Navegando por Autor "JESUS, Natalia Freire de "
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEstágio supervisionado em geografia no ensino médio integral: impactos das recentes mudanças curriculares.(2022-12) JESUS, Natalia Freire de ; FELIX, Natacia de Jesus; SANTOS, Ivaneide SilvaO artigo é fruto de um trabalho de conclusão de curso de graduação, com foco nas experiências vivenciadas durante o Estágio Supervisionado em Geografia IV, do curso de Licenciatura em Geografia, da Universidade do Estado da Bahia, UNEB Campus IV, efetivado no Ensino Médio Integral. A pesquisa procurou responder ao seguinte problema: Quais as principais dificuldades enfrentadas na realização do Estágio Supervisionado em Geografia, no Ensino Médio Integral diante das recentes mudanças curriculares? Assim, objetivamos analisar as dificuldades enfrentadas no Estágio Supervisionado em Geografia no Ensino Médio Integral, diante das mudanças curriculares da Educação Básica e, consequentemente, no componente curricular de Geografia. A metodologia utilizada na pesquisa foi a abordagem qualitativa, por meio de análise dos seguintes documentos: o Documento Orientador do Ano Letivo 2022, O Novo Ensino Médio, a BNCC, o DCRB e pesquisas bibliográficas. Também foi realizada pesquisa participativa em turmas de 2ª e 3ª série, do Ensino Médio Integral, no período de maio a junho de 2022, e entrevistas com professores atuantes nas escolas lócus da pesquisa, com essa modalidade de ensino. Os resultados obtidos revelam que essa nova configuração do ensino do componente curricular Geografia no Ensino Médio, apresenta defasagem, sobretudo de carga horária, comparado com outras áreas do conhecimento. O trabalho abarca as experiências e práticas adquiridas durante a realização do Estágio Supervisionado, colocando em evidência sua importância na formação do futuro professor de Geografia.