores quanto nas concepções dos alunos, no entanto, percebe-se a transição desta para a visão socioambiental em ambas as partes.
- ItemA policultura orgânica e a relação agricultora-terra no Coxo de Dentro, Jacobina, Ba(2018-03-01) NOVAIS, Tainara Carvalho.; LIMA, Jamille da Silva; LEAL, Ione Oliveira Jatobá; GÓES, Liliane MatosEsta pesquisa tem por objetivo compreender a relação das agricultoras de Coxo de Dentro com a terra focando na policultura orgânica por elas praticada. Para o desenvolvimento desta pesquisa realizamos levantamento bibliográfico, entrevistas e pesquisa em campo, a qual foi realizada por meio de observações assistemática e sistemática durante os meses de agosto a novembro de 2017. As observações foram realizadas tanto na feira orgânica as quartas-feiras próximas ao Mercado Velho, Bairro da Matriz, na cidade de Jacobina-BA, visto a facilidade para manter o contato com as agricultoras, como também nas propriedades do Coxo de Dentro.Neste período foram realizadas entrevistas com oito clientes da feira orgânica, com seis agricultoras e com o ex-presidente da Associação Comunitária do Coxo de Dentro. Este estudo aponta que nos últimos tempos houve uma ruptura da relação entre agricultores-terra devido ao aumento da artificialização da agricultura, principalmente após a Revolução Verde e a modernização da agricultura, havendo“a alteração” do tempo da natureza devido a lógica do capitalismo. Contudo essa imposição não ocorreu em todos os lugares ou para todos os agricultores. As agricultoras que colaboraram na presente pesquisa possuem uma relação de respeito para com a terra e desenvolvem suas plantações baseadas no sistema orgânico de produção, mostrando desta maneira a resistência do lugar perante a lógica global da modernização da agricultura. Além de cultivarem suas plantações com práticas que causam menos impactos a natureza e saúde, estas agricultoras lucram com a imagem que criaram do lugar e comercializam seus produtos em uma feira orgânica, permitindo desta maneira sua emancipação socioeconômica.
- ItemA utilização de jogos cartográficos por meio remoto: uma experiência em estágio supervisionado em espaço não escolares(2022) ALVES, Edjámison Vieira ; PINTO, Robeani de Almeida ; LEAL, Ione Oliveira Jatobá; NUNES, Jacy Bandeira Almeida; FERREIRA, Carlos LimaO presente trabalho apresenta uma reflexão sobre o uso de jogos cartográficos para compreensão da espacialidade geográfica por meio de uma experiência em estágio supervisionado em Geografia com aplicações de oficinas pedagógicas, o mesmo foi efetuado em uma associação comunitária na comunidade de Ramal pertencente ao município de Quixabeira. O objetivo deste trabalho foi compreender a importância do uso de jogos para o ensino de orientação e localização cartográfica em ambientes não escolares a partir da experiência em estágio supervisionado em Geografia do Campus IV. Como forma de alcançar o objetivo foi adotada a abordagem qualitativa, uma vez que a mesma possibilita uma relação mais dinâmica entre pesquisador e objeto de estudo. Bem como os procedimentos da pesquisa bibliográfica, no sentido de buscar uma melhor fundamentação para as discussões realizadas no trabalho. A partir desta pesquisa percebeu-se que essa maneira de ensino e aprendizagem de forma lúdica é muito importante para o desenvolvimento dos conceitos.