Navegando por Autor "Gonçalves, Maria de Cássia Passos Brandão"
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- ItemDesenvolvimento profissional do formador de professor: o potencial formativo da experiência do PIBID(2019-10-04) Gonçalves, Maria de Cássia Passos Brandão; Soares, Sandra Regina; Flores, Maria Assunção; Assis, Alessandra Santos de; Reis, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco; Machado, Álvaro LimaEste estudo situa-se no campo da docência universitária, especificamente no âmbito dos formadores de professores, com foco no Desenvolvimento Profissional Docente (DPD). Assumiu como objetivo compreender o potencial da experiência no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para o desenvolvimento profissional do formador de professores, tendo como questões de pesquisa: Que elementos das práticas, concepções, crenças e representações de mediação docente dos coordenadores de subprojeto, formadores de professores, foram ressignificados a partir da vivência no PIBID? De que modo a investigação se traduziu na prática docente dos formadores de professores? A metodologia adotada foi de natureza qualitativa e fenomenológica, utilizando-se, como dispositivos de construção dos dados, os Incidentes Críticos (IC) e a entrevista narrativa. O tratamento dos dados foi realizado por meio da análise de conteúdo do tipo temática. Dentre os resultados, destacam-se, como possíveis ressignificações nas práticas docentes: a preocupação com a construção de sentido da teoria a partir de elementos da prática; a sensibilização para a dimensão pessoal do aluno; a inclusão de situações de aprendizagem em contexto grupal nos subprojetos; o reconhecimento dos saberes produzidos na escola; e, por fim, a compreensão da escola como um espaço complexo. O potencial do PIBID em provocar o DPD dos formadores de professores se deve, essencialmente, à imersão no contexto da escola e em suas situações desafiantes, bem como ao trabalho em grupo nos subprojetos, à lógica de interação sistemática e colaborativa com a escola, apostando-se na formação cidadã e profissional do futuro professor. A pesquisa, mesmo que não tenha sido adotada como eixo condutor dos subprojetos, criou uma abertura, uma inquietação, e gerou certos desequilíbrios no papel do formador de professor, quanto ao saber e ao não saber. A despeito do potencial para provocar mudanças, ainda prevalece a lógica tradicional de ensino, centrada na aquisição de teorias e técnicas, o que denota que as mudanças realizadas não atingiram a essência dos fenômenos e, consequentemente, o pleno potencial do PIBID, expresso em seus princípios – pesquisa, interdisciplinaridade e colaboração com a escola –, que poderiam provocar desequilíbrios sociocognitivos nos formadores de professores (docentes universitários). A ausência de radicalidade nas mudanças dos formadores de professores também se deve às limitações da própria política do PIBID, que não concebe o desenvolvimento do subprojeto como condição de aprendizagem sobre a docência de todos os atores envolvidos, inclusive a do formador de professor, uma vez que um dos nós da formação do professor da educação básica é a subestimação dos saberes pedagógicos por parte dos formadores de professores, especialmente, aqueles de áreas específicas, os quais, majoritariamente, não se veem como formadores de professores, mas como pesquisadores. A ausência de alguma menção à reflexão sobre a prática expressa a concepção do programa em relação aos formadores de professores, docentes universitários como detentores do saber, e dos estudantes como carentes de saberes. Tal lógica não é quebrada nem pela política do PIBID, nem, em geral, pelas universidades em relação à valorização do ensino e à formação do docente universitário. Por fim, essa pesquisa evidenciou a necessidade de haver investimentos das políticas públicas e institucionais na criação de espaços formativos para os formadores de professores no contexto das universidades, espaços capazes de possibilitar uma reflexão coletiva e individual desses formadores, a partir da problematização de suas próprias práticas e, consequentemente, a construção de aprendizagens sobre a formação de professores profissionais autônomos, investigativos, reflexivos, competentes do ponto de vista técnico, relacional e ético.