Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Jesus, Jaqueline Longuinho de"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    O Método Montessori (MM) e o desenvolvimento da autonomia de crianças na educação infantil
    (Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-05) Santos, Jaqueline Pires dos; Jesus, Jaqueline Longuinho de; Furtado, Rosa Maria Silva; Silva, Darto Vicente da; Ribeiro, Carla Cassiana Lima de Almeida
    Maria Tecla Artemísia Montessori foi uma educadora, médica e pedagoga que contribui para educação com o Método Montessoriano, sendo esse, revolucionário para a construção da autonomia em crianças do ensino infantil. Segundo a obra de Maria Montessori, intitulada "A Descoberta da Criança" (2017), o método revolucionou a educação com um novo jeito de ver o ensino, sendo o professor um observador, facilitando para que a criança aprenda sozinha, manipulando materiais em um ambiente preparado. A presente pesquisa aborda o tema “o Método Montessori (MM) no desenvolvimento da autonomia de crianças na educação infantil”, buscando respostas para o seguinte problema de pesquisa: o que revelam estudos monográficos sobre as contribuições do Método Montessoriano no desenvolvimento da autonomia das crianças da educação infantil? A partir dessa pergunta, o objetivo geral buscou analisar o Estado do Conhecimento sobre Método Montessoriano, enquanto temática nos trabalhos de conclusão de curso em universidades brasileiras, especialmente quanto ao enfoque e abordagem sobre as contribuições no desenvolvimento da autonomia das crianças de educação infantil. Para encaminhar a pesquisa, adotou-se a abordagem qualitativa, com método de investigação centrado no estado do conhecimento, pela técnica de investigação bibliográfica, exploratória e descritiva, orientada pelos estudos sobre o estado do conhecimento de Morosini (2021). De modo que o estado do conhecimento revelou que o método não deixou de ser atual e vem contribuindo para o desenvolvimento da autonomia de crianças na educação infantil, baseados nos princípios de liberdade e independência defendidos por Maria Montessori.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais