Navegando por Autor "Jorge, Eduardo Manuel de Freitas"
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- ItemArquitetura de referência para Softwares de indexação e recuperação de documentos nas universidades aplicando técnicas de SEO(Universidade do Estado da Bahia, 2016-11-06) Araújo, Gustavo Santana; Jorge, Eduardo Manuel de Freitas; Lenz, Alexandre Rafael; Santos, TríciaA divulgação da produção científica das Universidades é de suma importância atualmente, e se destacar no meio de tanta informação é um desafio constante. Por isso surge a pergunta: como ampliar a visibilidade dos trabalhos científicos elaborados na UNEB utilizando técnicas de SEO - que pode ser definido como técnicas para otimização de sites para mecanismos de busca na web. Essa pesquisa propõe uma arquitetura de referência cujo requisito principal é melhor ranquear os trabalhos científicos, produzidos na instituição, nas principais ferramentas de busca conhecidas. Os Repositórios Institucionais apresentam uma opção para esse projeto já que implementam a parte da gestão dos documentos produzidos. Para medir o sucesso da instância da arquitetura, é preciso que a solução seja indexada pelos buscadores para que as técnicas de SEO ajam e melhorem o ranqueamento dos itens presentes na arquitetura de referência. Os resultados da aplicação dessas técnicas podem ser percebidos quando o retorno possui um ranqueamento vantajoso em relação a quantidade de resultados que são mostrados.
- ItemExplorquest - um aplicativo educacional baseado no modelo webquest com adição de elementos de gamificação(Universidade do Estado da Bahia, 2021-07-12) Santos, Lucas Gabriel de Oliveira; Jorge, Eduardo Manuel de Freitas; Lobato, Peterson; Massa Neto, Ernesto de Souza; Jorge, Eduardo Manuel de FreitasNas últimas décadas surgiram conceitos como a indústria 4.0 e a economia criativa que por sua vez proporcionaram o surgimento de novas demandas sociais e profissionais. Na educação, novas metodologias, tecnologias e ferramentas vem possibilitando uma maior interação entre alunos e professores e a utilização da internet, desde a década passada, é uma forte aliada na construção do conhecimento, porém como é sabido, a internet é uma rede de informações gigantesca, e quanto mais ela se expande maior é a possibilidade de desvios e desinformações no processo de aprendizagem. A metodologia Webquest surgiu na década de 90 com o objetivo de proporcionar um processo de pesquisa orientado tendo o aluno como foco foi desenvolvida justamente com o objetivo de utilizar os recursos da internet de maneira eficaz, porém, em decorrência da época do seu surgimento, existem alguns elementos que podem ser melhor explorados através de estratégias e a utilização de novos recursos como a inclusão de elementos de gamificação e recursos nativos dos dispositivos móveis. Nesta perspectiva, o presente projeto tem como objetivo a utilização da metodologia Webquests de forma conjunta a inclusão de estratégias de gamificação e recursos nativos dos dispositivos móveis para a construção de um aplicativo educacional que possibilite a realização de desafios orientados de maneira envolvente e agregadora. Esta pesquisa adotou a Design Science Research (DSR), tendo com uma das suas etapas a elaboração de uma revisão sistemática e a construção de um protótipo que foi materializado em um aplicativo denominado ExplorQuests. Através da avaliação dos requisitos foi possível constatar que a aplicação conseguiu englobar os elementos almejados e com a apresentação da ferramenta em conjunto com um questionário foram obtidos resultados que validam as conjecturas teóricas relacionadas a utilização de estrategias de gamificação para aprimoramentos em atividades webquests, a inclusão de conceitos de outras teorias de aprendizagem e a possibilidade de maior envolvimento com a utilização de dispositivos móveis, assim validando e reforçando os benefícios do ExplorQuests
- ItemGenGame: associação do uso de fábrica de aplicativos com geradores de código para games em dispositivos móveis(UNEB, 2016-06-06) Araújo, Arthur Santos de; Jorge, Eduardo Manuel de Freitas; Lenz, Alexandre Rafael; Santos, Tricia SoutoA área dos dispositivos móveis tem crescido exponencialmente nos últimos anos e um seguimento neste contexto que vem se destacando é o de jogos. No entanto, o desenvolvimento de um jogo mobile é algo complexo e muitas vezes custoso. O mercado possui uma alta demanda imediatista destes, fazendo com que cada vez mais seja necessário otimizar os métodos de desenvolvimento, resultando normalmente na redução do ciclo de criação e no custo do projeto. O presente trabalho propõe a especificação e construção de um gerador de código para jogos em dispositivos móveis que segue a linha de uma fábrica de aplicativos, chamado de GenGame. Solução esta que permite a personalização inicial por parte do usuário e gera o código do projeto já customizado na plataforma Android. Para validação e verificação da solução proposta foram construídos dois jogos denominados Terra do Gelo - Tiro e Terra do Gelo - Locomover.
- ItemInspeção e evolução da usabilidade de buscadores tipo diretório: Estudo de caso com o fazDelivery(Universidade do Estado da Bahia, 2014-07-29) Reichow, Juliana Fajardini; Jorge, Eduardo Manuel de Freitas; Rocha Júnior, João Batista ; Lenz, Alexandre RafaelO objetivo deste trabalho é propor e aplicar uma metodologia para melhoria da usabilidade de buscadores do tipo diretório (que possuem bases de dados estruturados e com formato conhecido). A metodologia propõe: a inspeção heurística das interfaces da ferramenta; teste e observação com usuários em cenários aproximados de uso real; priorização dos problemas de usabilidade identificados; levantamento de soluções conceituais para os problemas e de soluções de ferramentas correlatas; prototipação e implementação das soluções propostas e nova rodada de testes para avaliar a efetividade das melhorias. É apresentado um estudo de caso com o fazDelivery, um buscador de deliveries georreferenciado para a cidade de Salvador, na Bahia. O caminho percorrido apresentado permite, também, planejar de antemão possíveis soluções e, assim, aumentar as chances de sucesso de aplicações posteriores da mesma em outras plataformas ou experimentos de melhoria de interfaces de usuários.
- ItemModelo EAD-BI: Uma solução genérica de business intelligence para a ferramenta MOODLE(Universidade do Estado da Bahia, 2015-11-19) Jorge, Margarete Neves dos Santos; Jorge, Eduardo Manuel de Freitas; Saba, Hugo; Santos, Trícia SouzaCom o crescimento do ensino a distância (EAD), cresce também a preocupação com a qualidade da formação oferecida por essas instituições. Para garantir a credibilidade das mesmas, surge a necessidade de utilização da avaliação processual como método avaliativo. Porém, o ambiente utilizado para que haja interação entre professor e aluno muitas vezes não está preparado para fornecer informações que permitam a utilização da avaliação processual. É o caso do MOODLE, ambiente mais utilizado pelas instituições de EAD. Com o intuito de fornecer essas informações para as instituições EAD que fazem uso dessa ferramenta e necessitem de apoio para gerenciar um ou vários cursos, essa pesquisa propõe a elaboração de uma solução genérica capaz de se conectar a base de dados do MOODLE e extrair dela dados que auxiliem professores e tutores na utilização da Avaliação Processual como método avaliativo, permitindo que esses dados possam ser utilizados por ferramentas OLAP para geração de gráficos e relatórios que tornem essa análise mais simples. Fazendo uso da solução genérica desenvolvida, foi gerado um DW utilizando uma base de dados fictícia do MOODLE. A partir dele, foram criados gráficos na ferramenta OLAP que atestaram a aplicabilidade da solução.
- ItemPhoto context: uma ferramenta para gerenciamento de fotos baseada em contexto(Universidade do Estado da Bahia, 2021-07-12) Santos, Talita Ramos dos; Jorge, Eduardo Manuel de Freitas; Lobato, Peterson; Massa Neto, Ernesto de SouzaO crescente avanço da tecnologia e a migração dos ambientes de computação desktop para a computação móvel ocasionou a geração de grandes quantidades de informações. Contudo, ainda há uma carência de soluções eficientes para gerenciar, organizar as informações e apresentá-las para o usuário de forma relevante e intuitiva. Diante deste contexto, esta pesquisa consiste no desenvolvimento de uma ferramenta que permita gerenciar fotos utilizando informações contextuais aliadas a técnicas de Interação Humano-Computador (IHC). Objetiva-se, assim, o estreitamento da lacuna semântica entre a percepção humana e a percepção computacional, bem como estimular o desenvolvimento de aplicativos baseados em contexto. Com base nas investigações e pesquisas disponíveis sobre o tema, e apoiada na metodologia de pesquisa Design Science Research (DSR), um aplicativo para gerenciamento de fotos foi projetado e implementado conforme os ciclos determinados nesta metodologia - o aplicativo Photo Context. Os resultados obtidos por meio de uma avaliação dos requisitos indicaram que a solução atendeu corretamente a sua especificação planejada. Outra estratégia de validação foi a aplicação de questionário que demonstrou a necessidade que os usuários tem de uma ferramenta como o Photo Context
- ItemUm algoritmo de roteamento para o Boost.Http(Universidade do Estado da Bahia, 2016-06-06) Santos, Uisleandro Costa dos; Suárez, Diego Gervasio Frías; Souza, Leandro Santos Coelho de; Jorge, Eduardo Manuel de FreitasA linguagem C++, embora considerada difícil por alguns, por possuir funções de baixo nível, e por possuir problemas de compatibilidade nos diversos sistemas operacionais, vem sofrendo mudanças no sentido de tornar esta linguagem mais constante, com poucas modificações nos diversos sistemas operacionais, sem perder performance. Um dos grupos que tem influenciado bastante o processo de padronização da linguagem é o grupo que criou e mantem o conjunto de bibliotecas Boost. Um dos projetos que estão em discussão no Boost, é o Boost.Http, que dá suporte ao protocolo HTTP, e conta com um modelo de concorrência baseado em IO Assíncrono. O Boost.Http, no entanto, não possui suporte ao Roteamento de URLs, o que implica que o desenvolvedor Boost.Http precisa criar o mapeamento das URLs para as funções correspondentes no código. Este trabalho teve como objetivo principal prover uma camada de Roteamento para o Boost.Http, possibilitando assim que quem optar por usar esta biblioteca, possa se preocupar com outras questões e não com roteamento. Tendo desenvolvido e testado dois algoritmos de roteamento para o Boost.Http, abordou-se como segundo objetivo, a comparação do Boost.Http com outras tecnologias de desenvolvimento web, para obter uma visão geral, no que diz respeito ao desempenho, que poderia fazer com que alguém pudesse decidir usar o Boost.Http para desenvolver aplicações web. Foram desenvolvidas aplicações em CROW, PHP e Boost.Http contendo as mesmas funcionalidades e as mesmas mensagens de retorno para as Rotas que foram pré-definidas durante o processo de testes de cobertura de código. Foram feitos testes de carga usando a mesma ferramenta, nas mesmas condições de configuração de ambiente. A partir dos testes, foi possível observar que o CROW teve um resultado melhor do que o Boost.Http com roteamento. Então optou-se por testar o Boost.Http sem roteamento e observou-se que ainda assim o CROW teve um resultado melhor e que o roteamento.não comprometeu significativamente o desempenho das aplicações desenvolvidas com Boost.Http, no caso de teste considerado. As aplicações em C++, desenvolvidas com CROW e com Boost.Http, tiveram um desempenho melhor do que a aplicação desenvolvida em linguagem PHP. Os resultados sugerem que o CROW permite desenvolver aplicações de melhor performance, no entanto, não possui uma comunidade de usuários tão ampla, nem uma variedade de frameworks e tutoriais, como o PHP, o que deve ser levado em conta na tomada de decisão.
- ItemUm estudo de usabilidade para sites de Internet Banking de Bancos Brasileiros(Universidade do Estado da Bahia, 2013-12-13) Barbosa, Cássio Ramon Pereira; Amorim, Cláudio Alves; Cerqueira, Antônio Marcos Brito; Jorge, Eduardo Manuel de FreitasPor representarem um grande potencial de economia de custos e expansão dos negócios, os serviços de Internet Banking têm recebido crescentes investimentos das instituições financeiras. Para que estes investimentos se justifiquem é necessária à adesão por parte dos clientes, e a qualidade de tais sistemas têm grande importância neste respeito. Neste projeto, dois sistemas de Internet Banking são avaliados quanto à usabilidade de sua interface. A Avaliação Heurística e a Análise de Critérios Ergonômicos são usadas como métodos de verificação. Com base nas deficiências encontradas, é apresentado um protótipo contendo a correção das mesmas.
- ItemUm guia baseado em heurísticas de usabilidade específicas para o desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis(UNEB, 2018-07-06) Gonçalves, Danilo Simas; Jorge, Eduardo Manuel de Freitas; Massa Neto, Ernesto de Souza ; Lenz, Alexandre RafaelCom a popularização dos smartphones também cresce o número de aplicativos disponíveis no mercado para esta plataforma, apesar desse contínuo crescimento muitos aplicativos ainda estão falhando em manter os usuários interessados e envolvidos por muito tempo. Parte disso se dá pelo fato dos smartphones possuírem características muito distintas dos tradicionais desktops, o que implica em uma série de desafios para o design e desenvolvimento de aplicativos com boa usabilidade. Para vencer esses desafios e desenvolver aplicações com boa usabilidade recorre-se às heurísticas de usabilidade como guia na construção e avaliação dessas aplicações. No entanto, atualmente, as heurísticas disponíveis e já consolidadas são gerais e não tratam de todos os aspectos característicos dessa plataforma, além disso, há uma carência de componentes que se predispõem a atender heurísticas de usabilidade. Nesse contexto, este trabalho propõe a elaboração de um guia de usabilidade, independente do sistema operacional, que incorpore um conjunto de heurísticas adequadas para os aspectos característicos dos smartphones. Além do guia foram desenvolvidos alguns componentes que atendem às especificações do guia proposto visando auxiliar os desenvolvedores, numa perspectiva de reúso, na construção de suas aplicações.
- ItemUm modelo de BI para análise de desempenho dos alunos em cursos EAD(Universidade do Estado da Bahia, 2014-07-13) Carmo, Leonardo Campos do; Jorge, Eduardo Manuel de FreitasO provimento de informações pelo Business Intelligence para auxiliar gestores já é uma realidade. Os bancos de dados operacionais camuflam muitas informações importantes que podem servir de indicadores para um melhor gerenciamento. No entanto, ainda é pouco utilizado em áreas como a da educação, principalmente na área da educação à distância, que tem a difícil missão de tornar possível a avaliação processual num curso que tem como principal característica a comunicação não presencial, feita por meio das mídias. Com o objetivo de auxiliar os professores na avaliação processual no ensino à distância que surgiu o desafio desta pesquisa de criar um modelo de Business Inteliggence para análise de desempenho dos alunos de um curso EAD. Este modelo é constituído de uma arquitetura técnica, uma arquitetura de BI e algumas visões analíticas.
- ItemUso de Design Thinking na detecção de funcionalidades desejáveis para ferramentas de gerenciamento de arquivos(Universidade do Estado da Bahia, 2016-11-06) Silva, Kelly Bregonci; Jorge, Eduardo Manuel de Freitas; Santos, Trícia Souto; Lenz, Alexandre RafaelEm meio a um mundo globalizado, onde com o advento da internet as informações fluem de maneira rápida, as pessoas têm armazenado cada vez mais informações em seus computadores e dispositivos móveis. Diante disso é crescente a necessidade de ferramentas que auxiliem os usuários no processo de recuperar essas informações armazenadas de forma simples e intuitiva. Essa pesquisa tem como objetivo detectar funcionalidades desejáveis para ferramentas de gerenciamento de arquivos tendo como norte a utilização de uma técnica que foca na interação entre usuários e desenvolvedores e usuários e o sistema. Foi utilizado o design thinking (DT) a fim de verificar as necessidades e desejos dos usuários no que tange a utilização de ferramentas de gerenciamento, a partir das informações coletadas foi elaborado um protótipo que foi avaliado tendo conceitos de usabilidade como critérios para a análise. A partir dos resultados obtidos com essa avaliação o protótipo foi refinado e reavaliado. Os resultados obtidos nessa pesquisa apontam para a validade da utilização do design thinking e usabilidade na concepção de sistemas, visto que atinge o objetivo de entender o usuário e disponibilizar o que eles necessitam.
- ItemUso de design thinking na detecção de funcionalidades desejáveis para ferramentas de gerenciamento de arquivos(UNEB, 2026-06-06) Silva, Kelly Bregonci; Jorge, Eduardo Manuel de Freitas; Santos, Trícia Souto; Lenz, Alexandre RafaelEm meio a um mundo globalizado, onde com o advento da internet as informações fluem de maneira rápida, as pessoas têm armazenado cada vez mais informações em seus computadores e dispositivos móveis. Diante disso é crescente a necessidade de ferramentas que auxiliem os usuários no processo de recuperar essas informações armazenadas de forma simples e intuitiva. Essa pesquisa tem como objetivo detectar funcionalidades desejáveis para ferramentas de gerenciamento de arquivos tendo como norte a utilização de uma técnica que foca na interação entre usuários e desenvolvedores e usuários e o sistema. Foi utilizado o design thinking (DT) a fim de verificar as necessidades e desejos dos usuários no que tange a utilização de ferramentas de gerenciamento, a partir das informações coletadas foi elaborado um protótipo que foi avaliado tendo conceitos de usabilidade como critérios para a análise. A partir dos resultados obtidos com essa avaliação o protótipo foi refinado e reavaliado. Os resultados obtidos nessa pesquisa apontam para a validade da utilização do design thinking e usabilidade na concepção de sistemas, visto que atinge o objetivo de entender o usuário e disponibilizar o que eles necessitam.