Navegando por Autor "JESUS, José Alves de"
Agora exibindo 1 - 7 de 7
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAs contribuições do ensino fundamental II para a formação dos conceitos cartográficos dos alunos.(2011-03-18) ARAÚJO, Valdir; ARAÚJO, Leonardo Rios; ARAÚJO, Joseane Gomes de; JESUS, José Alves de; LEAL, Ione JatobáO presente trabalho propõe-se a investigar as contribuições do Ensino Fundamental II para a formação dos conceitos cartográficos dos alunos do 6º ao 9º ano. Entende-se que o Ensino Fundamental II é de vital importância para a vida escolar dos discentes, uma vez que, atua como base formadora dos inúmeros conceitos a serem trabalhados nos demais níveis. Procurou-se esclarecer o seguinte problema: de que forma o Ensino Fundamental II contribui para a formação dos conceitos cartográficos dos alunos? Partiu-se dos seguintes objetivos específicos: identificar os saberes dos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II sobre as noções cartográficas; analisar a prática pedagógica dos professores de Geografia sobre o ensino de Cartografia; avaliar os livros didáticos sobre as noções cartográficas; enumerar as dificuldades dos alunos no que se refere aos conceitos cartográficos; avaliar os mapas mentais produzidos pelos alunos. Para tanto, utilizamos o método dialético, uma vez que o mesmo facilita a identificação de uma realidade que está implícita e por abranger um estudo direcionado ao objeto e ao sujeito simultaneamente. Para desenvolvê-lo utilizamos como instrumento de coleta de dados questionários aplicados com professores e alunos e mapas mentais aplicados somente com os discentes, bem como análise dos livros didáticos utilizados pelas instituições pesquisadas. Diante disso, este trabalho buscou identificar as dificuldades existentes nos alunos do Ensino Fundamental II para que fosse possível, ao término, apresentar possibilidades de mitigá-las, uma vez que, chegou-se à conclusão que o Ensino Fundamental II, nas Instituições pesquisadas, faz-se ineficaz, já que os discentes estão saindo do 9º ano sem os conhecimentos básicos no que se refere à Cartografia.
- ItemCooperativismo e Desenvolvimento Regional: uma análise da Cooperativa de Produção da Região do Piemonte da Diamantina(2014-12-15) SOUSA, Josiane Rodrigues; LIMA, Jamile da Silva; JESUS, José Alves de; JESUS, Fábio Nunes deA presente pesquisa aborda o surgimento do cooperativismo, considerando a cooperativa de Rochdale na Inglaterra como pioneira no mundo e como esse sistema adentrou no Brasil. Tem como objetivo analisar o papel da Coopes no fortalecimento do cooperativismo e sua atuação na promoção do desenvolvimento regional. Trata-se de uma pesquisa explicativa, utilizando o método dialético, numa abordagem quantitativa e qualitativa, caracterizado por um levantamento e análise de dados a partir da aplicação de questionário com os cooperados e com a diretoria da referida entidade. O estudo foi desenvolvido através de uma pesquisa bibliográfica, documental e pesquisa de campo, sendo possível investigar o processo de formação e atuação da Coopes, bem como o desempenho no desenvolvimento socioeconômico dos pequenos produtores. Os resultados da pesquisa demonstram que a Coopes tem uma atuação em redes que fortalece a cooperativa, sua abrangência de desempenho é em nível nacional e internacional. Entretanto, o rendimento dos cooperados através das atividades da cooperativa ainda se manifesta de forma insuficiente, além da pouca valorização dos produtos da Coopes pela população local. As políticas públicas não tem se efetivado de forma abrangente na entidade.
- ItemA Expansão Urbana e a Segregação Socioespacial na Dinâmica de Periferização da Cidade de Jacobina-Ba entre (2010-2016)(2017-08-08) REIS, Daniel Carneiro; ARAÚJO, Joseane Gomes de; JESUS, Fábio Nunes de Jesus; JESUS, José Alves deEste trabalho de conclusão de curso tem como objetivo explicar a relação que se estabelece entre a expansão urbana e a segregação socioespacial de Jacobina, e a ampliação do processo de periferização, e assim esclarecer suas implicações no Conjunto Habitacional Vivendas da Lagoa. O foco deste trabalho se deu a partir das discussões teóricas e da compreensão da formação socioespacial de Jacobina. A pesquisa de campo serviu como suporte e permitiu observar, explorar as ações desenvolvidas, e não desenvolvidas pelo poder público, bem como seus impactos na dinâmica socioespacial do Conjunto Habitacional. A dialética foi o pilar durante toda à pesquisa e permitiu a interpretação da realidade a partir das contradições estabelecidas espacialmente. A coleta de dados foi através de questionários e entrevistas semiestruturadas, sendo estas analisadas e tratadas a partir do enfoque qualitativo-quantitativo. Os resultados apontam que o Conjunto Habitacional Vivendas da Lagoa tem o acesso a alguns serviços, em condições parcialmente satisfatórias. No entanto, a população sofre diretamente pela inexistência de políticas públicas que facilitem o acesso a serviços e infraestrutura básica, provocando assim, uma acentuada precarização da qualidade de vida dos citadinos, típicas da segregação socioespacial.
- ItemA influência das políticas públicas na configuração socioespacial do assentamento Vila Nova, em Ourolândia - BA.(2013) Reis, Gabriel Carneiro; NUNES, Jacy Bandeira Almeida; JESUS, Fábio Nunes; JESUS, José Alves deTrabalho de conclusão de curso desenvolvido com o objetivo analisar como as políticas públicas tem influenciado na configuração socioespacial do assentamento Vila Nova, em Ourolândia, Bahia. O foco se deu a partir dos desafios e perspectivas de permanência no assentamento, frente às políticas e ações desenvolvidas, e não desenvolvidas pelo poder público, bem como os impactos na dinâmica social do assentamento. O estudo de caso permitiu identificar e explorar os problemas da realidade. O materialismo dialético deu suporte a toda à pesquisa e permitiu a interpretação da realidade a partir das contradições sócio históricas estabelecidas espacialmente. A coleta dados foi feita através de formulários e entrevistas estruturada, sendo estas analisadas e tratadas a partir do enfoque qualitativo-quantitativo. Os resultados apontaram que no assentamento Vila Nova as ações do Estado tem influenciado diretamente na configuração socioespacial, através das políticas sociais e de infraestrutura produtiva. As políticas tidas como sociais tem proporcionado o acesso a seus serviços, em condições parcialmente satisfatórias. Enquanto que as políticas de infraestrutura produtiva não estão atendendo as necessidades básicas de geração de renda, para garantir condições de vida dignas. Dessa forma, tem provocado insatisfação nos assentados, o que tem levado a desistência ou evasão dos trabalhadores.
- ItemLan Houses: uma análise sobre as influências sócio-culturais desses pontos na cidade de Jacobina-BA enquanto locais de produção de uma cibercultura.(2008-11-10) VITAL, Adriano Fraga Rodrigues; JESUS, José Alves de; LEAL, Ione Oliveira Jatobá; COUTINHO, Rosilda ValoisAs transformações promovidas pelos avanços tecnológicos nas redes comunicacionais deixaram marcas que se manifestam nos mais variados modos, como é o caso do crescimento potencial das Lan Houses. Nesse novo espaço de entretenimento e sociabilidade, que representam uma enorme proliferação de pontos em todo o país e, consequentemente, dentro da cidade jacobinense, o lugar se redefine pelo estabelecimento e/ou aprofundamento de suas relações no ciberespaço. Nessa complexidade de relações se fez necessário interpretar: Como as Lan Houses têm contribuído para as transformações sócio-culturais na cidade de Jacobina-BA decorrentes do processo de informatização da sociedade global sob o ponto de vista da Cibercultura. A Análise das influências das Lan Houses na cidade de Jacobina-Ba, enquanto locais de produção de uma Cibercultura, foi efetuado sobre 10 pontos em funcionamento situados neste território. Foi escolhido como método realizado na confecção dessa pesquisa o materialismo histórico, se fundamentando na lógica interna deste processo tendo como instrumentos de coleta de dados a observação não-estruturada, a entrevista semi-estruturada e o questionário fechado padronizado nos usuários. Ao término da pesquisa percebemos que estamos vivendo a abertura de um espaço de comunicação diferenciado, uma teia de relações que se tece continuamente, que é dinâmica e possibilita configurações de vários tipos. Esses novos elementos sócio-espaciais tornaram-se referência para agrupar pessoas tanto de forma real como virtual e esta produção maciça da cultura virtual é apropriada pela população das mais diversas faixas etárias e classes sociais, havendo como um dos principais meios de concretização dessa sociabilidade virtual: as comunidades virtuais. Portanto, a proposta dessa pesquisa é para que possamos pensar acerca das modificações que sofrem a sociedade jacobinense, sob a perspectiva do lugar e, assim sendo, entendermos à proliferação destes pontos na cidade.
- ItemA perda dos referenciais urbanos no centro de Jacobina - Bahia.(2014-11-12) OLIVEIRA, Rosilane Gomes de; LIMA, Jamille da Silva; JESUS, José Alves de; NUNES, Jacy Bandeira AlmeidaA presente pesquisa teve o objetivo de compreender a influência das transformações arquitetônicas no Centro de Jacobina na perda dos referenciais urbanos. A pesquisa é um estudo de caso, entendendo que este direciona para o estudo das dinâmicas socioespacias existentes num determinado lócus. Utilizou-se o enfoque crítico dialético e uma abordagem qualitativo-quantitativo. A realização da coleta de dados foi feita através de pesquisa documental, iconográfica e de campo. Para a realização desta, entrevistaram-se trinta e duas pessoas residentes no recorte do centro urbano. Na análise dos dados coletados em campo, geraram-se alguns dados estatísticos, bem como as falas dos sujeitos pesquisados foram analisadas, sendo imprescindíveis para o presente trabalho. Os resultados dos dados coletados, tabulados e analisados apontaram que a perda dos referenciais no centro de Jacobina, decorre das diversas transformações arquitetônicas no centro de Jacobina. Constatou-se a partir das análises realizadas sobre as falas dos sujeitos, que ainda que o desaparecimento dos marcos referenciais, dado através das transformações ocorridas em suas formas ou ainda além das novas funções de uso dessas construções, para alguns caracteriza um fator negativo, enquanto que para outras pessoas não. Os sujeitos demonstraram considerar que a perda dos referencias urbanos, é produto das tantas modificações ocorridas no centro urbano.
- ItemProfessores de Geografia e o uso das Novas Tecnologias no Processo de Ensino-Aprendizagem na Rede Pública de Ensino Fundamental II(2012-11-20) GOMES, Patrícia Barros Silva; SILVA, Patrícia Oliveira dos Santos; AMORIM, Eliã Siméia M. dos S.; JESUS, José Alves de; BANDEIRA, JacyO objetivo norteador desta pesquisa e estudo é verificar se os professores de Geografia utilizam as Novas Tecnologias na Educação e como as utilizam em suas práticas pedagógicas, além de discutir e refletir sobre alguns dos principais desafios que se apresentam à escola e aos docentes. Para alcançar o objetivo proposto, o percurso metodológico delimitou-se por um estudo de natureza quantitativa, fundamentado em levantamento bibliográfico e aplicação de questionários aos professores. A amostra foi constituída por 08 professores de Geografia atuantes em classes do Ensino Fundamental II na Rede Pública de Ensino da cidade de Jacobina-Ba. A pesquisa nos permitiu compreender que as Tecnologias no ensino da Geografia apresenta limitações de naturezas estruturais, pedagógica e formativa e que seu uso por parte dos professores pesquisados é restrito. Porém, existem possibilidades efetivas de concretizar práticas pedagógicas com tecnologias em Geografia, o que depende, em grande parte, de como a tradição escolar se põe diante do desafio da sociedade tecnológica que caracteriza os tempos em que vivemos.