Navegando por Autor "Hohenfeld, Dielson Pereira"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemInterculturalidade no ensino de física na educação escolar indígena: a construção do livro didático para uma aprendizagem significativa(2019-03-19) Lins, Leonardo Diego; Messeder, Marcos Luciano Lopes; Goldfarb, José Luiz; Hohenfeld, Dielson Pereira; Pacheco, Sandra Simone Queiroz de Morais; Queiroz, Delcele MascarenhasEsta tese constitui uma reflexão acerca do papel do ensino da Física no contexto escolar indígena e da elaboração de um material didático intercultural da disciplina, balizado pela teoria de aprendizagem significativa de David Ausubel. Isso se deu a partir de pesquisa colaborativa envolvendo professores e estudantes indígenas da comunidade Pataxó do Extremo Sul da Bahia. A respeito da composição desta tese, em função da especificidade das ações requeridas pelas diversas etapas de desenvolvimento, foi necessário dividi-la em três momentos. No primeiro, caracterizei os principais conceitos presentes na Física, bem como estudos detalhados de todos os capítulos dos livros didáticos do Ensino Médio de Física utilizados na Escola Indígena Pataxó de Coroa Vermelha. Em seguida, a produção de livro didático intercultural de Física, pautado na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, construído com participação efetiva dos professores e alunos indígenas. E por fim, a aplicação desse novo material didático com o propósito de apontar falhas na sua concepção, para que pudessem ser sanadas antes da versão final. A análise foi realizada por meio de dois parâmetros: desempenho e atitude, pretendendo-se chegar a conclusões sobre as questões abordadas. Nesse sentido, a compatibilidade entre o material didático idealizado e o contexto local, tendo como proposta a interculturalidade e o estudo da Física, mostraram-se fundamentais para uma aprendizagem significativa dos processos físicos voltados aos alunos do primeiro ano do Ensino Médio. Ao mesmo tempo, a relação entre professor, aluno e comunidade, representou o diferencial de uma educação intercultural em todo sistema escolar indígena.
- ItemModelagem de Processos para Composição de Projetos Didáticos Interdisciplinares(Universidade do Estado da Bahia, 2022-12-21) Franco, João Silvestre dos Santos; Pinheiro, Marcus Túlio de Freitas; Hohenfeld, Dielson Pereira; Sales, Mary Valda Souza; Hetkowski, Tânia MariaComo consequência da fragmentação do conhecimento, a falta de articulação e in tegração entre diferentes componentes curriculares faz-se um obstáculo a uma visão global da realidade. Nesta conjuntura, enquanto método de ensino e aprendizagem, projetos didáticos desenvolvidos nas instituições de ensino fornecem um caminho pos sível para a superação das fronteiras impostas pela organização curricular baseada em disciplinas. Diante disto, este trabalho busca responder à seguinte questão de pes quisa: como conceber o ensino com base em projetos didáticos de caráter interdiscipli nar para a promoção de uma aprendizagem ativa e o desenvolvimento de habilidades pelos estudantes? Para tanto, como objetivo geral desta pesquisa, propõe-se elaborar uma modelagem de processos para a composição de projetos didáticos interdiscipli nares, a partir da adaptação de elementos da Business Process Management (BPM) para o campo da Educação. Como referencial teórico, a pesquisa traz: acerca do mé todo de ensino e aprendizagem baseado em projetos, Bender (2014), BIE (2008), Moura e Barbosa (2017), Behrens (2017) e Moran (2018); para abordar a categoria teórica de ensino e planejamento didático, Libâneo (2006); para discutir interdiscipli naridade na educação, Fazenda (2017), Fazenda (2015) e Lück (2013); e, traçando um diálogo sobre o desenvolvimento de habilidades, manifestação de competências e avaliação da aprendizagem, Scallon (2015), Zabala e Arnau (2020), Zabala e Arnau (2014) e Sacristán (2010). Como instrumentos de coleta de dados para a concepção da modelagem, em conjunto com observações diretas e participantes de atividades no lócus da pesquisa – uma unidade escolar com oferta de ensino médio integrado –, foram conduzidas entrevistas semiestruturadas com docentes envolvidos na compo sição de projetos didáticos. Com base nisto, em articulação com os quadros teóricos e os elementos analíticos que consubstanciaram a pesquisa, a adoção da Business Process Model and Notation (BPMN) forneceu elementos para representar os modelos de processos em estado futuro (to-be), de acordo com as perspectivas dos docentes participantes. Assim, enquanto produto do mestrado profissional em Educação, a mo delagem de processos possibilitou mapear um conjunto de aspectos que dão forma a um projeto didático interdisciplinar, com base na missão e nos objetivos institucionais e ante possibilidades, potencialidades, restrições e limitações identificadas no lócus.
- ItemOs Três Momentos Pedagógicos na Problematização da Iluminação Pública da Cidade do Salvador: Um Caminho para a Inserção do Conceito de Fotocondutividade no Ensino Médio(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-05) Silva, Rogério Santos da; Hohenfeld, Dielson Pereira; Jesus, José Carlos Oliveira de; Pereira, Marildo Geraldête; Ferreira, Mário de JesusA inserção da Física Moderna e Contemporânea (FMC) no ensino médio deve ocorrer com o protagonismo efetivo dos professores de física da educação básica e mediada por intervenções didáticas que modifiquem a práxis em sala de aula. Nesta perspectiva, o objetivo geral desta pesquisa foi desenvolver uma proposta de ensino para o nível médio sobre o conceito de fotocondutividade suleada nos três momentos pedagógicos e na problematização da iluminação pública da cidade do Salvador, aplicar e relatar as suas contribuições. A questão que orientou o trabalho foi: Como os três momentos pedagógicos contribuem para o processo de ensino-aprendizagem e a inserção de conceitos da FMC na educação básica, a partir do estudo do conceito de fotocondutividade? O método de pesquisa adotado na investigação é o estudo de caso descritivo, no qual se busca, por meio da descrição, interpretação e análise dos dados coletados durante a aplicação, evidenciar as contribuições da intervenção suleada nos três momentos pedagógicos como estratégia didática potencialmente problematizadora na inserção, no ensino e na aprendizagem de conceitos da FMC. Os dados foram coletados de duas formas: anotações dos diálogos que ocorreram nas aulas no diário de bordo e as respostas das atividades e avaliações aplicadas. Com base na análise dos dados coletados e no relato da aplicação da proposta de ensino, concluiu-se que a proposta apresentou algumas contribuições: a dialogicidade em sala de aula que proporcionou o compartilhamento de significados em torno dos conceitos físicos estudados, a problematização inicial da proposta se caracterizou por apresentar uma situação-problema que mostrou-se significativa para os estudantes, as atividades, o texto de apoio e a aplicação do conhecimento evidenciaram como os estudantes se envolvem com o objeto de estudo, de modo que esses resultados elucidaram como a dinâmica dos três momentos pedagógicos contribui, enquanto uma práxis problematizadora, na inserção e no processo de ensino e aprendizagem de conceitos da FMC na educação básica.
- ItemPolitica de Formação de Professores para Educação Profissional e Tecnológica: desafios e indicadores de realidade.(2021-02-24) Machado, Célia Tanajura; Carvalho, Marize Souza; Clímaco, Josiane Cristina; Hohenfeld, Dielson Pereira