Navegando por Autor "Guimarães, Eduardo Alfredo Morais"
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- ItemA identidade da entidade “A Jurema na ritualidade afro-indígena do Candomblé de Mãe Edneusa”(UNEB, 2023-07-20) Veriato, Sílvia Janayna de Oliveira; Guimarães, Francisco Alfredo Morais; Nascimento, Marcos Tromboni de Souza; Guimarães, Eduardo Alfredo MoraisEsta pesquisa investiga a identidade da Jurema dentro do Terreiro de Candomblé Abassá da Deusa Òsùn de Idjemim. Fez-se necessário percorrer uma narrativa histórica de como se deu o levante da Aldeia da Jurema dentro do Terreiro, como a Jurema atua no fortalecimento do Terreiro e quais os elementos da sua atuação que refletem a sua identidade indígena. O corpo e suas representações físicas, emocionais e espirituais dos conhecimentos ancestrais afro-indígenas dentro do Candomblé. Dentro desta cosmopercepção, verifica-se também os elementos de cura usados pela Jurema, seus adornos, apetrechos e vestimentas como afirmação de sua identidade indígena. Traçando um caminho para compreender as estéticas e performances como materialização da ritualidade no Terreiro. Abordando a pedagogia da Jurema, que acolhe, aconselha, cuida e cura, apresentando os seus ensinamentos para se ter bons caminhos.
- ItemDas áfricas aos quilombos: (re) pensando a história do povo negro no sul da Bahia(2022-08-02) Santana, Mauricio; Guimarães, Eduardo Alfredo Morais; Guimarães, Francisco Alfredo Morais; Vazquez, Petilda ServaQuando se trata da história da Bahia, raros são os textos que falam da trajetória dos negros, da existência de quilombos na floresta Atlântica, dos modos de vida de escravizados e escravizadas na região, dos sofrimentos que os negros e negras vivenciaram nessas terras e de sua valorosa contribuição para a economia regional. Em face disso, esta pesquisa teve como objetivo geral investigar quais as contribuições histórico-econômicas dos quilombos que se formaram no Sul e Baixo Sul da Bahia. Especificamente pretende-se resgatar a trajetória da diáspora africana pelo atlântico rumo ao Sul e Baixo Sul da Bahia; discorrer historicamente sobre os quilombos, apontar como eles têm sido compreendidos na contemporaneidade e, por fim, mostrar como a academia, particularmente a baiana, tem lidado com a questão dos quilombos. Para alcançar os objetivos propostos, este estudo foi desenvolvido por meio de uma pesquisa bibliográfica e qualitativa, pois está presente na pesquisa, a percepção quanto a valores, crenças e o posicionamento do pesquisador que atua como uma espécie de intérprete da realidade. Os resultados da pesquisa revelaram um silenciamento acerca dos modos de vida, das práticas agrícolas que garantiram a sustentabilidade dos quilombos e, em particular, acerca do cultivo e do processamento da mandioca, base da alimentação quilombola e do cultivo da mandioca no Sul e Baixo Sul da Bahia. Conclui-se que os quilombos foram muito importantes na economia do Sul e Baixo Sul da Bahia com papel importante no processo de ocupação dos “sertões” haja vista que as comunidades quilombolas remanescentes têm enfrentado, ultimamente, uma perda significativa de direitos.
- ItemHistórias e espelhos: memórias de vida, relatos e experiências de uma educadora indígena(2023-05-23) Cruz, Denizia; Guimarães, Francisco Alfredo Morais; Guimarães, Eduardo Alfredo Morais; Brito, Edson Machado de (Edson Kayapó)Esta dissertação tem como objeto de estudo a minha trajetória como estudante indígena dentro e fora da comunidade Kariri-Xocó, relatando memórias e tradições que reunidas se transformam em narrativas vivas que se traduzem em histórias a serem contadas. Sendo este um trabalho de cunho autobiográfico e considerando seu caráter histórico, foram tomadas como fontes primárias documentos históricos que tratam da história do meu povo, material bibliográfico devidamente referenciado, entrevistas dentro da comunidade envolvendo anciões, mestres, professores, além, é claro, das minhas memórias e experiências vividas como mulher indígena. A apresentação da minha história é entrelaçada com a história familiar e de parentes indígenas, como forma de ampliar o olhar sobre a história da Educação Kariri-Xocó. Nesse sentido, esta dissertação escava a história, passando pelas crises identitárias, pelas lutas territoriais, pelos processos de resistência, pelos problemas enfrentados pela Educação Escolar Indígena, pelos problemas socioculturais, de saúde, subsistência, geração de renda, passando, além disso, pelo ideal do Bem Viver indígena. Apresentamos, inicialmente, a metodologia utilizada, a estrutura através da qual organizamos esta pesquisa, trazemos ainda uma explanação sobre os procedimentos metodológicos da pesquisa em relação ao trabalho de campo. No capítulo seguinte, abordamos a minha trajetória de aluna a professora, falando sobre minha experiência educacional, destacando eventos que marcaram minha passagem pela escola. Em Narrativas e memórias de um povo, último capítulo desta dissertação, exploramos os depoimentos colhidos na comunidade Kariri-Xocó, de pessoas mais velhas e daqueles que tiveram e/ou têm uma atuação de destaque nos contextos da Educação Escolar Indígena. Por fim, chegamos ao entendimento de que compreender a minha trajetória de vida, especialmente no âmbito da Educação Escolar Indígena, de estudante a educadora, ajuda a pensar a história da Educação na comunidade Kariri-Xocó, e vice-versa