Navegando por Autor "Jesus, Joselito Manoel de"
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- ItemA formação política dos professores no programa rede UNEB 2000(2005) Jesus, Joselito Manoel de; Nascimento, Antonio DiasEste estudo busca compreender o problema da formação política do professor das séries iniciais do ensino fundamental no Programa Rede UNEB 2000, Programa intensivo de licenciatura em Pedagogia com habilitação nas séries iniciais do ensino fundamental. Partindo da Palavra enquanto unidade fundamental da politicidade intrínseca do ser humano, analiso as entrevistas concedidas no intuito de identificar que tipo de professor o Programa Rede UNEB está formando: o Agente Social ou o Tecnólogo do Ensino, tipos criados pela educadora e pesquisadora Ilma Passos Alencastro Veiga. Apoio-me nas concepções de Aristóteles e Paulo Freire, sobre as dimensões que a Palavra assume nos diferentes contextos históricos no processo de humanização e desumanização dos professores-alunos e das professoras-alunas em seu processo de formação. Na Palavra e no Diálogo encontramos elementos fundantes de uma formação que respeite as diferenças, que estimule a criatividade, que fortaleça as identidades locais e propicie a democracia e a emancipação humana nos diversos processos educativos que se estabeleçam. Com a Palavra, os professores-alunos e as professoras-alunas do Programa Rede UNEB 2000.
- ItemQuestões de gênero, sexualidades e raça/cor na prova de linguagens do enem: olhares interseccionalizados(2019-07) Silva, Fernando Macedo da; Silva, Ana Lúcia Gomes da; Cunha, Girleide Ribeiro Santos; Jesus, Joselito Manoel de; Subrinho, Abinalio Ubiratan da CruzO presente estudo intitulado Questões de gênero, sexualidades e raça/cor na prova de Linguagens do ENEM:olhares interseccionalizados, ancora-se na abordagem qualitativa com ênfase na pesquisa bibliográfica com interface na pesquisa documental. O objetivo central deste estudo é compreender como o gênero e demais categorias de sexualidade, raça/cor estão apresentadas nas avaliações do Enem na área de linguagens. Como objetivos específicos: realizar o levantamento das questões que tratem de gênero, sexualidades e raça/cor nas questões da prova de Linguagens do ENEM; compreender à luz da Análise do Discurso Francesa (AD), os conceitos de formação discursiva e memória discursiva no corpus de análise, a fim de identificar como as questões elencadas contribuem para o debate acerca da temática objeto deste estudo; analisar nos enunciados das questões os sentidos construídos acerca das temáticas e apresentar como a abordagem dessas questões denunciam e ou contribuem para a manutenção de padrões sociais e legitimação de discursos de verdades. O procedimento metodológico adotado foi o levantamento de 19 questões da prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do ENEM no recorte temporal de 10 edições [2009 a 2018], que se constituiu como corpus de análise. Utilizou-se como dispositivo de análise do referido corpus, a Análise do Discurso Francesa. Como principais resultados este estudo revelou que as questões que suscitam um debate interseccional aparecem de forma tímida, somente nos últimos dois anos do recorte temporal. Além disso, os discursos materializados nas questões de gênero e sexualidades estão implicados nas relações de poder, na perspectiva dos papeis de gênero, ora naturalizados, ora denunciados. Raça/cor são abordadas ainda circunscritos à colonização e escravização, porém, as questões interseccionadas dos últimos dois anos, já sinalizam pelos marcadores linguísticos apresentados, a abordagem de outros aspectos ligados à negritude tais como estética e luta da mulher negra contra a opressão e violência sofridas historicamente em virtude dos marcadores que se sobrepõe de modo interseccionado a gênero, sexualidade e raça.