Navegando por Autor "Kavalkievicz, Cristina"
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- ItemEducação profissional na rede estadual de ensino da Bahia de 2008 a 2016: análise da implementação de uma política baseada na educação integral, no trabalho como princípio educativo e no desenvolvimento social e sustentável no território(2020-11-03) Kavalkievicz, Cristina; Mutim, Avelar Luiz Bastos; Lima, Antonio Almerico Biondi; Carvalho, Marize Souza; Melo, Roberto da Cruz; Manfredi, Silvia Maria; Machado, Célia Tanajura; Leiro, Augusto Cesar RiosA presente pesquisa assume como objeto de estudo o conhecimento da política da educação profissional da rede estadual de ensino da Bahia a partir das intencionalidades dos formuladores, nas dimensões sociopolítica, organizacional e pedagógica reveladas nos seus documentos oficiais e demais publicações. Busca responder como a política da educação profissional implementada no período de 2008 a 2016 na rede estadual de ensino da Bahia se organizou na perspectiva da sua intencionalidade para a formação dos/as trabalhadores/as brasileiros/as? Adota a abordagem dialética na pesquisa em educação, partindo do materialismo histórico dialético, munido de historicidade, deliberado, pensante e crítico na perspectiva da investigação da realidade. Utiliza o procedimento metodológico da análise documental como fonte primária de análise, valendo-se dos documentos oficiais e das demais publicações realizadas pela Superintendência de Educação Profissional, no âmbito da Secretaria da Educação, órgão central responsável pela implantação da educação profissional na rede estadual de ensino e também pelas publicações realizadas por parceiros estabelecidos em convênios e contratos. A análise desenvolvida na pesquisa demonstra que a política da educação profissional do estado no referido período guarda profunda relação com a conjuntura nacional no campo da educação profissional, marcada pela nova institucionalidade possibilitada pelo Decreto Federal nº 5.154/2004, na 1ª gestão do Presidente Luíz Inácio Lula da Silva. A sincronia da gestão estadual com a federal contribui para as características da política de educação profissional pública proposta no estado. Centrada no trabalho como princípio educativo, a intervenção social como princípio pedagógico, implicada com a educação integral emancipatória e o desenvolvimento territorial sustentável sua base político-filosófica e epistemológica na dimensão sociopolítica, organizacional e pedagógica revela que esta política educacional se vinculou com o campo popular e progressista. A pesquisa permite construir uma visão geral do conjunto desta educação no estado e a relevância do seu lugar na história como voltada para os/as que vivem do trabalho e posicionada na vanguarda do seu tempo. Os resultados dos estudos sugerem que os limites para seu avanço foram dados pelo próprio período histórico que a engendrou. Continuar a perscrutá-la no sentido de decifrar os enigmas que esse processo histórico coloca é instigador, pois para avançar no sentido de compreender a dinâmica histórico-social perspectivando a transformação social, impõe-se a obrigação de analisar de forma sistemática as experiências vivenciadas.
- ItemAs jornadas em cartaz na formação de professores/as(2010-09-13) Kavalkievicz, Cristina; Leiro, Augusto César Rios; Nascimento, Claudio Orlando Costa do; Preto, Nelson de Lucca; Sonneville, Jacques JulesEsta Dissertação de Mestrado em Educação foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia. Buscou compreender a contribuição das Jornadas Pedagógicas, organizadas e coordenadas pelo Sindicato dos Professores no Estado da Bahia no período 1989/2009. O estudo de natureza qualitativa, do tipo exploratório elegeu a abordagem dialética como caminho teórico fundamental. A investigação desenvolvida em fontes primárias e secundárias levantou informações documentais, dialogou a partir de entrevista semiestruturada com diretores/as e ex-diretores/as e aplicou questionário junto à categoria. A pesquisa reconhece as Jornadas Pedagógicas como ação sindical implicada com a formação de professores/as e como atividade políticopedagógica histórica, fruto da luta dos/as docentes por formação continuada e melhores condições de trabalho, saúde, carreira e salário. Evidenciou-se nas Jornadas Pedagógicas Sindicais, nesses vinte anos, o qualificado encontro da política com a educação e seu caráter claramente formativo, plural e coletivo.