Navegando por Autor "Inkpin, Sally Cheryl"
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- ItemEscrita em língua inglesa por alunos surdos: influências advindas da Libras e da língua portuguesa(Universidade do Estado da Bahia - UNEB, 2024-04-10) Luz, Milena Oliveira Santos; Cotinguiba, Vivian Meira de Oliveira; Campos, Lucas Santos; Inkpin, Sally CherylA Libras é a língua materna dos surdos no Brasil, enquanto a língua portuguesa é sua segunda língua, desta forma, o presente trabalho analisa influências da Libras (L1) e da Língua Portuguesa (L2) no aprendizado da escrita em Língua Inglesa (L3), utilizando meios experimentais no uso de atividades interativas socioculturais vigotskianas e do Ensino Comunicativo de Línguas, a saber: atividades destinadas ao ensino da língua inglesa como L2 adaptadas para o ensino desta como L3, com alunos Surdos, jovens e adultos, na faixa etária entre 18 e 45 anos. A pesquisa foi norteada pelas seguintes hipóteses: como será a escrita em língua inglesa sob influências da Libras? A língua portuguesa também influenciará a escrita em língua inglesa pelos surdos? As abordagens de ensino que propõem a interação/comunicação, juntamente com uma metodologia adequada às especificidades dos Surdos – a visual – contribuiria para o aprendizado? Na busca de respostas para as referidas hipóteses, foi ministrado um minicurso de 120 h/a, nas dependências da Primeira Igreja Batista de Valença-BA, com dez Surdos do município. A presente pesquisa foi desenvolvida como uma pesquisa-ação, tendo por objeto de estudo uma situação social e específica, com análises feitas a partir dos instrumentos de coleta de dados como: formulário – cujo objetivo foi colher informações para traçar o perfil dos participantes – redação em língua portuguesa, a fim de testagem do nível de conhecimento deles sobre a mesma – atividades, direcionadas, de pré-escrita – e de escrita, elaboradas mais livremente – notas de campo para registro durante o curso. As análises de tais atividades indicaram que houve maior influência da Libras, para a elaboração das atividades em língua inglesa – estratégias de transferência linguística – interlíngua. Houve, também, influências da língua portuguesa nesse processo. A análise geral, das aulas, notas de campo e do corpus da pesquisa, demonstrou que os alunos tiveram diversos benefícios, não apenas no aprendizado de língua inglesa, mas também na interação linguística promovida pela comparação constante entre as três línguas. A mudança de comportamento quanto à motivação para o estudo tanto da língua inglesa, quanto ao aprimoramento da escrita em língua portuguesa, também foi gradativamente acentuada. O estudo do corpus demonstra que os Surdos foram, em maior grau, influenciados pela língua materna – a Libras – e em menor grau pela língua portuguesa – a L2. Conforme as análises, chega-se à conclusão de que o ensino pautado na teoria sociocultural e no Ensino Comunicativo de Línguas, juntamente com estratégias aliadas às peculiaridades bilíngues desse aprendizado, mostrou-se efetivo e satisfatório ao ensino/aprendizagem da escrita – leitura e produção – em língua inglesa por alunos Surdos.
- ItemLetramento racial crítico: formação de professoras de língua inglesa para as questões raciais(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-07) Conceição, Clodine da; Inkpin, Sally Cheryl; Nunes, Alyxandra Gomes; Nascimento, Clebemilton Gomes doConduzi este estudo motivada por inquietações relacionadas à minha complexa jornada pessoal de autoidentificação como mulher preta e professora de inglês. Através do Letramento Racial Crítico, busquei desvincular-me das amarras mentais do racismo na sociedade brasileira, compreendendo a importância desse letramento e da descoberta da identidade racial para implementar uma educação antirracista em minhas salas de aula. Ao refletir sobre minha própria jornada, questionei se colegas não envolvidas em programas afirmativos já haviam descoberto sua identidade racial e se sentiam capacitadas para abordar questões raciais em suas aulas. Pensando nisso, conduzi uma pesquisa de campo por meio da oficina Black Voices: Reading, Reflection, and Discussion, utilizando a metodologia do story-telling sugerida por bell hooks (2013) e o método cartográfico para acompanhar as ações da oficina e as vozes das participantes, integrando-me (a pesquisadora) ao contexto enquanto observava e anotava a produção conjunta de conhecimentos (BARROS; KASTRUP, 2009). Incorri a minha pesquisa do modo encarnado (NASCIMENTO, 2023), gravando a integração das experiências individuais no processo. Além dos comentários, as respostas das participantes aos questionamentos sobre identidade no formulário de inscrição e após cada oficina revelaram a necessidade contínua de abordagens antirracistas na educação. Isso sublinha a importância do Letramento Racial para todos os futuros docentes. Ao longo deste trabalho, minhas análises evidenciam a extrema importância da capacitação de professores para poder implementar um ensino antirracista que depende da consciência racial em primeiro lugar. Nossos resultados apontam a urgência de promover ações conscientizadoras e formativas no âmbito da docência, contribuindo para um ensino de línguas cada vez mais antirracista.
- ItemProdução de conhecimento sobre o uso de aplicativos digitais de aprendizagem de língua inglesa: uma revisão sistemática da literatura(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-08) Barbosa, Mariângela Reis Nunes; Nascimento, Clebemilton Gomes do; Souza, Jamily Vasconcelos Caribé; Inkpin, Sally CherylA presente investigação explora a produção acadêmica brasileira nos últimos cinco anos sobre o uso de aplicativos móveis no ensino-aprendizagem de língua inglesa. O objetivo é de analisar como essa produção de conhecimento vem sendo abordada nas pesquisas e estudos acadêmicos. Para tanto, utilizando como metodologia a Revisão Sistemática da Literatura (RSL), baseada no protocolo desenvolvido por Ramos, Faria, Faria (2014), buscou-se, mapear, sistematizar e analisar os estudos disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Os resultados revelam uma escassez de teses e dissertações sobre o tema na BDTD. No entanto, a produção disponível reitera a importância dessa tecnologia no processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa como segunda língua ou língua adicional. A análise vertical das três dissertações mapeadas, centradas nos aplicativos Duolingo, Wlingua, EWA e Madefire, apresentam ainda relatos de melhorias nas habilidades linguísticas dos alunos, destacando a relevância dessas ferramentas no cenário educacional atual. A ainda incipiente produção científico-acadêmica mapeada revela a necessidade de ampliar a pesquisa para além dos limites da BDTD. Além disso, os resultados encontrados motivam a intenção de expandir esta pesquisa para estudos mais ampliados, específicos e complementares, explorando outros horizontes teórico-metodológicos.
- ItemUm flerte com a cartografia: experiência e subjetividade nos processos formativos no estágio supervisionado II(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-13) Jesus, Fabiane Cândida Dos Santos de; Nascimento, Clebemilton; Souza, Jamily V. Caribé; Inkpin, Sally CherylO presente trabalho tem como objetivo cartografar os processos formativos no componente curricular estágio supervisionado II marcados pela subjetividade, levando em consideração não somente a dimensão profissional como também o entrelaçamento entre o pessoal e o político na formação docente. O interesse recai sobre a formação durante a vivência desse componente curricular que integra a estrutura curricular do curso de Letras-língua Inglesa e literaturas e que se justifica em razão da especificidade posta na ementa. Voltada para a realização de oficinas em espaços não formais, esse componente proporciona certa autonomia ao(a) estagiário(a) já que se trata de um estágio que tem como foco as experimentações metodológicas de ensino, ou seja, escolhas mais livres do discente em formação sobre o que ensinar, onde ensinar e como ensinar. O referencial teórico-metodológico “flerta” com as pistas do método da cartografia, abordagem fundada na obra de Gilles Deleuze e Felix Guattari (1995) e, posteriormente, trabalhados por Virginia Kastrup et all (2015) e Eduardo Passos (20014). Para tanto, utilizo o diário de bordo como instrumento de registros dos processos cartografados. Isso possibilitou a construção de um traçado singular dos movimentos que originou esse trabalho. Pretende-se contribuir na reflexão e no avanço do conhecimento no campo da pesquisa com/sobre a experiência, colocando em diálogo a teoria e prática na formação do graduando em língua Inglesa e suas literaturas. Além disso, buscou-se investir também em outras inflexões metodológicas cujas bricolagens levam em consideração os processos de subjetivação. A análise evidenciou a forte dimensão da subjetividade e seus processos durante a vivência do componente curricular estágio supervisionado II.