Navegando por Autor "Jesus, Maria Gorete Sacramento de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEstilo de Liderança do Diretor: Contribuições Para a Gestão Escolar(2022-03-17) Jesus, Maria Gorete Sacramento de; Pimentel, Gabriela Sousa Rêgo; Neto, Ernani Coelho; Coité, Simone Leal SouzaEsta dissertação teve como objetivo analisar como o estilo de liderança do diretor pode contribuir para a gestão escolar da rede pública municipal de Salvador – Bahia. Trata-se de um estudo de caso qualitativo, desenvolvido na Gerência Regional de Educação (GRE) Orla, composta por 38 diretores escolares. Desse universo, 24% participaram da pesquisa. Uma agenda e um quadro de referência foram desenvolvidos para orientar a coleta de dados por questionários no Google Formulários, prosseguindo-se com a análise documental. Os questionários foram aplicados a uma amostra não probabilística da população. A análise documental se baseou em documentos de órgãos públicos de educação com foco na gestão escolar, papel do diretor e liderança transformacional. As discussões teóricas foram centralizadas em três subseções: educação e gestão na contemporaneidade; liderança escolar e estilo de liderança. A gestão escolar se encontra em evidência, apontando para a importância da liderança em um cenário de mudanças e transformações que impõem desafios no campo educacional e refletem na atuação do diretor escolar. Espera-se que a liderança escolar priorize ações para fortalecimento da gestão escolar. Há múltiplos estilos de liderança, predominando-se: estilo orientado para tarefas e resultados e estilo orientado para pessoas e relacionamentos. A análise dos dados incluiu: caracterização dos dados pessoais e profissionais, categorização dos estilos de liderança e transcrição. Os resultados e a discussão mostraram que o estilo de liderança predominante foi o estilo orientado para pessoas e relacionamentos. Na percepção dos participantes, a liderança escolar precisa ser democrática, participativa, comprometida com valores e objetivos. Destacando-se práticas que contribuem para a gestão escolar: respeito, solidariedade, responsabilidade, compromisso, escuta, observação, reuniões, trabalho em equipe, consulta para tomada de decisão. O diretor escolar deve perceber o estilo de liderança adequado para garantir o bom funcionamento da escola e enfrentar os reveses contemporâneos.