Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Jesus Júnior, José Expedito de"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Gestão educacional: um estudo da dimensão pedagógica no município de Ibotirama – Bahia
    (2015-09-02) Jesus Júnior, José Expedito de
    Esta dissertação tem como objetivo principal investigar o grau de efetivação da dimensão pedagógica da gestão educacional pelos gestores em educação das escolas e do sistema de ensino público, motivado pelos resultados descendentes do Índice da Educação Básica, nos Anos Finais do Ensino Fundamental, no município de Ibotirama, Estado da Bahia. O percurso metodológico está divido em sete momentos estruturados e desenvolvidos a partir de problemática prévia, apropriação do referencial teórico que serve de base para a pesquisa, estudos exploratórios, identificação de eixos categóricos, realização do trabalho de campo, análise de dados e elaboração do produto, trata-se de uma abordagem qualitativa, de natureza descritiva, sendo a coleta de dados feita por meio de entrevistas exploratórias e questionário. Na perspectiva multidimensional da gestão educacional, os dados foram organizados em quatro categorias: dimensão econômica; dimensão política; dimensão cultural e dimensão pedagógica. Com a verificação do problema proposto constatou-se que os gestores das escolas e do sistema de ensino público municipal de Ibotirama reconhecem a dimensão pedagógica da gestão educacional; e, compreendem parcialmente a dimensão econômica, política e cultural. O cenário educacional adverso no município de Ibotirama sinaliza uma demanda por uma maior sensibilização para as práticas de gestão da educação nas políticas educacionais locais, pelo que traduzimos uma proposição de intervenção em forma de diretrizes para elaboração de plano de efetivação da dimensão pedagógica
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais