Navegando por Autor "Gonçalves, Maria Elizabeth Souza"
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- ItemA importância das atividades lúdicas no desenvolvimento e no processo de aprendizagem na educação infantil(Universidade do Estado da Bahia, 2010-03) Alves, Aurelina Oliveira; Gonçalves, Maria Elizabeth SouzaEste trabalho teve como objeto de estudo a Ludicidade na educação infantil na perspectiva dos professores de educação infantil, tendo como objetivo verificar a importância atribuída pelos professores de educação infantil ao lúdico como atividade educativa. O lócus da pesquisa foi a Escola Fundação de Apoio a Criança e ao Adolescente FUNDAME – Senhor do Bonfim- Bahia. A metodologia adotada pautou-se sobre o enfoque qualitativo priorizando-se como instrumentos: o questionário fechado, e a entrevista semi-estruturada aplicado aos professores. Como aporte teórico utilizamos Lakatos (1991), Harguete (1992), Vygotsky (1989) Kishimoto (2001), Freire (2002) entre outros. Verificou-se que as atividades lúdicas são de extrema relevância para o desenvolvimento integral do aluno.
- ItemExperiências e saberes artísticos na formação estética do artista/educador(Universidade do Estado da Bahia, 2010) Oliveira, José Benedito Andrade de; Lins, Claudia Maisa A.; Gonçalves, Maria Elizabeth Souza; Wanderley, Simone Ferreira SouzaEste trabalho autobiográfico fundamenta-se pela necessidade de discutir a formação, os conceitos e saberes do\da professor\a de arte dentro de uma perspectiva social. Tendo como maior interesse a formação docente. Utilizo para isto, minha própria historia como artista e educador puxando da memória uma sorte de lembranças, prazeres e dores em busca de minha formação. A partir do primeiro capítulo tento descrever o porquê desta pesquisa, o interesse pela área de conhecimento artes e a minha relação com a educação como aluno, educador e artista. Buscando em Nietzsche (LARROSA, 2005) os sentidos do tornar-se. Em Colli (2007), Read (2001), Duarte Júnior (1996 e 1998) Barbosa (1975) e Fischer (2000) as questões sobre arte e a arte em espaços de educação formal e não formal, encontrando nestes autores bases para fortalecer minha critica acirrada ao sistema de educação ao qual estamos atrelados e aparentemente desconfiados da existência do um ultimo elemento preso na caixa de Pandora. No entanto, procuro descrever a partir do etnometodo o caminho desenhado com as pedras e flores das vivências em comunidade. Tendo como suporte para esta busca a etnopesquisa, traçando as experiências com arte desde minha tenra idade em um relato emocionalmente comprometido com o fazer artístico e docente sem fazer distinção entre o artista na sala de aula e o educador no palco ou vice-versa, pedindo licença aos meus antepassados e agradecendo a herança poética de uma vida vivida em busca da compreensão de si e do meio para a construção de um mundo melhor.