Navegando por Autor "Jesus, Joselito Manoel de"
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- ItemA evasão escolar na educação de Jovens e Adultos – EJA no CEDBC(UNEB, ) Silva, Ângela Maria de Almeida; Piauhy, Iara de Oliveira; Reis, Magnólia Ribeiro do Ouro; Rodrigues, Maria do Socorro Barbosa; Fontes, Isaura; Araújo, José Alfredo de; Jesus, Joselito Manoel deO presente trabalho tem por objetivo apresentar uma abordagem sobre o tema Evasão Escolar, analisando-a no Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos, no Centro Educacional Deocleciano Barbosa de Castro, localizado em Jacobina- BA. As maiores causas da evasão escolar apontadas pelos alunos, nesta instituição, são a necessidade de trabalhar para a sobrevivência, cansaço, baixos salários, desemprego, distância da escola, já que muitos residem na zona rural, gravidez precoce, desmotivação e baixa autoestima dos alunos que acham que a escola resolve o problema do emprego, o que constatam que nem sempre é suficiente. Para chegar a esses dados, a metodologia aplicada foi a de pesquisas, através das quais foi possível identificar a realidade de um contexto mais amplo. Além disso, foram aplicadas entrevistas a alunos e professores da referida escola, de modo a identificar, neste contexto, as questões referentes à evasão dos indivíduos do processo de educação formal.
- ItemA formação política dos professores no programa Rede UNEB 2000(UNEB, 2005) Jesus, Joselito Manoel de; Nascimento, Antonio DiasEste estudo busca compreender o problema da formação política do professor das séries iniciais do ensino fundamental no Programa Rede UNEB 2000, Programa intensivo de licenciatura em Pedagogia com habilitação nas séries iniciais do ensino fundamental. Partindo da Palavra enquanto unidade fundamental da politicidade intrinseca do ser humano, analiso as entrevistas concedidas no intuito de identificar que tipo de professor o Programa Rede UNEB está formando: o Agente Social ou o Tecnólogo do Ensino, tipos criados pela educadora e pesquisadora Ilma Passos Alencastro Veiga. Apoio-me nas concepções de Aristóteles e Paulo Freire, sobre as dimensões que a Palavra assume nos diferentes contextos históricos no processo de humanização e desumanização dos professores-alunos e das professoras-alunas em seu processo de formação. Na Palavra e no Diálogo encontramos elementos fundantes de uma formação que respeite as diferenças, que estimule a criatividade, que fortaleça as identidades locais e propicie a democracia e a emancipação humana nos diversos processos educativos que se estabeleçam. Com a Palavra, os professores-alunos e as professoras-alunas do Programa Rede UNEB 2000.
- ItemA formação política dos professores no programa rede UNEB 2000(2005) Jesus, Joselito Manoel de; Nascimento, Antonio DiasEste estudo busca compreender o problema da formação política do professor das séries iniciais do ensino fundamental no Programa Rede UNEB 2000, Programa intensivo de licenciatura em Pedagogia com habilitação nas séries iniciais do ensino fundamental. Partindo da Palavra enquanto unidade fundamental da politicidade intrínseca do ser humano, analiso as entrevistas concedidas no intuito de identificar que tipo de professor o Programa Rede UNEB está formando: o Agente Social ou o Tecnólogo do Ensino, tipos criados pela educadora e pesquisadora Ilma Passos Alencastro Veiga. Apoio-me nas concepções de Aristóteles e Paulo Freire, sobre as dimensões que a Palavra assume nos diferentes contextos históricos no processo de humanização e desumanização dos professores-alunos e das professoras-alunas em seu processo de formação. Na Palavra e no Diálogo encontramos elementos fundantes de uma formação que respeite as diferenças, que estimule a criatividade, que fortaleça as identidades locais e propicie a democracia e a emancipação humana nos diversos processos educativos que se estabeleçam. Com a Palavra, os professores-alunos e as professoras-alunas do Programa Rede UNEB 2000.
- ItemJogo e Educação: uma perspectiva de Formação integral da criança(UNEB, 2007-12-13) Santos, Betânia Bispo dos; Santos, Érica Soares da Silva; Rios, Sônia Maria de Jesus Matos; Souza, Valdirene Jesus Santos de; Soares, Ilma Maria Fernandes; Araújo, José Alfredo de; Jesus, Joselito Manoel deEste trabalho de pesquisa teve como princípio norteador conhecer a importância da apropriação do jogo enquanto objeto de construção do conhecimento e compreender sua relevância na formação cognitiva, social e psicológica da criança. No brincar faz-se uso da linguagem e dos códigos sociais em que estamos inseridos, poder brincar é permitir-se melhor entender nossos processos internos, é favorecer o conhecimento de si mesmo e sua relação com o mundo, é o espaço da produção e ressignificação da vida. É nessa perspectiva de inteirar-se do conhecimento acerca dos jogos que se percebem tais atividades como instigantes e aliadas no processo de construção do ser humano enquanto totalidade.. Durante esta pesquisa foi realizado um questionário com alguns professores de 1a a 4a séries do ensino fundamental nas escolas públicas deste município, sendo possível observar que alguns destes utilizam o jogo como recurso didático para complementar o conteúdo pedagógico em sala de aula. O embasamento teórico foi predominante em autores como Antunes (apud Santos 2003) Brougère (2000) Kishimoto (1997, 1993,2003), Piaget (apud Miranda 2003) Marcelino (2003), e Vigotsky (apud Penha 2001) dentre outros. Neste contexto, podemos concluir que o jogo desenvolve o raciocínio lógico, aumenta a auto-estima, proporciona a sociabilidade, amplia o conhecimento cognitivo e intelectual do individuo, com possibilidade de assegurar capacidade de pensar e recriar seus espaços de convivência social a partir da experiência significativa mediante sua existência no mundo com o meio em que ele está inserido.
- ItemOs espaços do associativismo: como participam as Associações comunitárias de Miguel Calmon-BA no espaço local? Os casos de Água branca e Murici(UNEB, 2009) Santana, Eblei Daniele A. de; Miranda, Elmo Coutinho; Santos, Edvaldo Hilário dos; Jesus, José Alves; Jesus, Joselito Manoel deOs povoados de Água Branca e Murici, situados no município de Miguel Calmon-Ba, caracterizam-se, dentre outras coisas, por possuírem uma população, em sua maioria, desprovida de uma renda capaz de manter uma qualidade de vida estável, e por assim ser enfrentam dificuldades ligadas as desigualdades sociais. Por esse motivo essas comunidades se organizaram e constituíram associações comunitárias em suas localidades, tendo como intuito a luta contra essas desigualdades e pela defesa dos direitos sociais de cada morador, tendo para isso a associação comunitária como uma representação perante outras organizações da sociedade civil e principalmente perante o poder público local. Essa pesquisa tem como principal objetivo refletir sobre o associativismo, uma entre as várias formas de organização da sociedade, buscando entender o papel das associações comunitárias das localidades de Água Branca e Murici, sua influencia e importância para o desenvolvimento de ambas as localidades em questão. Para isso tenta-se compreender também a dinâmica do associativismo, através da observação das experiências de organizações humanas via ações vivenciadas pelos moradores dos próprios povoados. Foram analisadas as atitudes e percepções dos mesmos quanto à relação com as associações comunitárias. Nos dois povoados percebeu-se que a existência da associação é um fator importante para o desenvolvimento das comunidades. Entretanto, esse desenvolvimento é perceptível em maior escala no Povoado de Água Branca através da existência de atividades de geração de renda, convênios que visam à melhoria da saúde da população local entre outros fatores que não foram encontrados no Povoado de Murici. Neste último percebeu-se um anseio maior da comunidade por melhorias em diversos aspectos. Pode parecer injusta essas comparações entre os povoados supracitados, uma vez que possuem disparidades explícitas tanto quanto a área territorial como também ao número de habitantes. Entretanto, um dos motivos que incitou essa pesquisa foi exatamente esse: descobrir até que ponto essas variáveis são importantes na organização social de uma comunidade. O que constatou-se foi exatamente o inverso do pensamento inicial pois o Povoado de Murici, formado num pequeno aglomerado de pessoas, mostrou-se a princípio de fácil administração, porém, percebeu-se que nesse povoado a população não conseguiu ainda assimilar o verdadeiro sentido do associativismo, representado pela associação comunitária local. Apesar dessas considerações, é importante salientar que, de certa forma e de maneira geral, ainda há lacunas a serem preenchidas dentro das associações comunitárias. Portanto, necessário se faz, que além de meras opiniões, a associação comunitária busque sua autonomia e liberdade, não se deixando influenciar por lideranças políticas, mas sendo ligadas ao poder público apenas naquilo que é cumprimento do dever.
- ItemQuestões de gênero, sexualidades e raça/cor na prova de linguagens do enem: olhares interseccionalizados(2019-07) Silva, Fernando Macedo da; Silva, Ana Lúcia Gomes da; Cunha, Girleide Ribeiro Santos; Jesus, Joselito Manoel de; Subrinho, Abinalio Ubiratan da CruzO presente estudo intitulado Questões de gênero, sexualidades e raça/cor na prova de Linguagens do ENEM:olhares interseccionalizados, ancora-se na abordagem qualitativa com ênfase na pesquisa bibliográfica com interface na pesquisa documental. O objetivo central deste estudo é compreender como o gênero e demais categorias de sexualidade, raça/cor estão apresentadas nas avaliações do Enem na área de linguagens. Como objetivos específicos: realizar o levantamento das questões que tratem de gênero, sexualidades e raça/cor nas questões da prova de Linguagens do ENEM; compreender à luz da Análise do Discurso Francesa (AD), os conceitos de formação discursiva e memória discursiva no corpus de análise, a fim de identificar como as questões elencadas contribuem para o debate acerca da temática objeto deste estudo; analisar nos enunciados das questões os sentidos construídos acerca das temáticas e apresentar como a abordagem dessas questões denunciam e ou contribuem para a manutenção de padrões sociais e legitimação de discursos de verdades. O procedimento metodológico adotado foi o levantamento de 19 questões da prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do ENEM no recorte temporal de 10 edições [2009 a 2018], que se constituiu como corpus de análise. Utilizou-se como dispositivo de análise do referido corpus, a Análise do Discurso Francesa. Como principais resultados este estudo revelou que as questões que suscitam um debate interseccional aparecem de forma tímida, somente nos últimos dois anos do recorte temporal. Além disso, os discursos materializados nas questões de gênero e sexualidades estão implicados nas relações de poder, na perspectiva dos papeis de gênero, ora naturalizados, ora denunciados. Raça/cor são abordadas ainda circunscritos à colonização e escravização, porém, as questões interseccionadas dos últimos dois anos, já sinalizam pelos marcadores linguísticos apresentados, a abordagem de outros aspectos ligados à negritude tais como estética e luta da mulher negra contra a opressão e violência sofridas historicamente em virtude dos marcadores que se sobrepõe de modo interseccionado a gênero, sexualidade e raça.