Navegando por Autor "Jatobá, Lucicleide Miranda Gonçalves."
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemO Professor e seu discurso sobre diversidade: (Re)construção discursiva sobre as diversidades socioculturais na/da escola por professores em situação de formação(2018) Jatobá, Lucicleide Miranda Gonçalves.; Gomes, Antenor Rita; Santos, Terezinha Oliveira; Silva, Obdália Santana FerrazEste trabalho de pesquisa visa entender como se processa os discursos dos professores sobre diversidade e como estes foram (re)produzidos durante uma formação de professores de Educação Básica. O lócus é a Escola Estadual Padre Alfredo Haasler, de Ensino Fundamental II, da cidade de Jacobina-BA, e os colaboradores são cinco professoras. O estudo teve como objetivo geral compreender os processos de (re)construção discursiva das professoras sobre as diversidades socioculturais na/da escola por meio de ações de formação reflexiva e autorreflexiva em torno das práticas formativas escolares. A pesquisa tem como foco central o discurso das professoras em formação sobre as diversidades socioculturais na/da escola. Aborda três temáticas principais: Discurso, Diversidade e Formação de Professores, tendo como base teórica as ideias dos pensadores e estudiosos: Foucault (2014), Spink e Medrado (2013), Gamboa (2012), Ghedin e Franco (2011), Creswell (2014), Candau (2013), Canem (2007), dentre outros. A pesquisa visa não só compreender o discurso das professoras sobre diversidade sociocultural, mas envolvê-las na reflexão sobre seus discursos ao longo de todo o processo formativo, pois foram tensionadas e confrontadas com os seus próprios discursos, aliando teoria e prática como dimensões de uma mesma realidade. A abordagem adotada se ancora na Pesquisa Qualitativa, de base hermenêutica, cujo método é a Pesquisa-ação Colaborativa, tendo como paradigma teórico e metodológico o Construcionismo, utilizando a análise interpretativa do discurso para compreendê-lo. A centralidade da pesquisa é a aprendizagem conjunta em um movimento circular. Além disso, construímos coletivamente um espaço midiático, intitulado Portal da Diversidade, em parceria entre a pesquisadora e as professoras colaboradoras, evidenciando o engajamento das docentes nessas ações. O processo de formação aconteceu através dos Círculos Reflexivos e do Fórum de Discussão no Portal da Diversidade, espaços que possibilitaram a formação de identidade(s) e a reflexão de concepção de diversidade.