Navegando por Autor "Guedes, Marilde Queiroz"
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- ItemOs desafios da formação docente para as escolas do campo(2019-04-01) Martins, Nilza da Silva; Guedes, Marilde QueirozA presente comunicação é parte de uma Pesquisa em desenvolvimento intitulada Tecendo Saberes: a relação da Universidade do Estado da Bahia – campus Barreiras com as práticas de educação do campo no Território da Bacia do Rio Grande – BA, coordenado por dois grupos de pesquisa: Grupo de Estudo e Pesquisa Educação do Campo (GEPEC) e Grupo de Formação de Professores e Currículo (FORPEC). O recorte deste texto evoca os desafios da formação profissional dos docentes que atuam na escola do campo. A territorialidade desta pesquisa está assentada no município de São Desidério (BA), especificamente nas 31 escolas do campo responsáveis por 74% da educação municipal.
- ItemFormação de educadores do campo: um estudo sobre a experiência de formação inicial para os monitores das Escolas Famílias Agrícolas do Estado da Bahia(2013-04-18) Araújo, Sandra Regina Magalhães de; Nunes, Eduardo José Fernandes; Souza, Elizeu Clementino de; Marques, Maria Ornélia da Silveira; Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco; Guedes, Marilde QueirozEsta tese tem como tema estruturante a formação de educadores do campo. O objetivo deste estudo é investigar a experiência de formação inicial voltada para os monitores das Escolas Famílias Agrícolas da Bahia, sob a concepção de formação de educadores do campo na contemporaneidade. A opção metodológica que orientou a pesquisa é a abordagem qualitativa ancorada no Estudo de Caso. O estudo de caso em foco possibilitou lançar mão dos seguintes instrumentos e técnicas de entrevistas: análise documental (projetos político-pedagógicos) e entrevistas semiestruturadas com os sujeitos/colaboradores da pesquisa – professores/ estudantes, professores/formadores, coordenadoras da universidade e lideranças desse movimento educativo na Bahia. Para tanto, recorreu-se à análise de conteúdo, dadas as condições que essa perspectiva analítica possibilita. O locus da pesquisa foram os mais variados possíveis, tendo em vista a complexidade do estudo, por exemplo, a diversidade dos sujeitos/colaboradores. As Escolas Famílias Agrícolas de Ribeira do Pombal e de Caculé foram escolhidas com base em critérios definidos no caminhar desta investigação, com vistas a entrevistar os professores/estudantes. Em relação aos demais sujeitos/colaboradores, as entrevistas ocorreram em tempos e espaços distintos. Os resultados revelaram que essa formação inicial foi uma experiência ímpar, tanto na dimensão pessoal como profissional dos sujeitos/colaboradores da pesquisa, e também para o movimento educativo EFAs da Bahia, confirmados pelas narrativas dos sujeitos/colaboradores. Entretanto, essa formação apresentou lacunas, entre as quais, a ausência de abordagem em torno da pedagogia da alternância e da filosofia dos Centros Educativos Familiares de Formação por Alternância. Acrescenta-se, ainda, a inexistência de componentes curriculares que abordassem a concepção de educação do campo e a formação de seus educadores na contemporaneidade construída pelas organizações sociais do campo e pelas Faculdades de Educação por meio dos seus professores/pesquisadores. Apesar disso, espera-se que esta investigação possa servir de orientação para as políticas de formação inicial e continuada para os educadores que desenvolvem ou desenvolverão práticas educativas em escolas situadas no campo brasileiro, considerando a diversidade de sujeitos e dos contextos sociocultural e político, entre outros, presentes no meio rural.
- ItemMemória e história: trajetória da educação de jovens e adultos no município de Bom Jesus da Lapa - BA(Universidade do Estado da Bahia, 2023-06-06) Leles, Elaine Alves; Fernandes, Marinalva Nunes; Dutra, Nivaldo Osvaldo; Guedes, Marilde QueirozA Educação de Jovens e Adultos (EJA) é garantida como direito pela Constituição da República Federativa do Brasil desde o ano de 1988, embora as políticas públicas para essa modalidade de ensino ainda sejam insuficientes e a EJA venha assumindo um caráter de ensino compensatório e excludente. Desta forma, a pesquisa parte da seguinte interrogação: Como se constituiu a trajetória histórica da EJA, no âmbito da esfera pública municipal de Bom Jesus da Lapa - BA, no período de 1970 a 1990? Tem como objetivo geral compreender por meio das memórias dos sujeitos colaboradores a trajetória histórica da EJA no âmbito da esfera pública municipal de Bom Jesus da Lapa - BA, no período de 1970 a 1990. Baseia-se nos pressupostos metodológicos da história oral, tendo como referência os estudos de Alberti (2005), e sustentasse nos pressupostos da abordagem qualitativa, utilizando como metodologia as pesquisas bibliográfica e documental, e, como procedimentos técnicos, as entrevistas semiestruturadas com atores sociais e institucionais que atuaram na modalidade, no âmbito municipal, em diferentes momentos históricos dentro do marco temporal investigado. O referencial teórico tem como base Arroyo (2011; 2017); Freire (1999; 2000; 2011); Frigotto (1999; 2012), dentre outros. Com os estudos empreendidos, nos apontamentos inicializados à luz da legislação, das diretrizes e do referencial bibliográfico escolhido para compreensão aprimorada da temática, o texto apresenta um memorial sobre a implantação e o desenvolvimento da EJA em Bom Jesus da Lapa - BA, construído a partir do diálogo com os seus sujeitos, que culminou na produção de uma cartilha que tem como foco registrar o apontamento sumário e introdutório sobre alguns aspectos da EJA no município de Bom Jesus da Lapa - BA. A pesquisa concluiu que o percurso histórico da modalidade de ensino, no âmbito municipal, foi caracterizado pelas vivências de práticas alfabetizadoras federalizadas ligadas diretamente à participação civil e suas instituições, especialmente as religiosas.