Navegando por Autor "JESUS, Quele Oliveira de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA (des) articulação da geografia acadêmica e escolar no contexto do estágio supervisionado da Universidade do Estado da Bahia-Uneb, campus IV Jacobina-Ba(2018-03-01) SANTOS, Aline Rios da Silva; JESUS, Quele Oliveira de; ARAÚJO, Joseane Gomes de; FERREIRA, Carlos Lima; SANTOS, Ivaneide Silva dosO presente trabalho monográfico buscou identificar os dilemas da (des) articulação da Geografia acadêmica e escolar no contexto do Estágio Supervisionado na Universidade do Estado da Bahia-UNEB, Campus de Jacobina, bem como, analisar até que ponto os conhecimentos geográficos construídos na universidade dialoga com a geografia escolar, durante o estágio supervisionado. O Estágio Supervisionado consiste em uma das mais relevantes etapas no processo educativo de ensino-aprendizagem, pois permite ao aluno estagiário operacionalizar o aprendizado adquirido nas práticas acadêmicas fora da universidade, tendo a oportunidade de intervir na realidade educacional, colocando em prática a teoria adquirida ao longo do curso e diante dos resultados obtidos poderá nortear sua práxis pedagógica, pois é nesse momento que o estagiário assume autonomia em relação ao campo de atuação. E para que tal processo seja de fato consolidado é necessário que o futuro professor de geografia tenha uma boa formação dentro da academia, onde os conhecimentos geográficos construídos na universidade possam dialogar com a geografia escolar. Para alcançar os objetivos propostos foi realizada análise bibliográfica e revisão documental, também trabalhamos com aplicação de questionários semiestruturados com os graduandos do curso de Geografia da UNEB, campus IV que estavam cursando o componente curricular Estágio Supervisionado em Geografia IV, no semestre de 2017.1 a fim de coletar dados e informações que possibilitassem responder os questionamentos levantados. Através desses, foi possível mensurar alguns impasses durante o Estágio Supervisionado, uma vez que nem sempre existe conexão entre dos conteúdos trabalhados nas universidades com aqueles ensinados nas instituições básicas, bem com, as dificuldades pelos graduandos de ressignificar os conhecimentos acadêmicos para a sala de aula.