Navegando por Autor "Kustner, Rocío Castro"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAnálise dos conteúdos de pedologia nos livros didáticos de geografia(Universidade do Estado da Bahia, 2020-12-26) Jesus, Angela Souza De; Oliveira, Rozilda Vieira; Kustner, Rocío Castro; Santos, Moacyr Velame Branco dosA pedologia é de suma importância para a Geografia, já que o objeto de estudo da Geografia é o espaço, e como estes se interligam, dessa forma é indispensável na educação básica. Nesse sentido, é fundamental que seja feita uma análise de como esses conteúdos vem sendo abordados nos livros didáticos, levando em conta a relação teoria e prática do ensino. Esta pesquisa visa analisar como são abordados os conteúdos de pedologia nos livros didáticos de geografia, tendo em vista a relevância deste tema para o ensino da geografia na educação básica. O estudo classifica-se como exploratório e descritivo, de natureza qualitativa e quantitativa. Os procedimentos metodológicos utilizados na realização deste estudo ocorreram através de pesquisa bibliográfica, observação, entrevista e questionário. Foram aplicados 30 questionários com 15 questões fechadas, em cada turma, do 6º ao 9º ano nas escolas do espaço rural e urbano, totalizando 155 alunos da rede urbana e 164 alunos da zona rural do 6ª ao 9º ano do Colégio Estadual Renato Machado e da Escola Municipal Antônio Mateus dos Santos, respectivamente. Também foram feitas entrevistas com os educadores, num total de 06 professores de Geografia. Para avaliação dos conteúdos de pedologia foram selecionadas duas coleções de livros didáticos: Geografia Homem & Espaço, 6º ao 9º ano LUCCI, Elian Alabi; BRANCO, Anselmo Lazaro. Ed. São Paulo, Saraiva, 2015, e a coleção Geografia Nos Dias de Hoje, 6º ao 9º ano de Giardino... [et all.], 2.ed. São Paulo: Leyla, 2015, 2019. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram: a) observação direta e análise do livro didático; b) questionários fechados para os alunos; c) entrevista semiestruturada com os professores; d) tabulação, análise de dados e elaboração de gráficos. Para avaliar o conhecimento dos alunos em relação ao conteúdo solos foram realizadas oficinas com o tema Pintando com o solo. Os resultados da pesquisa indicam que os livros didáticos refletem em estudos mecânicos, distanciados do cotidiano dos alunos, os conteúdos são abordados de forma incipiente, não atendendo aos dispostos nas bases normativas dos PCNs e da Base Nacional Comum Curricular. Em função dos resultados obtidos ressalta-se a importância da disciplina Pedologia na formação do professor de Geografia para que este na prática pedagógica esteja preparado para suprir as deficiências e/ou limitações desses conteúdos nos livros didáticos, bem como adequar os conteúdos à realidade dos alunos, tornando as aulas de Geografia mais interessantes, contribuindo para o processo ensino aprendizagem.
- ItemTemplos pentecostais e neopentecostais na paisagem urbana da cidade de Santo Antonio De Jesus(Universidade do Estrado da Bahia, 2023) Santos, Antonia Calista; Kustner, Rocío Castro; Requião, Luís Claudio; Castro, Janio RoqueEsta pesquisa objetiva analisar as mudanças causadas pelos templos pentecostais e neopentecostais na paisagem urbana da cidade de Santo Antonio de Jesus. Esses templos chamam atenção da sociedade por se encontrarem próximas uns dos outros, ocupando um grande espaço no território e modificando a paisagem urbana. Como procedimentos metodológicos, foram realizados levantamento bibliográfico, analise de mapas do município e, no trabalho de campo, nos servimos do google maps para catalogar os números de templos presentes na cidade e, seguidamente do registro fotográfico de seus principais templos. Verificamos que estão espalhados por todo o território, tanto no centro quanto na periferia, onde proliferam os templos em imóveis alugados, de porte menor, com outdoors e slogans que combinam coma imagem comercial da cidade. Ao analisar a presença dos templos desses movimentos ficou nítido o impacto que eles causam dentro da paisagem urbana de Santo Antonio de Jesus, modificada pelos processos do capitalismo global.