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Navegando por Autor "Jesus, Generosa França Ribeiro Neta de"

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    Uma abordagem autoetnográfica na mediação da leitura literária (re)existindo no ensino fundamental-anos finais em escolas municipais de Salvador/Bahia
    (Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-10) Jesus, Generosa França Ribeiro Neta de; Gomes, Adriana de Borges; Sobrinho, José Amarante Santos; Figueiredo, Joabson Lima
    O presente trabalho aborda o ensino da leitura literária através de projetos literários para estudantes do Ensino Fundamental – anos finais de três escolas municipais de Salvador e para estudantes das escolas municipais de Ilha de Maré. As escolas abordadas nessa pesquisa são: Escola Municipal Barbosa Romeo (EMBR), Instituto Municipal de Educação Professor José Arapiraca e Escola Municipal 2 de Julho. Trata-se de um estudo autoetnográfico, cujo metodologia é composta pela voz autoral da professora pesquisadora que se constitui em sujeito-objeto da sua pesquisa através de relatos de experiências com projetos de leituras desenvolvidos com estudantes da educação básica das supracitadas escolas. O aporte teórico ancora-se nos conceitos da escrita autoetnográfica defendido por Daniela Beccaccia Versiani (2005), da etnografia em educação abordado por Carmen Lúcia Guimarães de Mattos, Paula Almeida de Castro (2011) e Diana Irene Klinger (2006); o conceito de mediação, o qual é fundamentado na visão sociointeracionista do teórico Lev Semynovich Vygotsky (2007, 2009), relacionado a tal concepção contamos com importantes vozes sobre a história e o ensino da leitura literária de forma mediada: Rildo Cosson (2021), Michèle Petit (2008, 2009, 2013),Teresa Colomer (2003, 2007) e Antonio Candido (2023 a, 2023 b). Desta forma delineou-se a seguinte questão problematizadora que motivou e justifica esta pesquisa: diante de um cenário de escola pública, povoada de desafios e carências, qual a relevância de um trabalho de mediação de leitura literária através de projetos, feito para adolescentes, pela iniciativa de uma professora da educação básica, quem é essa profissional que desempenha o papel de mediadora de leitura, quais especificidades ela precisa ter, de quais e quantas experiências ela é composta? Nesse sentido propomos como objetivo geral: constituir um relato autorreflexivo pautado em práticas desenvolvidas com projetos literários e embasado em documentos norteadores, para estudantes do Ensino Fundamental – anos finais, visando contribuir com o ensino mediado de leitura literária para a educação básica na rede municipal de ensino de Salvador. Os objetivos específicos norteiam as três seções da pesquisa, a saber :1) apresentar o histórico das três escolas e da comunidade estudantil de ilha de Maré contempladas nesta pesquisa, bem como analisar os documentos e programas que norteiam as políticas destinadas ao ensino da leitura literária, destacando de cada escola aqui mencionada, sua proposta pedagógica, sua estrutura, público que atende, projetos desenvolvidos com os alunos e indicadores de avaliações externas; 2) discutir o conceito de autoetnografia bem como o de mediação, com base nas teorias e literaturas elencadas nesta dissertação, fazendo um paralelo entre as experiências relatadas e os documentos analisados na pesquisa, para destacar a importância do relato de minhas vivências com a mediação da leitura literária na educação básica dos anos finais; 3) relatar minhas experiências e vivências com o ensino da leitura literária nas escolas onde atuei, descrevendo projetos já realizados, constatando a relevância da leitura literária mediada para estudantes do Ensino Fundamental - anos finais. Diante do exposto, apresentamos os resultados esperados: o histórico das três escolas, os programas e documentos que norteiam ensino da leitura literária, programas que foram implementados e os resultados, bem como cenário atual de ausência de projetos literários nas bibliotecas e salas de leitura das escolas citadas na pesquisa de que resulta esta dissertação; a importância da mediação da leitura literária entre estudantes do Ensino Fundamental - anos finais conforme a teoria sociointeracionista e outros estudos, quem pode fazer essa mediação, de quais experiências é composto um mediador; o perfil do professor e seu histórico com os livros e a leitura, relatos de experiências e práticas de mediação com projetos de leitura literária desenvolvidos com adolescentes da educação básica de escolas públicas.
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