Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Jesus, Priscila Silva de"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    A importância da família na escola durante a educação infantil
    (Universidade do Estado da Bahia, 2025-01-13) Martins, Eligleice Yara Santos Ribeiro; Jesus, Priscila Silva de; Silva, Silvana Ferreira da; Cerqueira , Maeve Mascarenhas de
    O presente trabalho tem como objetivo analisar a importância da relação da família com a escola durante a educação infantil. Os procedimentos metodológicos que foram desenvolvidos nesta pesquisa são de caráter qualitativo e exploratória para entender como a participação da família influencia o processo educacional da criança. Como instrumento de coleta de dados foram utilizados um questionário semiestruturado e a observação direta, que abordaram de forma detalhada a complexa relação entre família e escola na educação infantil. A pesquisa bibliográfica ofereceu um aporte teórico sobre a importância da relação familiar com a escola e seus reflexos sobre a aprendizagem da criança, utilizando como base autores que estudam o tema tais como: Prado (1981), Lane (1985), Piaget (1997) e Vygotsky (1991). O resultado da pesquisa evidencia uma aparente contradição nas respostas dos pais: enquanto a maioria afirma ter uma boa relação com a escola, alguns relatam que essa relação não é constante. A resistência dos pais em discutir o comportamento dos filhos na escola é um fenômeno complexo e multifacetado, para superar essa resistência e promover uma maior participação dos pais. A pesquisa evidenciou a importância fundamental da parceria entre família e escola para a promoção do desenvolvimento integral da criança na educação infantil. A compreensão mútua dos objetivos pedagógicos, a valorização da diversidade familiar e a construção de uma comunicação eficaz são pilares dessa parceria. É crucial que a escola atue como mediadora, promovendo um ambiente acolhedor e oferecendo apoio às famílias. Além disso, as políticas públicas devem ser repensadas para incentivar a participação das famílias e garantir que todas as crianças tenham acesso a uma educação de qualidade.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais