Navegando por Autor "Hetkowski, Tânia Maria"
Agora exibindo 1 - 20 de 50
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAlimentação escolar e agricultura familiar: um estudo de caso na Escola Municipal Dr. Antônio Carlos Magalhães - Ilha de Bom Jesus dos Passos /Salvador/BA(Universidade do Estado da Bahia, 2024-06-19) Santos Filho, Manoel dos; Nascimento, Antônio Dias; Hetkowski, Tânia Maria; Oliveira, Tereza Cristina de Oliveira e; Santos, Luciano CostaA presente dissertação buscou investigar como a inserção dos produtos da Agricultura Familiar introduzidos na Alimentação Escolar pode fortalecer a Cultura Alimentar local, junto aos discentes da Escola Municipal Dr. Antônio Carlos Magalhães, da comunidade da Ilha de Bom Jesus dos Passos – Salvador/BA. Assim, a Agricultura Familiar é concebida como constructo teórico e ferramenta para o enfrentamento das desigualdades sociais, potencializando a economia solidária e alimentação saudável, em vários aspectos, nas escolas das redes públicas. Esta perspectiva tem como base o entendimento da importância da Agricultura Familiar na composição da Alimentação Escolar, sua representatividade e herança sociocultural nas comunidades, nas quais o alimento escolar pode proporcionar ao estudante da rede de ensino público essa afinidade, cumplicidade e entrosamento cultural. A sua metodologia expressa uma pesquisa qualiquantitativa. Em relação ao objetivo, a mencionada pesquisa é descritiva e exploratória, qualificada e caracterizada no estudo de caso, apropriando-se da utilização da coleta de dados, e executada por intermédio de observações in loco. Para tanto, procedemos à aplicação de entrevistas e questionários, com consulta a documentos, bem como observações no ambiente pesquisado. Neste processo, a partir dos parâmetros estabelecidos pela norma vigente, buscamos investigar como se efetiva a incorporação dos produtos da Agricultura Familiar na Alimentação Escolar dos alunos da escola em comento, bem como examinar as dimensões das políticas públicas de Agricultura Familiar e Cultura Alimentar local. Em seguida, e a partir da análise dos dados coletados, concluímos que os produtos adquiridos da Agricultura Familiar, que compõem o cardápio da Alimentação Escolar desse estabelecimento de ensino pesquisado, associados às práticas da Cultura Alimentar e a Alimentação Escolar servida nesta escola, proporcionam benefícios a essa comunidade estudantil. Os resultados obtidos nesta pesquisa comungam e se coadunam com o referencial teórico aqui traçado e exibido. Ressalte-se que, o presente estudo não pretendeu ter o condão de esgotar o debate sobre a temática traçada, mas, principalmente e sobretudo, contribuir com diversos e novéis elementos, buscando e perseguindo abordagens distintas sobre o tema aqui tratado. Como a discussão sobre a temática é extensa e complexa, novos e mais estudos são indispensáveis para adquirir, buscar e alcançar outros elementos e dados que fortaleçam e enriqueçam as propostas de estudo e discussão, no que tange ao tema aqui evidenciado, sobre o qual, ainda, há muito o que dizer.
- ItemAmbientes virtuais para estudantes com deficiência visual do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia – campus Porto Seguro(2016) Perim, Fábio Luis Coelho; Bomfim, Natanael Reis; Hetkowski, Tânia MariaO objetivo deste trabalho é propor um modelo de interface que viabilize um melhor aproveitamento dos recursos de informática em uma aprendizagem significativa para o aluno com deficiência visual. Nesta propositiva tecnológica, dados e informações foram coletados para analisar as dificuldades de ensino e aprendizagem com\para alunos com deficiência visual. Com a participação de alunos com deficiência visual é feita a modelagem e a implementação de um Ambiente Virtual de Aprendizagem através da teoria da pesquisa participante, materializada com a utilização do método Práxis nas fases de construção do software e produção de documentos. O ambiente facilita a leitura do conteúdo, possibilita a resolução de exercícios e o procura facilitar o manuseio do computador pelos alunos com deficiência visual. Também funciona em dispositivo portátil e pode ser utilizado em computadores sem adaptação para pessoas com deficiência. Conclui com a apresentação das soluções possíveis alcançadas na construção do ambiente virtual de aprendizagem.
- ItemAutonomia em episódios interativos entre professora e crianças da educação infantil(2015-05-13) Jauris, Roberta Bolzan; Sodré, Liana Gonçalves Pontes; Dias, Adelaide Alves; Reis, Minervira Joseli Espíndola; Hetkowski, Tânia MariaA pesquisa nasceu da inquietação quanto às práticas pedagógicas desenvolvidas por professores que atuam na Educação Infantil e aos direitos e possibilidades de autonomia das crianças nessa etapa da Educação Básica. Teve por objetivo analisar contextos interativos que envolvem crianças e professores e a possibilidade da autonomia das crianças no processo educacional, conforme três procedimentos distintos: 1) observações com registros no caderno de campo; 2) videogravações de episódios interativos entre professora/crianças, crianças/professora e crianças/crianças; 3) entrevistas semiestruturadas junto a professora e as crianças. Para a realização da pesquisa, recorreu-se aos pressupostos da abordagem qualitativa, como um estudo descritivo, partindo do princípio de que os participantes de uma determinada realidade educacional podem estar no centro da indagação, portanto, interlocutores privilegiados e sujeitos. A pesquisa foi realizada em uma instituição Municipal de Educação Infantil do município de Vitória da Conquista – Bahia, com uma professora e seis crianças de uma mesma turma, escolhidas aleatoriamente. Após as entrevistas com a professora, construiu-se um processo de interlocução com as crianças, mediado pelos vídeos, no propósito de discutir com cada uma a sua participação nas atividades. Para tratamento dos dados empregou-se o procedimento de análise de conteúdo, pois se pretendeu identificar os conteúdos manifestos que levassem a compreender o desenvolvimento da autonomia ou não das crianças no contexto escolar. Embora reconhecendo que, no dia a dia do processo educacional, é impossível aproveitar todas as contribuições das crianças, fica claro em todos os episódios gravados que a professora está mais atenta ao planejamento dos conteúdos e à forma estabelecida para trabalhar em sala de aula, do que em contar com a colaboração ou com as experiências dos educandos. Todas as seis crianças que participaram do estudo se confirmaram como sujeitos que falam, escutam e participam de escolhas. Mesmo com os diversos desafios presentes em instituições que historicamente se consolidaram como espaços educacionais, os conflitos se revelam, principalmente em relação às distâncias geracionais. Desse modo, conclui-se que a escola se afasta da realidade do contexto sociocultural das crianças, não as envolve no processo educacional, desconsidera suas iniciativas e questionamentos e, consequentemente, consolida um modelo de educação para a heteronomia.
- ItemCittà e Kimera: trajetórias do desenvolvimento de jogos digitais educacionais(2019-08) Hetkowski, Tânia Maria; Müller, Daniel Nehme; Silva, André Luiz Souza daA educação neste novo milênio apresenta os desafios da forte correnteza da tecnologia digital frente aos métodos tradicionais e estacionários de ensino. Saber ler este movimento de transição é crucial para a compreensão do nosso momento enquanto civilização que escala em direção a uma planície mais elevada de consciência e conhecimento. A cultura digital derruba os muros do conhecimento fragmentado e altamente especializado, exigindo uma visão multidisciplinar. Nesta obra buscamos compartilhar com o leitor nossas experiências de cinco anos de pesquisa científica acadêmica construída nas salas de aula do Rio Grande do Sul e da Bahia. Trazemos como bagagem o conhecimento do desenvolvimento dos jogos digitais educacionais e dos métodos de estímulo à imaginação, ao simulacro e à autonomia do cidadão em construção.
- ItemComunidade científica e tecnologias digitais: estudo de caso sobre formação stricto sensu de professores(as) da rede pública(Universidade do Estado da Bahia, 2024-05-29) Lima, Marilu Dias de; Hetkowski, Tânia Maria; Leão, José Antônio Carneiro; Nonato, Emanuel do Rosário Santos; Alves, Ana Kátia dos SantosA pesquisa teve como premissa, os fundamentos do processo formativo do professor da Educação Básica da Rede Pública a partir da concepção epistêmica sobre processos tecnológicos adotada pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). O foco da investigação partiu do pressuposto de que a tríade Programas, Linhas e Grupos de Pesquisa dessa instituição se constituía como uma possibilidade de firmar uma Comunidade Científica, com potencial de ser uma rede formativa de professores(as) da Educação Básica, voltada para os processos tecnológicos. Com a temática Comunidade Científica e Tecnologias Digitais, foi possível elaborar um estudo de caso sobre formação stricto sensu de professores(as) da Rede Pública. A questão central abordada foi: como a Comunidade Científica — PPGEduC e GESTEC, Linhas e Grupos de Pesquisa — influenciou a formação de professores, em nível stricto sensu, da Educação Básica da Rede Pública, integrada aos processos tecnológicos? Com o intuito de responder, o objetivo geral foi analisar como essa Comunidade Científica influenciou na formação de professores, em nível stricto sensu, da Educação Básica da Rede Pública, integrada aos processos tecnológicos. Os objetivos específicos foram: identificar a base epistêmica da Comunidade Científica da UNEB que trata da categoria dos processos tecnológicos na formação de professores(as) em nível stricto sensu; descrever a apropriação do conceito de processos tecnológicos pelos professores(as) da Educação Básica da Rede Pública egressos da formação stricto sensu, explorada pela Comunidade Científica da UNEB; bem como apresentar a repercussão do conceito de processos tecnológicos na formação dos professores(as) da Educação Básica. As categorias teóricas elencadas foram as Comunidades Científicas, a Formação de Professores da Educação Básica da Rede Pública em nível stricto sensu e os Processos Tecnológicos a partir de visão filosófica e antropológica. Para fundamentação desta dissertação, os pressupostos teóricos foram baseados, entre outros, na Filosofia – Bianchetti (2014; 2017; 2022); Castells e Cardoso (2005); Deleuze e Guattari (1995); na Formação Continuada – Nóvoa (2020); Freire (1980; 2019); Cunha (2015); nos Processos Tecnológicos – Hetkowski (2004; 2010); Hetkowski e Lima Júnior (2006); Lima Júnior (2004); nas Comunidades Científicas – Trigueiro (2001); Le Coadic (2004); e Kuhn (2018). A abordagem metodológica foi baseada no Estudo de Casos Múltiplos, tecido por Yin (2015), e o lócus da pesquisa foi a UNEB. Os sujeitos da pesquisa, parceiros em colaboração, foram os mestres e doutores egressos dos Programas e que atuam na docência da Educação Básica da Redes Públicas da Bahia. Os procedimentos (a)bordados envolveram a análise das ementas das disciplinas obrigatórias dos Programas PPGEduC e GESTEC da UNEB. A análise ocorreu através de um mapeamento analítico, com um software de análise de dados textuais, através do estudo de similitude, o IRaMuTeQ, e foi redigida em função das respostas dos sujeitos da pesquisa, requisitados via questionário online. Também foi utilizado o aplicativo de diagramação Lucidchart para gerar um mapa mental, com encadeamento dos pontos-chave das dissertações e teses dos egressos. As (in)conclusões obtidas na pesquisa foram apresentadas através de um Relatório de Estudo de Casos Múltiplos, composto pelas sínteses cruzadas das análises dos bor(dados) para identificar relações comuns entre eles.
- ItemConceito-Ação de Educação Científica e Ensino de Ciências no Contexto do Projeto a Rádio da Escola na Escola da Rádio no Colégio da Policía Militar da Bahia – CPM Dendezeiros /Ba(2017-07-07) Santos, Esiel Pereira; Hetkowski, Tânia Maria; Oliveira, Marcelo Souza; Burnhan, Teresinha Fróes; Sales, Mary Valda SouzaDevido à importância que a Ciência vem assumindo na sociedade atual, mais especificamente no que tange aos processos que dizem respeito a Educação, a Ciência e a Tecnologia, sobretudo na Educação Básica brasileira, o presente trabalho apresenta uma proposta de discussão e entendimento outro a respeito dos termos “Educação Científica” e “Ensino de Ciências” partindo do contexto específico das ações realizadas no lócus da presente investigação, o Colégio da Polícia Militar da Bahia (CPM Unidade Dendezeiros) - em parceria com o grupo de pesquisa Geotecnologia, Educação e Contemporaneidade (GEOTEC) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) na execução do projeto “A Rádio da Escola na Escola da Rádio: Resgate e Difusão de Conhecimentos Sobre os Espaços da Cidade de Salvador/Ba” - por meio da construção da ideia de “conceito-ação”. Tal discussão dos termos se faz necessária para a ampliação da compreensão dos contextos mais atualizados a respeito da importância que a Ciência tem para os processos educacionais e formativos, tanto quanto a Educação tem para a construção de uma nova perspectiva de Ciência. Para possibilitar essa construção teórica, a metodologia adotada se deu pelo misto da revisão bibliográfica e da literatura; da estratégia de “conceito-ação”, levando em consideração as propriedades semânticas dos termos, o Discurso que se inscreve na literatura, e o Contexto no qual as referidas terminologias estão em “ação”. Através da aplicação de um breve questionário houve a possibilidade de realizar o contraste dessa discussão teórica com o que foi colhido como informação no lócus da investigação sobre a maneira como a comunidade de estudantes do Ensino Médio do CPM (Dendezeiros), sujeitos dessa pesquisa, conhecem, compreendem e significam a ciência e a Educação Científica em sua escola. Deste modo, foi possível identificar as razões pelas quais as terminologias “Educação Científica” e “Ensino de Ciências” vêm sendo tratadas como sinônimos ao longo do tempo nas relações entre a Ciência e a Educação aqui no Brasil, os contextos aos quais ambos seriam melhor empregados diante de contexto mais específico, e a efetividade institucional de ações de Educação Científica por meio do projeto A Rádio da Escola na Escola da Rádio no CPM Dendezeiros.
- ItemCurrículo e cultura: aproximações entre epistemologia hipertextual e cultura soteropolitana(2008-12-12) Cordeiro, Márcia de Freitas; Júnior, Arnaud Soares de Lima; Cunha, Regina Céli Oliveira da; Hetkowski, Tânia MariaA pesquisa é uma investigação teórica, qualitativa, de caráter exploratório conceitual, cujo tema é currículo e cultura, tendo como objeto de análise expor a compreensão sobre quais as possibilidades de aproximação entre currículo e cultura, ou seja, entre a epistemologia hipertextual e a cultura soteropolitana, respectivamente, pressupondo-se semelhanças entre eles. Nesse sentido, os objetivos foram permeados pela análise sobre as possibilidades de aproximação estética entre o currículo hipertextual e a cultura soteropolitana; por uma demonstração sobre as aproximações que a estética filosófica contemporânea compartilha com a epistemologia e com o currículo; por uma compreensão crítica que aproxime estética e epistemologia, a partir da perspectiva do currículo hipertextual, para que haja contribuições com a teorização epistemológica e estética. O corpo teórico foi iniciado com a apresentação do contexto em que a categoria teórica central deste trabalho, o currículo hipertextual, se situa, que é a contemporaneidade. Em seguida, se discutiu os princípios norteadores e os fundantes (o hipertexto, as TIC, a diferença e o saber) deste currículo e apresentou-se um conceito sobre o mesmo. Logo depois, as outras duas categorias teóricas desta pesquisa, a cultura soteropolitana e a estética, foram discutidas, em que, para a estética foi apresentada a origem do próprio termo e sua relação com a Filosofia, seu objeto e a experiência estética; para a cultura soteropolitana, foram discutidos a relação da cultura de um modo geral com a arte e com as novas tecnologias, e depois apresentados os aspectos da religiosidade, da alimentação, da festividade, da personalidade, da corporeidade, a liberdade, etc., pertencentes a esta cultura. A metodologia aplicada baseou-se em uma análise documental, levantamento e revisão bibliográfica, tendo como campo de investigação os livros, periódicos, artigos, papers, dissertações, teses e a Internet, bem como a uma metodologia comparativa ou intertextual, no sentido bakhtiniano do termo, como suscitava a própria natureza do objeto. A partir dos resultados obtidos, a pesquisa revelou que existem duas possibilidades de aproximação entre currículo hipertextual e cultura soteropolitana, por meio da estética, se dão a partir da posição em que o sujeito ocupa tanto na estética contemporânea, quanto no currículo hipertextual e pela forma como conhecimento e a cultura se processam, revelando que ambos (currículo hipertextual e cultura soteropolitana) advém de práticas instituintes e, assim, possibilitam à educação a formação de sujeitos agentes históricos da sua realidade, como um lugar transformado pelas infinitas possibilidades de criação de sua subjetividade.
- ItemCurrículo e socioeducação: prática pedagógica gamificada com privados de liberdade na escola regular(2021-07-29) Santos, Maria Margarete Cerqueira dos; Sales, Mary Valda Souza; Carolei, Paula; Lago, Ana Cristina Castro do; Hetkowski, Tânia MariaO texto apresentado consiste na dissertação de mestrado resultante da proposição de reflexãosobre o papel ressignifcador das práticas pedagógicas gamificadas em relação ao currículo vivenciado na escola regular, inserida em contexto socioeducativo e desenvolvido na modalidade da Educação de Jovens e Adultos – EJA diurno. O trabalho docente nos suscita construções e desconstruções constantes, no qual reflexionar sobre as práticas pedagógicas é uma ação fundante quando visamos imprimir processos educativos significativos. Em se tratando do contexto socioeducativo, essa ação-reflexão dialógica é imperativa para que o trabalho pedagógico realizado cumpra o que se propõe, criando bases fortes e fomentando nos adolescentes e jovens, em cumprimento de medida socioeducativa de internação (meio fechado), o sentimento de pertencimento ao espaço escolar, compreendendo que as relações anteriores com a escola sofreram cortes e interrupções abruptas. Os desafios operacionalizados pela escola intramuros mobilizaram a questão central da pesquisa apresentada: Como as práticas pedagógicas gamificadas podem ressignificar o currículo da escolar regular com privados de liberdade? O objetivo geral foi analisar o potencial de ressignificação do currículo, na socioeducação com privados de liberdade, mediante as práticas pedagógicas gamificadas. Os objetivos específicos foram: a) mapear as práticas pedagógicas desenvolvidas em classe de EJA I, no lócus da pesquisa, visando compreender o cotidiano do processo educativo; b) Identificar as práticas pedagógicas gamificadas, potencialmente ressignificadoras do currículo de EJA I, na socioeducação; c) avaliar o potencial ressignificador das práticas pedagógicas gamificadas em relação ao currículo da socioeducação em classes de EJA I. A pesquisa se constituiu a partir da abordagem Qualitativa, em que a Pesquisa colaborativa norteou todo a concepção metodológica. Para a composição dos achados da pesquisa, foram utilizados, enquanto dispositivos, o Questionário online e os Encontros Reflexivos Dialogais, enquanto espaço colaborativo/reflexivo. O lócus foi a Escola Municipal Professor Carlos Formigli, localizada em uma Unidade Socioeducativa – o Centro de Atendimento Socioeducativo – CASE/ Salvador, onde atuei como docente. As colaboradoras da pesquisa foram as professoras atuantes no locus da pesquisa, compreendendo ser fundante que os processos reflexionais a respeito da prática docente ocorram na partilha entre os pares, constituindo processos formacionais nos espaços laborais. Os achados da pesquisa proporcionaram o entendimento de que o currículo de EJA, efetivados nas escolas intramuros, podem ser ressignificados a partir da concepção de práticas pedagógicas que imprimam sentido e significado aos processos aprendentes desenvolvidos em sala de aula, levando em consideração o repensar do tempo pedagógico compreendendo o sentido da hipercontração enquanto característica do cotidiano da sala de aula em espaços de confinamento. Além disso, foi evidenciado, nas construções dos achados da pesquisa, o potencial ressignificador do currículo de EJA, em contexto socioeducativo, apresentado pelas práticas pedagógicas gamifacadas, a partir da implementação da gamificação enquanto uma metodologia ativa promotora de interatividade, autorias, autorizações e processos aprendentes de ações propositivas. Foi possível identificar a proposição de práticas pedagógicas inovadoras em contextos complexos e de subjetividades múltiplas imbricadas aos processos formativos desenvolvidos entre os pares.
- ItemCurta Mais a Escola: uma prática educativa com o audiovisual na Escola Estadual Visconde de Itaparica – Salvador/BA(2013-09-18) Santos, Alan Silva dos; Nunes, Eduardo José Fernandes; Laranjeira, Denise Helena Pereira; Nascimento, Antonio Dias; Hetkowski, Tânia MariaO presente trabalho tem como escopo a análise de novos processos educativos visando soluções compartilhadas para os problemas socioambientais, através da oficina de produção de material audiovisual “Curta Mais a Escola”, realizada na Escola Estadual Visconde de Itaparica – Salvador (BA). A circulação de tecnologias de captação, conservação e reprodução de imagem e som entre os jovens no ambiente escolar pode ser utilizada em atividades educativas que desenvolvam a capacidade crítica e interpretativa dos estudantes. A referida oficina ainda serviu de incentivo para a construção de práticas cooperativas entre os envolvidos e à busca por espaços ambientalmente sustentáveis e socialmente equilibrados. Além destas atividades, foram transcritas também, para a confecção desta dissertação, os relatos dos alunos sobre o projeto e da oficineira de edição.
- ItemDeixe-me falar! Sofrimento psíquico do professor-sujeito na cena pedagógica contemporânea(2015-12-04) Silva, Daniele Lima da; Ornellas, Maria de Lourdes Soares; Voltolini, Rinaldo; Hetkowski, Tânia Maria; Farias, Larissa Soares OrnellasAs falas que se fazem cor ao tecido deste texto vicejam na metáfora da pintura de uma tela, cujo desafio de captura de sentidos enseja a pesquisa Deixe-me falar! Sofrimento psíquico do professor-sujeito na cena pedagógica contemporânea. Entendendo já como factível o estabelecimento de laços entre o par psicanálise - educação, discuto, nesta escritura, o manejo do sofrimento psíquico do professor contemporâneo e suas repercussões nos campos da subjetividade, formação e desempenho profissional. Assim, este estudo objetiva identificar aspectos relacionáveis ao sofrimento psíquico do professor na contemporaneidade, bem como que discutir seus reflexos no processo de ensinar-aprender. Intento, ainda, observar e descrever as falas que emergem do (entre)lugar do padecimento do professor-sujeito, sobretudo, no que refere ao seu savoir -faire pedagógico. O eixo motriz que sustenta essa investigação é buscar conhecer que lugar e posição teriam as formações sintomáticas do professor-sujeito nos processos de adoecimento e quais as suas implicações no exercício pedagógico de ensinar e aprender. Nesse sentido, a base teórico-epistemológica da pesquisa delineouse dialogando com autores da vertente psicanalítica dentre os quais estão: Freud (1925- 1926); Lacan (1962-1963); Ornellas (2005-2013); Aguiar e Almeida (2011); Roudinesco (2011) e Voltolini (2011), bem como aqueles que basculam os espaços da educação: André (1995); Gatti (2002); Arendt (2003); Candau (1982), dentre outros. A investigação constitui-se enquanto um estudo de caso delineado a partir de uma abordagem qualitativa, visando assegurar o estudo do fenômeno em profundidade. A rota metodológica é trazida enquanto esboço da ação planejada, constando de referenciais fundantes acerca do locus de pesquisa, sujeitos, instrumentos de coleta e estratégias de análise. Os instrumentos de coleta são: observação em sala de professores, entrevista semiestruturada e pintura em tela. Os sujeitos foram selecionados pelo critério do desejo, considerando ainda tempo igual ou superior a 10 anos de docência no ensino fundamental II e assinatura do Termo de Consentimento Livre Esclarecido. O locus da pesquisa é uma escola da rede pública municipal da região metropolitana de Salvador. Para a análise dos dados, buscou-se, a partir dos instrumentos de coleta, a construção de categorias descritivas e interpretativas com vistas a operacionalizar as unidades de análise. Tal procedimento se deu pela adoção da análise do discurso de vertentes francesa e brasileira, considerando o explícito e o implícito no discurso verbal, as hesitações, atos falhos, reticências, silêncios, esquecimentos e repetições. (In)conclui-se que o sofrimento psíquico do professor é um evento multifatorial, complexo, ambivalente e acentuado pela contemporaneidade. Desta forma, as formações sintomáticas dos professores-sujeitos manifestam intrínseca relação com o seu sofrimento psíquico vindo, deste modo, a ocupar o lugar e posição de sinalizadores de adoecimento manifesto com implicações negativas no exercício pedagógico de ensinar e aprender. A pesquisa inscreve, portanto, os seguintes achados: desejo; escuta; ambivalência; angústia; transferência; identificação; afeto e ab-reação. Estes são significantes reveladores que denotam o sofrimento psíquico do professor-sujeito na cena pedagógica contemporânea, haja vista que o (des)encantamento no fazer professoral traduz-se nos discursos onde pulsões de vida e morte assinalam o sujeito da falta e da barra, mas também do desejo e da fala.
- ItemDesenvolvimento de competências em informação para o uso da biblioteca na Unilab Campus dos Malês(Universidade do Estado da Bahia, 2024-03-13) Anjos, Bruno Batista dos; Pimenta, Lídia Boaventura; Hetkowski, Tânia Maria; Santos, Bruna Bomfim Lessa dosEste estudo tem como objetivo geral investigar o processo de apropriação das competências em informação perante a utilização de bibliotecas universitárias e suas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), para o acesso ao conhecimento pelos estudantes de graduação presencial da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Campus dos Malês. Os aportes teóricos versam sobre o uso das TDICs nas universidades, bem como sobre o papel da biblioteca universitária para a apropriação da informação por seus usuários e as competências em informação necessárias para o uso da biblioteca e seus recursos digitais. A metodologia consistiu em um estudo de caso, de natureza descritiva, com abordagem qualitativa por meio da triangulação de dados. Os resultados dessa pesquisa permitiram elaborar o diagnóstico composto pelo perfil de competência em informação dos estudantes de graduação da Unilab Campus dos Malês, mostrando que o desenvolvimento dessas competências ocorre de forma plena, porém com dificuldades no manuseio de fontes de informação como bases de dados e na apropriação das competências em informação como um todo. A estruturação física das TDICs no campus contempla as necessidades básicas da comunidade discente, mas carece de maiores orientações quanto ao uso delas e não oferece um canal de comunicação mais direto com os setores envolvidos. Já a biblioteca da Universidade, que funciona através de um Sistema de Bibliotecas, fornece diversos serviços de disseminação da informação, necessitando de uma melhor organização dessas informações e da promoção de maiores conteúdos instrucionais para os estudantes. Estes resultados poderão ajudar a gestão da universidade nas suas tomadas de decisões perante as necessidades informacionais do corpo discente, além de elucidar a importância dos temas discutidos para a sociedade e para as comunidades científicas.
- ItemDidática e tecnologia – construindo novas interfaces(Universidade do Estado da Bahia, 2006-08-09) Silva, Jacqueline Márcia Leal da; Alves, Lynn Rosalina Gama; Pais , Luiz Carlos; Hetkowski, Tânia MariaAs formas de refletir, entender e construir o processo de ensino-aprendizagem, através do estudo da Didática, necessitam ser revistas a partir da inserção e emergência das chamadas novas tecnologias. Entende-se que, para a efetivação desta possibilidade de construção da prática pedagógica levando em consideração os elementos tecnológicos, faz-se necessário conhecer como vêm se concebendo tais dispositivos técnicos. Traz-se, então, para discussão, a concepção cunhada por Lévy (1993) de Tecnologias Inteligentes, assim entendidas por ampliarem as funções físicas e cognitivas do homem, pelo seu potencial transformador e seu caráter extensor de capacidades. Discute-se também a perspectiva histórica do fenômeno técnico que revela o processo de estruturação do ser humano como sujeito cognitivo, através da instituição de atos técnicos na sua relação com o mundo. Nesta direção, são apresentados os processos formativos de cunho continuado e o que estes vêm possibilitando aos professores e aos formadores de professores para a sua atuação nas interfaces pedagógicas com as tecnologias informáticas. Esta pesquisa foi realizada dentro de uma perspectiva de estudo de caso qualitativo e tem como espaço empírico a disciplina Didática e Novas Tecnologias, componente da matriz curricular do curso de Pedagogia para o magistério da Educação Básica no Departamento de Educação – Campus I – UNEB. As turmas da disciplina estudada nesta pesquisa aconteceram no ano de 2004, nos turnos matutino e noturno, com alunos do 3º semestre. Procurou-se investigar as concepções de professores e acadêmicos da disciplina quanto às possibilidades de inserção do uso das TICs na disciplina Didática de um curso de Pedagogia, identificando os entendimentos dos professores sobre Tecnologia e Didática e se esses entendimentos possibilitam interfaces entre as áreas. Investigaram-se ainda os significados construídos pelos Acadêmicos acerca destas possibilidades. Percebe-se que as discussões que vêm sendo realizadas nessa área dicotomizam os objetos de estudo, ora enfatizando apenas a Didática, ora pondo ênfase na Tecnologia, resultando na fragmentação do conhecimento e em uma compreensão reducionista das áreas. Diante do exposto, a pesquisa aponta como possibilidades para a formação do educador alguns entendimentos sobre o papel da Tecnologia no processo de ensino e, em decorrência disso, uma efetiva incorporação das potencialidades das TICs.
- ItemDispositivos e diapositivos da educação científica: O Tpack e a constituição de práticas inovadoras na educação básica(2019-10-30) Araújo, Kátia Soane Santos; Hetkowski, Tânia Maria; Farias, Isabel Maria Sabino; Machado, Maria Cristina Gomes; Sales, Marcea Andrade; Sales, Mary Valda SouzaO ser humano é o único animal capaz de questionar os aspectos que envolvem a sua existência e buscar respostas para estas indagações. No âmbito educacional formal, a Educação Científica é compreendida como um processo formativo que incorpora os princípios da ciência e da pesquisa como pressupostos para a construção do conhecimento, uma vez que a (re) significação desses saberes, em consonância com as mudanças que vêm ocorrendo na contemporaneidade, demanda da escola e da sociedade um pensar e agir sobre as questões que mobilizam o homem e seus lugares de pertencimentos. Essa propositiva emerge de uma das categorias do projeto “A Rádio da Escola na Escola da Rádio”, uma proposta articuladora do Grupo de Pesquisa Geotecnologia, Educação e Contemporaneidade – GEOTEC, vinculado à Universidade do Estado da Bahia – UNEB, que mobiliza processos formativos por meio do exercício dialético, dialógico e investigativo, para a compreensão do Lugar, nas redes públicas de Educação da Bahia e de Sergipe. Nesse sentido, a seguinte pesquisa buscou analisar os dispositivos e os diapositivos da TPACK, desenvolvidos nas escolas partícipes do projeto, e analisar se estes se constituem como práticas pedagógicas inovadoras de Educação Científica na Educação Básica pública. Para tanto, foram aprofundados os conceitos de: Educação Científica, a partir das concepções de Saviani (2011) e Freire (1968, 1979, 1986, 1996; Dispositivos e Diapositivos, por meio dos aspectos filosóficos defendidos por Agamben (2005) e de Foucault (1988; 2000); A dimensão do Conhecimento, a partir das conjecturas da Educação e da teoria da TPACK, com base nos trabalhos desenvolvidos por Koehler e Mishra (2005), Graham (2011) e Chai, Koh e Tsai (2013). A pesquisa teve como abordagem o estudo de caso de caráter participante, de natureza fenomenológica, desenvolvida pela técnica de grupo focal. A investigação deu-se por meio das dinâmicas de intervenção de Educação Científica, desenvolvidas no cerne do Projeto, tendo como amostragens as narrativas de 3 (três) pesquisadoras/professoras/desenvolvedoras, em 3 (três) diferentes instâncias da educação pública (Federal, Estadual e Municipal da Bahia). Com esse estudo, foi possível destacar que dispositivos e diapositivos são importantes estruturas da Educação Científica, na qual os dispositivos são caracterizados como linhas de força, que englobam os aspectos inovadores, os quais concebem a educação como um processo transformativo, colaborativo, transversalizado e instituinte. Os diapositivos da Educação Científica encontram-se na latência da privação humana – “ser e não ser”, em que a dimensão crítica é constitutiva do “não ser”, torna-se a potência para corporificar o real, ou seja, a criatividade e a criticidade, elementos que impulsionam a emancipação dos sujeitos quando estes são mobilizados, tornando-os capazes de transformar a realidade e promover mudanças de si, do outro e do contexto.
- ItemEducação Básica e Justiça Restaurativa: referências para a estruturação das bases de uma educação restaurativa(2022-12-12) Santos, Fabiana Andrade; Mutim, Avelar Luiz Bastos; Machado, Célia Tanajura; Pimentel, Gabriela Sousa Rêgo; Boneti, Lindomar Wessler; Tourinho, Luciano de Oliveira Souza; Hetkowski, Tânia MariaA presente tese se propõe a explicitar como a análise da relação entre a educação básica e a justiça restaurativa pode potencializar a emergência de referências que servem para a estruturação da teoria substantiva sobre a Educação Restaurativa. Considerando que não existe nenhuma produção acadêmica que aborda este tema e que se pretende, mediante o desenvolvimento de categorias centrais, apresentar uma teoria substantiva sobre o que aqui se denomina como a Educação Restaurativa, adotou-se como procedimento metodológico a Teoria Fundamentada nos Dados – TFD – seguindo a vertente straussiana. Registre-se que as fontes primárias desta pesquisa foram 15 dissertações e 07 teses, produzidas no Brasil, durante o período de 2010 a 2021. Para a seleção dessas produções recorreu-se ao banco de dados do catálogo de teses e de dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES – e, mediante a inserção dos termos Educação and Justiça Restaurativa, priorizaram-se as investigações cuja a implementação da justiça restaurativa tenha acontecido na educação básica, no período de 2010 – 2021. Para além desse desdobramento metodológico, destaque-se que foram utilizadas a pesquisa do tipo qualitativa e a abordagem fenomenológica. O problema que motivou esta investigação foi assim formulado: quando da implementação da justiça restaurativa na educação básica, quais categorias podem ser representativas de uma teoria substantiva que aborde a Educação Restaurativa? Justifica-se a necessidade de apresentação dessa teoria substantiva já que programas como a justiça restaurativa são implementados na educação básica como forma de prevenir e/ou coibir as diversas manifestações de violência na escola, violência à escola e de violência da escola. Todavia, em que pesem tais ações, vemos que elas têm sido inócuas, porquanto o fenômeno da violência educacional para além de não involuir tem se manifestado de várias formas. Por isso, vê-se a necessidade de se pensar na Educação Restaurativa não como forma de apresentar técnicas para prevenir, e/ou coibir, e/ou reduzir a violência escolar, mas de complexificar as políticas públicas, a educação, a justiça restaurativa, a violência escolar e o poder. Necessário consignar que se tem a hipótese de que a implementação da justiça restaurativa na educação básica, quando calcada em princípios e em fazeres horizontais que visam à dignidade da pessoa humana, pode potencializar a emergência de referências que, para além de servirem para a estruturação da teoria substantiva sobre a Educação Restaurativa, têm potencial para se transformar em uma teoria formal. Cabe ainda socializar que não apenas as 22 dissertações e teses municiaram esta pesquisa, mas, também, autores clássicos e contemporâneos que se dedicam a refletir as categorias acima apresentadas como: Boneti, Zehr, Arendt, Tourinho, Saviani, Dalmagro, Kant, Habermas, Bauman, Freire, Foucault, Bourdieu dentre outros. Como conclusão, tem-se que a Educação Restaurativa é factível e diz respeito a uma educação ética que pensa os sujeitos, os direitos humanos e as políticas públicas de forma complexa e principiológica. Logo, categorias como “promoção dos direitos humanos”; “fortalecimento das relações interpessoais”; “integração das escolas com as comunidades”; “ressignificação das relações sociais”; “compreensão holística do que é política” etc. essencializam-na.
- ItemEducação do campo e territorialidade: um estudo sobre o assentamento Menino Jesus, em Água Fria (Bahia - BA)(2014-06-09) Silva, Ana Margarete Gomes da; Nascimento, Antônio Dias; Lima, Silvana Lúcia da Silva; Hetkowski, Tânia Maria; Coelho Neto, Agripino SouzaEsta dissertação resulta de uma pesquisa acadêmica desenvolvida no Programa de PósGraduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia – PPGEduC/UneB – e se insere no âmbito de estudo da Educação do Campo, que tem se tornado um tema crescentemente incorporado à agenda das discussões dos movimentos sociais no Brasil, em parceria com algumas universidades brasileiras e outros tantos parceiros protagonistas, visando a incidir sobre uma política de educação voltada para os interesses e particularidades dos povos do campo, para além da educação como um direito, mas, sobretudo, como um desdobramento de uma luta maior, com vistas a um novo projeto de sociedade e de país, que tem como vetor principal a Reforma Agrária. Nesta pesquisa, pretende-se compreender o conflito pelo controle/apropriação das Escolas Fábio Henrique de Cerqueira e Escola do Campo Menino Jesus, ambas localizadas no Assentamento Menino Jesus (BA), resultante de concepções divergentes: o modelo contra-hegemônico é defendido pelos assentados, e o modelo hegemônico, pelo município de Água Fria (BA), refletindo na produção de territorialidade com base na escola. Para alcançar o objetivo proposto, optou-se pelo método de estudo de caso, tendo sido feitas entrevistas semiestruturadas, observações, diário de campo, roda de conversa, reuniões com o coordenador do setor de educação, participação em atividades complementares - Ac e análise do livro didático. Os resultados da pesquisa apontam que o conflito do Assentamento Menino Jesus pelo controle/apropriação de suas escolas tem, como centralidade, a defesa dos conteúdos e princípios políticopedagógicos, orientados pela Educação do Campo, como uma alternativa de educação contrahegemônica, tendo-a como referência básica de suas afirmações político-culturais e ideológicas, buscando a construção de um projeto societário mais justo, viabilizando aos povos do campo em toda a sua diversidade. Trata-se de um Projeto Político-Pedagógico voltado para as classes trabalhadoras, através de seu controle, tanto material quanto simbólico, por eles próprios, sujeitos da história de luta pela conquista destas escolas do assentamento pesquisado. Além disso, emergiram das entrevistas como potente resultado, o empoderamento do coletivo, com base em ideais e de lutas, da consciência de serem sujeitos de direito, que vislumbram na educação, a concretude de mudanças efetivas e viáveis para uma comunidade, instrumentalizados, com a mais cara forma de libertação, o conhecimento, que possibilita tecer outras histórias da educação baiana.
- ItemEducação e (com)ciência geotecnológica do lugar: narrativas iconográficas dos sujeitos do bairro do Tento, Valença-BA(Universidade do Estado da Bahia, 2023-11-17) Moreira, Rosângela Patrícia de Sousa; Hetkowski, Tânia Maria; Epífania , Anderson Gomes da; Oliveira , Valeska Maria Fortes de; Araújo, Kátia Soane Santos; Souza, Hanilton Ribeiro de; Andrade , Luiz Adolfo de Paiva; Sales, Mary Valda SouzaApresentamos uma pesquisa que objetivou outra perspectiva de conhecimento e ciência a partir do viver cotidiano. Para tanto, tomamos como base o aspecto geotecnológico das iconografias no bairro do Tento, localizado na cidade de Valença-BA, ecoadas nas narrativas de um grupo de sujeitos desse lugar. Dessa forma, foi destacado o caminho da revelação, do reconhecimento, das considerações e das afirmações de uma outra concepção de educação científica, a partir de um segmento não formal de aprendizagem, oriunda das dinâmicas sociais desse lugar vivido. Esse espaço, composto das condições de pertencimento, assim como dos afetos, sentimentos, sentidos e significados depositados pelo sujeito ao fragmento espacial, aqui o denominamos de lugar-seu. Dito isto, esta tese apresenta uma trilha discursiva que parte da importância das iconografias para a promoção do conhecimento, levando em consideração como as geotecnologias, em seus aspectos materiais e imateriais, potencializam o (re)conhecimento do lugar. Como um trabalho iniciado no período de distanciamento social, são enfatizados, no corpo textual, os desafios da pesquisa a partir dos impactos provocados pela pandemia da COVID-19, assim como seus reflexos na educação. Apesar disso, a escrita teve sua base de produção dos achados através da abordagem etnográfica. Isso visou, dentro das limitações, participar do cotidiano e estabelecer aproximações com, inicialmente 20 e finalmente, 13 moradores partícipes. Durante os encontros formativos, foram realizadas entrevistas, levantamento de questões, discussões e considerações iconográficas. Com o apoio da bricolagem, como ação de movimento entre os procedimentos de análise e os dispositivos, e da análise do discurso bakthianiana, este trabalho demonstrou, através das narrativas iconológicas dos partícipes, os aspectos de subjetividade para a (com)ciência do bairro do Tento como lugar-seu e a importância das geo(tecno)grafias para essa concepção, presente nos discursos que estavam além dos narrados, mas factual nos gestos e olhares. Assim, a presente tese se configura como um olhar para o futuro na perspectiva de reconhecer outros caminhos para uma discussão e construção da educação, do conhecimento, que tome como base o estado de (com)ciência do sujeito, a partir de suas concepções acerca do lugar-seu.
- ItemEducação geográfica e geotecnologias: construindo estratégias à compreensão do lugar no ensino fundamental(2015-05-30) Pereira, Inaiá Brandão; Hetkowski, Tânia Maria; Faria, Marcelo Oliveira de; Couto, Edvaldo Souza; Brito, Francisco Jorge de OliveiraOs estudos refentes à construção e reflexão das práticas da geografia escolar estão ganhando cada vez mais notoriedade e espaço no meio acadêmico, principalmente quando se referem ao Ensino Fundamental. Dentre as diversas discussões, encontram-se ações em busca de uma concepção de Educação Geografica, baseada na valorização das experiências dos sujeitos à elaboração de um “olhar geográfico” sobre as dinâmicas socioespaciais. Este fato coloca em destaque a valorização do Lugar como proposição basilar para a composição de estratégias e práticas à estruturação de um conhecimento geográfico. Neste contexto, é crescente também, os estudos sobre as Geogtecnologias na articulação de práticas de ensino, destacando suas potencialidades ao entendimento das dinâmicas socioespaciais. Nesse sentido, este trabalho tem por objetivo analisar como os princípios geotecnológicos articulados a construção de estratégias de ensino, no desenvolvimento do Projeto Kimera: cidades imaginárias, podem possibilitar o entendimento do Lugar à potencialização da Educação Geográfica junto aos estudantes do 5º e 4º ano do Ensino Fundamental da Rede Pública de Salvador/BA – Escola Álvaro da Franca Rocha. Para isso, os pressupostos metodológicos perpassam pelos aspectos da pesquisa qualitativa, subsidiados pela Pesquisa Participante, no qual destacamos a peculiaridade dos processos de colaboração que a constitui. Assim, os processos que resultam dessa pesquisa, são expressados nos encontros formativos com os estudantes, assim como nas dinâmicas na rede de ações junto à escola, no contexto de desenvolvimento do jogo-simulador e nas demais atividades do projeto Kimera, os quais possibilitaram a construção de estratégias articuladas com as potencialidades das geotecnologias e seus princípios (a exemplo de mapas mentais, roteiros, imagens de satélites, jogos-simuladores, mapas, etc.), constituindo um entrelaçamento entre as discussões teóricas e a prática, ampliando os conceitos e as redes de interlocução dessa proposta de pesquisa. A partir dessas proposições, construíram-se possibilidades em busca de outras perspectivas à Educação Geográfica, bem como às potencialidades das geotecnologias nesse processo.
- ItemEducação matemática e ensino de matemática: desvelando o cenário da formação do professor do ensino fundamental I da escola municipal Padre Confa – Salvador/Bahia(2020-09-24) Pinheiro, Gerusa Soares; Hetkowski, Tânia Maria; Machado, Maria Cristina Gomes; Mauro, Suzeli; Dias, Josemeire Machado; Sales, Mary Valda SouzaA Matemática é uma das mais belas das ciências e se faz presente na vida de todas as pessoas e na natureza, através de suas formas e cores, na arte, com um olhar de simetria ou assimetria de acordo com a influência e/ou artístico, na composição, marcação dos compassos e na contagem do ritmo de uma música, nas diversas engenharias desde uma simples construção ao mais complexo projeto de motor, na economia através dos cálculos e planejamentos de ações e, demais áreas que exploram o raciocínio lógico à tomada de decisões. No entanto, nos processos educacionais nos deparamos com uma realidade pouco animadora referente ao ensino desta ciência e com resultados insatisfatórios acerca das avaliações internacionais, nacionais, e as avaliações internas aplicadas aos alunos de Educação Básica. Esta discussão, perfaz um percurso histórico de 112 anos até os tempos atuais com resultados pouco animadores quando se trata do domínio da Matemática, em especial, com os alunos dos Anos Iniciais. Nesse sentido, esta pesquisa traz o problema: como a Educação Matemática, aliada a Formação de Professores, pode constituir práticas que minimizem as dificuldades existentes no Ensino de Matemática nos anos iniciais da Escola Municipal Padre Confa – Salvador/Bahia? Com o intuito de responder a esse questionamento, delineamos o objetivo geral de, discutir o potencial da Educação Matemática na Formação de Professores, no que concerne a exploração de conteúdos, práticas e estratégias à minimização das dificuldades, desses alunos, acerca do Ensino de Matemática na referida escola, aliado aos objetivos específicos que são: conhecer o cenário, o contexto e as demandas da escola pesquisada, no que se refere ao Ensino de Matemática nos anos iniciais; construir processos formativos com o intuito de desenvolver práticas que possibilitem aos professores dos anos iniciais, a potencialização do Ensino de Matemática e discutir a Educação Matemática como um relevante contributo no que concerne a minimização das dificuldades existentes no ensino desta disciplina nos anos em referência. Para ampliar as discussões dessa Tese os pressupostos teóricos, sobre Formação do Professor, Ensino de Matemática e Educação Matemática, teceram interlocuções com André (2016), Baldino (1991), Bicudo (1991), Cazorla (2005), D’Ambrosio (1997, 2002, 2003, 2004), Fiorentini (1995, 2012), Freire (1995, 1996, 2003, 2005, 2007, 2009), Gatti (1992, 2005, 2007, 2009, 2010, 2016, 2019), Noleto (2019), Saviane (1996, 2009) e Zabala (2010), os quais, também, conduziram a proposição metodológica baseada na Pesquisa Qualitativa, com abordagem participante, explorando o Questionário, a Observação Estruturada e o Diário de Bordo como instrumentos potenciais aos diálogos e práticas junto a um grupo de 14 Professoras, Licenciadas em Pedagogia, que atuam com alunos dos Anos Iniciais na Rede Pública Municipal. Após quase dois anos de imersão na escola, concluímos que: os professores responsáveis por este nível de ensino demonstram medos e inseguranças no ato de ensinar conteúdos matemáticos, bem como sinalizam a necessidade de entender e associar as estratégias e tendências com a Educação Matemática; a formação didático-pedagógica destes professores nos cursos de Graduação em Pedagogia, apontam carências, dificuldades, angústias e formação generalista; as ementas dos componentes dos cursos de Licenciatura em Pedagogia demandam atualização, ampliação de carga horária e contemplação de conteúdos para os Anos Iniciais; as formações continuadas e/ou em serviço precisam ser mais efetivas quando da interrelação de práticas e conteúdos de Matemática e; há interesses, necessidades e desejos, pelas professoras, em apreender e aprender sobre Educação Matemática.
- ItemEducação popular no território de Itaparica-BA/PE: narrativas sobre lutas, subjetividades e construção histórica no Vale do São Francisco(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-18) Rodrigues, Elilia Camargo; Nascimento, Antônio Dias; Hage, Salomão Antônio Mufarrej; Santos, Luciano Costa; Santos, Fábio Josué Souza; Hetkowski, Tânia MariaO presente estudo tem como objetivo principal apresentar a realidade de participação narrada pelas lideranças que atuam em organizações populares de luta dos trabalhadores e trabalhadoras do campo, tendo em vista o desenvolvimento de uma Educação Popular no Território Itaparica-BA/PE. A investigação atende ao aporte fenomenológico no âmbito das investigações qualitativas, diante da significação dessas lideranças, sujeitos da pesquisa e narradores das suas realidades. Nesse sentido, as memórias de participação foram conhecimentos relevantes que auxiliaram na descrição da realidade e consistem em resultados da condução de entrevistas narrativas como procedimento metodológico de investigação. Na fundamentação teórica do trabalho destacam-se as contribuições de Merleau-Ponty (1999), na compreensão fenomenológica teórico-metodológica da investigação; Dussel (1977, 1995, 2012), Walsh (2013), Mbembe (2018, 2021) e Quijano (2005), como referências no debate sobre o contexto social da colonialidade e sua desconstrução atribuída como decolonialidade e descoloniazação; Ricoeur (2010), no diálogo que envolve histórias, tempos e narrativas; Saquet (2007) e Saquet e Spósito (2008), nos conceitos de território, territorialidade e desterritorialização; além de Paulo Freire (1987, 2011) e Oscar Jara (2020), no debate da Educação Popular. As considerações dessa realidade implicam em problemáticas sociais vivenciadas diante dos impactos na população atingida e na sociedade com repercussões em nível local e nacional das negligências cometidas com a implantação da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF) no território. As reações dos sujeitos perante as consequências dessas problemáticas respondem pela aderência a um contexto favorável para a organização da luta e da resistência, apoiada pela atuação da Teologia da Libertação, impulsionando a intensificação da cultura de participação vigente no território. Os resultados estão voltados ao reconhecimento de uma Educação Popular no território e constituem campo epistemológico e disciplinar que remete à formação da consciência política e à libertação dos sujeitos frente às injustiças da sociedade capitalista e da exclusão social.
- ItemEntre desejo e demanda de conhecimento escolar: cri(a)me aluno-sujeito(2019-04-10) Santos, Priscila Oliveira de Almeida; Ornellas, Maria de Lourdes Soares; Voltoline, Rinaldo; Veras, Marcelo Frederico Augusto dos Santos; Hetkowski, Tânia MariaA presente pesquisa – Entre o desejo e a demanda de conhecimento escolar: cri(a)me alunosujeito – tem como objetivo de estudo: analisar se o desejo do aluno-sujeito pode escutar a demanda de conhecimento advinda da escola, de maneira a possibilitar que este sujeito opere seu próprio estilo no processo do aprender. O estudo parte da escuta de um dos dilemas da escola: o não investimento do aluno-sujeito no tocante ao conhecimento que a escola transmite. Ao fazer essa escuta, algumas questões emergem: qual o lugar e a posição do aluno-sujeito, enquanto sujeito de desejo, diante da demanda de conhecimento produzida pela escola? Quais as implicações disso em seu processo do aprender? Os objetivos foram trabalhados a partir dos aportes teóricos que sustentaram esta pesquisa, a saber: Freud (1996), Lacan (1967-68; 1985; 1986; 1988b; 1992; 1995; 1998; 1999; 2002; 2003; 2007; 2016), Melman (1997; 2000), Miller (2005; 2012; 2013) e Charlot (2000; 2005; 2010; 2014); Kupfer (1997; 1999; 2000; 2005; 2007), Ornellas (2005;2010; 2011; 2014; 2016), Bauman (1998; 2003), Foucault (1973;1988;1994;1996;2001), Gramsci (1982;2006), Lajonquière (1997;1998;2006), Voltolini (2012). A rota metodológica foi de cunho qualitativo, sob o viés do método analítico, por se tratar de um estudo que trabalha, ao mesmo tempo, a complexidade da situação e a dimensão subjetiva do sujeito. Para delimitar a construção teórico-metodológica pertinente a esta investigação, a referencio na abordagem da psicanálise e da educação. Os dispositivos realizados foram: conversação e escuta individualizada, com nove alunos-sujeitos do sexto ano do Ensino Fundamental II de uma escola da rede pública de ensino da cidade de Salvador. Os relatos foram degravados e analisados a partir dos pressupostos psicanalíticos que norteiam a pesquisa, por possibilitarem a escuta dos ditos, não-ditos, silêncios e pausas dos sujeitos investigados. Os significantes capturados neste processo, tais como: crime, crente, crescer e querer ser balizam os discursos dos alunossujeitos no caminho singular do desejo diante dos enfrentamentos com a demanda de conhecimento escolar que lhes é imposta.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »