Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Jesus, Ramon Ferreira de"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Conceitos de genética dos alunos da terceira série do ensino médio do colégio estadual Ary Silva no município de Itiúba – Bahia, no ano de 2010
    (Universidade do Estado da Bahia, 2011) Jesus, Ramon Ferreira de; Almeida, Zózina Maria Rocha de; Freitas, Juliana Cortes; Oliveira, Rodrigo de Queiroz
    É indiscutível o papel que as novas tecnologias de informação têm na criação de novos espaços de conhecimento e a globalização foi imprescindível para que uma série de aparatos tecnológicos tais como sites, softwares, aplicativos, plataformas direcionados ao universo científico tivessem maior alcance e de forma mais socializada e abrangente. No entanto, o pouco conhecimento dessas tecnologias, assim como o seu uso inadequado pode levar à construção de conceitos equivocados e contraproducentes para o ensino. O conhecimento biológico concatenado no campo conceitual da Genética tem possibilitado a humanidade avanços jamais imaginados. Este estudo visa refletir sobre a assertividade ou distorção dos saberes adquiridos a cerca do conteúdo Genética e buscar metodologias facilitadoras para o seu ensino na terceira série do Ensino Médio no Colégio Estadual Ary Silva no Município de Itiúba - Bahia. A metodologia adotada envolve uma abordagem qualquantiitativa e o questionário semi-estruturado foi utilizado com instrumento da pesquisa tendo como sujeitos os alunos de duas terceiras séries do Ensino Médio na referida escola. Os resultados apontaram que 70% dos os estudantes têm dificuldades de aprendizagem no campo conceitual da Genética, mais precisamente com referência à nomenclatura, conceituação e significação, de acordo com os conceitos fundamentados cientificamente e que nortearam este trabalho. Nesta perspectiva percebe-se a necessidade da utilização de metodologias voltadas para atividades práticas que priorizem a investigação e o saber fazer. Sugerimos ainda a busca de diversas tecnologias da informação, como a informática com os jogos online, softwares de simulação, a pesquisa na internet, a televisão com programação voltada para o ensino e a mídia impressa que divulga uma imensa gama de informações voltadas para o universo educacional e da ciência, que vem contribuindo positivamente para o sucesso do aprendizado de Genética e outros ramos da Ciência Biológica.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais