Navegando por Autor "Guerra Filho, Sérgio Armando Diniz"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemBahia: ensaios de história social e ensino de história(2014-05) Nascimento, Jairo Carvalho do; Oliveira, Josivaldo Pires de; Guerra Filho, Sérgio Armando DinizBahia: Ensaios de História Social e Ensino de História consiste em uma coletânea de artigos de professores vinculados a universidades baianas e dedicados ao ensino e a pesquisa sobre a cultura e a história da Bahia. Os ensaios tratam de diversos temas, como escravidão e cultura afro-brasileira, guerra de Independência na Bahia, festividades religiosas, carnaval, cinema e ensino de História, formação do professor de História e História e Museologia, dentre outros, com contribuições significativas das mais recentes tendências da historiografia baiana, constituindo assim em uma oportunidade de leitura da Bahia a partir de diferentes olhares e abordagens. Os colaboradores, em seus artigos, promovem o diálogo entre a produção historiográfica e o Ensino de História, debatendo e estimulando novos saberes e novas práticas docentes, dando a esta obra um papel importante na divulgação de temas ligados a História da Bahia para estudantes e professores da educação básica e do ensino superior.
- ItemEnsino de História e Jogos Digitais: experiência com RPGAD para o ensino da independência do Brasil na Bahia(2018-10-25) Mesquita, Josenilda Pinto; Matta, Alfredo Eurico Rodrigues; Guerra Filho, Sérgio Armando Diniz; Messeder, Suely Aldir; Sales, Káthia Marise BorgesA tese Ensino de História e Jogos Digitais: experiência com o RPGAD para o ensino da Independência do Brasil na Bahia é resultado de um estudo de pesquisa aplicada que tem como método de investigação a Design Based Research (DBR) ou metodologia por proposta como é mais conhecida e se constituiu a partir da imersão da pesquisadora na elaboração de Design Cognitivo para o uso de Jogos de Representação (JR). Esta experiência foi realizada em meio ao componente curricular História da Bahia, mais especificadamente com a temática Independência do Brasil na Bahia e teve como público-alvo os estudantes da Licenciatura em História de três Instituições de Ensino Superior (IES) da cidade de Salvador-Bahia. A proposta nasceu devido à necessidade de elaboração de um jogo digital, que possibilitasse a participação ativa/interativa dos estudantes no componente curricular História da Bahia. O Jogo funcionando em rede apresenta-se como interface digital que pode ser utilizada como referência simulando a cidade de Salvador-Bahia durante o século XIX. Utilizamos como base epistemológica o método de interpretação e uso do tempo de Lukács (2003) e o dialogismo de Bakhtin; Guerra Filho (2004), Tavares (2012), Matta (2013), Silva (2012), dentre outros, para elaboração do contexto histórico e de uma interpretação da Independência do Brasil na Bahia; Cabalero e Matta (2008); Schmit (2008); Castells (1999) para as discussões de questões fundamentais sobre sociedade em rede e tecnologias da informação e comunicação (TIC), Jogos Digitais e RPG. Russen (2010), Cerri (2011), Vygotsky (2010), Martineau (1997) para centrar na proposta pedagógica que tenha a imaginação e consciência histórica como conceitos fundamentais alicerçando o socioconstrutivismo, o modo de pensar histórico e suas características de trabalho cognitivo com o objetivo de construir uma forma sociointerativa de ensino através dos jogos de simulação.
- ItemEnsino e formação do professor de história: conhecimento museu em campo(2018-04-25) Monteiro, Heloisa Helena Tourinho; Leiro, Augusto Cesar Rios; Vago, Tarcísio Mauro; Guerra Filho, Sérgio Armando Diniz; Freitas, Joseania Miranda; Ximenes, Cristiana Ferreira Lyrio; Tigre, Diana MartinsA tese intitulada Ensino e formação do professor de história: conhecimento museu em campo é fruto de uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo descritiva e de inspiração críticodialética. Tem como objetivo analisar o ensino e a formação do professor de História e sua relação com o conhecimento museu, conceito que se define no objeto de pesquisa: o ensino de História frente à formação dos professores de história e as relações com o conhecimento museu. Reconhece que no mundo contemporâneo as várias linguagens tornam-se objetos importantes para a relação ensino-aprendizagem e o professor de História desfruta desse conhecimento museu presente no equipamento cultural museu, mesmo com as lacunas curriculares da temática na formação inicial. O museu como um local polissêmico e espaço de visitação de estudantes compõe mais uma linguagem a ser considerada pelo professor de História. O emprego do conhecimento museu no ensino de História ocorre a partir das ações do professor, compondo a sua formação continuada e em trabalho. A lacuna encontrada nos currículos dos cursos de História presenciais em Salvador torna esta pesquisa importante para o contexto da Educação, particularmente na área do ensino de História que, nos últimos tempos, tem garantido um lugar de estudos e pesquisas fundamentais para a formação do professor de História. Com referenciais teóricos no campo do ensino de História e da Museologia, o trabalho foi desenvolvido qualitativamente utilizando-se de procedimentos metodológicos, como levantamento documental, observação sistemática e entrevistas que garantiram as informações para a análise qualitativa dos dados. O espaço da pesquisa se desenvolveu em quatro museus da cidade de Salvador e os sujeitos que foram entrevistados possibilitaram um material vasto para o trabalho. A tese propõe um intenso diálogo entre as áreas, de sorte, que alterações na formação inicial e continuada dos professores ocorram em prol da ampliação do conhecimento museu no ensino e formação do professor de História.