Navegando por Autor "Helfenstein , Lara Amorim"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemQualidade de vida no trabalho docente: reflexões e perspectivas no ensino fundamental I da rede pública(Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-18) Dias, Thaís Rosa; Guimarães , Jane Kelly Nascimento Porto; Marques, Rogério Santos; Helfenstein , Lara AmorimA qualidade de vida é um aspecto importante a ser considerado na promoção de saúde dos professores, sobre os quais são atribuídas diversas funções no cotidiano de suas atividades de trabalho. Este estudo tem por objetivo analisar as condições de trabalho e os fatores que influenciam a qualidade de vida dos professores no Ensino Fundamental I da Rede Pública. A partir da revisão de pesquisas de diferentes autores, relacionadas ao assunto, são discutidos aspectos como as condições de trabalho nas escolas, infraestrutura inadequada, sobrecarga de tarefas, falta de recursos pedagógicos e o impacto da jornada de trabalho nas vidas dos docentes. O estudo também aborda a importância das relações interpessoais dentro do ambiente escolar, a necessidade de formação continuada, o apoio psicológico e as políticas públicas de valorização profissional. Este estudo possui caráter qualitativo, onde a metodologia adotada foi baseada em uma revisão bibliográfica, sendo ainda uma revisão integrativa. A pesquisa considerou o levantamento de artigos científicos, em bases de dados eletrônicas. Os critérios de inclusão considerados foram: artigos publicados nos últimos 10 anos, sendo do ano de 2014 a 2024. Com efeito, esse estudo identificou que as condições de trabalho, especialmente a carga horária excessiva e a falta de recursos, estão entre os fatores mais críticos que afetam negativamente a qualidade de vida dos professores, gerando estresse, cansaço e até sintomas de burnout. Além disso, a falta de políticas educacionais eficazes e de suporte adequado nas escolas prejudica o bem-estar dos docentes. O estudo sugere que é fundamental a implementação de estratégias integradas, incluindo melhores condições de trabalho, programas de capacitação, apoio emocional e reconhecimento profissional, para promover uma melhoria significativa na qualidade de vida no trabalho docente. Portanto, conclui-se que, para a promoção de um ambiente escolar mais saudável e motivador, é essencial uma abordagem multidimensional que envolva tanto os gestores educacionais quanto o apoio institucional adequado.
- ItemUma análise no mercado de móveis da cidade de Tanque Novo – BA: um olhar na gestão de marketing(Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-06) Sousa, Gabriela de; Oliveira , Kassia Silva de; Helfenstein , Lara Amorim; Oliveira , Cláudio Roberto Meira; Marques , Rogério SantosO presente trabalho teve como objetivo de estudo analisar a gestão de marketing no mercado de móveis de Tanque Novo – BA, com foco de como identificar como ela impacta na visibilidade do negócio de móveis da cidade. Desta forma, os objetivos específicos foram verificar como a gestão de marketing impactava no mercado local e quais meios eram utilizados pelos empreendedores para evidenciarem os empreendimentos de móveis da localidade, analisar as ações de marketing adotadas pelas empresas para se destacarem e evidenciarem seus empreendimentos; identificar como as empresas se comunicam com seus clientes e quais técnicas de merchandising são utilizadas; por fim, demonstrar de que forma as estratégias de marketing utilizadas impactam os negócios perante o mercado local. A metodologia utilizada para o estudo foi bibliográfica, descritiva além da realização de pesquisa de campo, os métodos da coleta de dados utilizados foram aplicação de questionário e observação não participante com enfoque qualitativo. Assim, após estes levantamentos foi identificado que o marketing impacta no aumento do resultado das empresas estudadas, tendo como meio de comunicação e divulgação das mídias sociais (Instagram), WhatsApp e rádio. Ademais, como principais meios de evidenciação e estratégias de preços mais baixos, formas de pagamento mais acessíveis e melhor atendimento, como também parceria com a empresas de marketing. Portanto, os objetivos esperados deste estudo foram alcançados, pois foi constatado que as empresas utilizam métodos de gestão de marketing diferentes, porem as mesmas conseguem obter resultados positivos para a evidência dos negócios.