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Navegando por Autor "Jesus, Suellen Câmara Alves de"

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    A avaliação da aprendizagem no ensino de francês como língua estrangeira (FLE): um breve estado da arte
    (Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-17) Jesus, Suellen Câmara Alves de; Malzac, Hermes Morais; Leclercq, André Cláudio René; Almeida, Risonete Lima de
    Nos últimos anos, a avaliação tem ganhado destaque na Didática de Línguas, especialmente após a publicação do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR, 2001), que estabeleceu a avaliação como um dos três pilares centrais no ensino de Línguas Estrangeiras Modernas (LEM). Apesar de sua relevância, o tema ainda é pouco explorado em pesquisas no contexto brasileiro. Diante desse cenário, este trabalho busca responder às seguintes questões: quais são os desafios do processo avaliativo no ensino de Línguas Estrangeiras (LE), em especial no ensino de Francês como Língua Estrangeira (FLE), e quais são as novas demandas contemporâneas? O objetivo geral é conhecer os achados científicos de pesquisas que abordam a avaliação da aprendizagem em contextos de ensino de língua estrangeira com foco para o Francês como língua estrangeira. Para isso, realizamos um estado da arte, mapeando teses e dissertações da área de LEM publicadas na base de dados da CAPES, no período de 2000 até os dias atuais. Esse levantamento permite: identificar pesquisas cujo escopo seja a avaliação das competências linguageiras; descrever os principais problemas e resultados apontados; detectar lacunas e demandas emergentes na área. A metodologia adotada é pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, fundamentada em análise bibliográfica. Os referenciais teóricos incluem Cuq e Gruca (2017) sobre Didática de Línguas; Fouchet e Guedat (2015) sobre Docimologia; e Dervin e Salmi (2007) acerca da avaliação como prática social. Os resultados das análises evidenciam que grande parte das pesquisas sobre avaliação se concentra no campo do FLE. Um dos problemas mais recorrentes apontados é a ausência de disciplinas específicas na formação inicial de professores, capazes de atender às demandas atuais do processo avaliativo. Esses resultados reforçam a necessidade de ampliar e aprofundar os estudos na área, contribuindo para a melhoria do ensino de LE no Brasil.
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