Navegando por Autor "Jesus , Carla Tamillis Santos de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA prática pedagógica inclusiva nas escolas estaduais em Riachão do Jacuípe.(Universidade do Estado da Bahia, 2016) Jesus , Carla Tamillis Santos de; Carvalho., Maria Cezarela Oliveira deO presente trabalho apresenta a prática pedagógica inclusiva, no município de Riachão do Jacuípe- Ba. Tem como objetivo principal compreender quais os desafios da prática inclusiva em Riachão do Jacuipe. Desse modo, busco investigar Quais os principais desafios que os professores da educação regular encontram na prática pedagógica inclusiva? Os docentes recebem capacitação para esse trabalho inclusivo? Os professores de Riachão do Jacuípe estão preparados para o trabalho pedagógico com alunos com necessidades específicas? Dessa forma, o estudo baseia-se nos fundamentos teóricos de Carvalho (2008) Ferreira e Guimarães (2003), Filho (2003), Mantoan (1997), Mazzotta (2001), Motta (1997), Souza (2013), dentre outros, para discussão sobre qual o conceito de inclusão, como foi a evolução histórica das leis educacionais brasileiras, na área da educação inclusiva, como vem sendo realizada essa proposta no município em estudo.Apoiou-se na abordagem qualitativa, através da realização de pesquisa de campo com professores e alunos do Ensino Médio e professores de Atendimento Educacional Especializado. Tomou-se como instrumentos de pesquisa, para a coleta de dados, e posterior análise, entrevistas semiestruturadas. Os resultados de tal estudo mostram que a escola pesquisada vem tentando realizar a inclusão, mas ainda tem algumas coisas a serem feitas para que a educação aconteça efetivamente. Os professores ainda encontrammuitas dificuldades, pois o número significativo de alunos por turma dificulta o trabalho do professor e ainda falta capacitação profissional para atender a demanda dos alunos.