Navegando por Autor "JESUS, José Alves"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemDiagnóstico de suscetibilidade a movimentos gravitacionais de massa e inundações para gestão e planejamento de riscos na cidade de Jacobina, Bahia(2022-12-16) NASCIMENTO, Nilma Alves do ; SILVA, Wesley Lopes da ; JESUS, José Alves; NUNES, Jacy Bandeira Almeida; ARAÚJO, Joseane GomesEste trabalho objetiva realizar diagnóstico de suscetibilidade a movimentos gravitacionais de massa e inundações na cidade de Jacobina-BA (2021-2022), visando gestão e planejamento de riscos. Metodologicamente, adotou-se abordagem quantitativa, em especial devido implementação de banco de dados geográficos em SIG. A tipologia da pesquisa é descritiva, porém sem abdicar à explicação. O trabalho foi estruturado sob método hipotético-dedutivo, tendo como fontes principais as primárias, em virtude da inexistência de pesquisas anteriores sobre o objeto de pesquisa definido. Em termos procedimentais, realizou-se pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo e pesquisa de laboratório. Neste sentido, estabeleceu-se estruturação de SIG, zoneamento e classificação das suscetibilidades. Os dados importados e gerados foram analisados a partir da produção de mapas temáticos, fotointerpretação, desenvolvimento de pré-mapa e carta síntese. Os resultados indicam suscetibilidades a escorregamentos planares, quedas de bloco e inundações nas porções norte, sul, leste e oeste da cidade de Jacobina. Por fim, evidenciou-se que a erosão desencadeada pela supressão da vegetação e exposição do solo no contexto da expansão urbana desordenada é o evento de interface entre as suscetibilidades de movimentos gravitacionais de massa em encostas e inundações nas várzeas da cidade de Jacobina.
- ItemDo remoto ao presencial: impactos da pandemia de covid -19 no ensino de geografia Jacobina - Bahia 2022.(2022-12) RIOS, Camila Silva ; FERREIRA, Carlos Lima; SANTOS, Ivaneide Silva dos; JESUS, José AlvesA propagação do Novo Coronavírus Sars-CoV-2 e a incorporação do ensino remoto emergencial levou os estudantes das diversas classes escolares a terem sua rotina modificada. Para os alunos da zona rural, a atividade remota trouxe ainda mais obstáculos, uma vez que as condições materiais dos estudantes foram postas à prova, influenciando negativamente no aprendizado. Nos deparamos então com a seguinte problemática: Quais impactos deixados pela pandemia acarretaram o ensino de geografia na educação básica? Dessa maneira, este trabalho teve como objetivo compreender os desafios que passaram a permear o cotidiano dos estudantes do 5° ano e professores de Geografia do Centro Educacional Bernardina Ferreira da Silva localizado no povoado de Maracujá- Serrolândia-BA. Em termos metodológicos esta pesquisa caracteriza-se como quali-quantitativa, cuja obtenção de informações foi o questionário aplicado via Google Forms e WhatsApp, além de entrevistas com 16 alunos do 5° ano e com quatro professoras de Geografia atuantes na Educação Básica. A partir dos resultados, foi possível certificar que a realidade da pandemia conseguiu interferir negativamente no processo de aprendizagem destes alunos. Neste sentido, tendo em vista o cenário pandêmico, este trabalho demonstrou a necessidade de discutir não somente os desafios, mas também a necessidade de uma formação continuada para os professores, o papel da escola frente a pandemia e as consequências no processo de ensino e aprendizagem bem como as desigualdades que foram realçadas durante o ensino remoto.