Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Julião, Laurinda Sousa"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Práticas educativas: história, cultura e tradições na associação regional da escola família agrícola do sertão - Arefase - Monte Santo / Ba
    (2012-04-12) Julião, Laurinda Sousa; Messeder, Marcos Luciano Lopes; Veloso, Marília Lomanto; Nascimento, Antônio Dias
    Esta dissertação é resultado da sistematização de um estudo de caso, realizado na Associação Regional da Escola Família Agrícola do Sertão (AREFASE) e na Escola Família Agrícola do Sertão (EFASE), situadas no município de Monte Santo/BA. Teve como objetivos: descrever a história e a estrutura organizacional destas instituições, descrever e analisar a concepção político-educativa, assim como o sentido da educação política e; os processos e estratégias das práticas educativas sociocomunitárias vivenciadas no cotidiano da AREFASE. Desenvolveu-se através de um conjunto composto por método e técnicas de abordagens de cunho etnográfico que forneceram os elementos e critérios para a descrição e análise das informações; da história oral enquanto elemento constitutivo de valor do protagonismo dos colaboradores, elemento caracterizador da narração de vozes historicamente subalternizadas, neste estudo representado pelos trabalhadores e trabalhadoras na agricultura familiar na região do Sertão baiano. Os resultados apontam uma efetiva relação de colaboração entre escola-família-comunidade, efetivada através de diferentes estratégias e experiências, tais como: reuniões, assembleias, mutirões, mística, serões, feiras e exposições de artesanatos, feiras e exposições solidárias, dramatizações teatrais, cursos e/ou capacitações. Revelou-se ainda, que a estratégia de articulação com outras entidades tem sido relevante para o alcance de êxito na educação sócio-comunitária como uma proposta de superação do paradigma da educação hegemônica e alienadora e, por isso, desenvolve-se através de um conjunto de ações/programas que englobam práticas educativas e de sociabilidade.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais