Navegando por Autor "Gonçalves, Luciana Sacramento Moreno"
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- ItemA trilha do medo, a trilha da cura: a literatura de horror de autoria negra feminina na Bahia, uma leitura de Jovina Souza e Hildália Fernandes(Universidade do Estado da Bahia, 2023-05-09) Santos, Margarete de Carvalho; Freitas , Ricardo Oliveira de; Samyn, Henrique Marques; Gonçalves, Luciana Sacramento MorenoEsta pesquisa analisa a produção literária contemporânea de horror de autoria negra feminina na Bahia com o objetivo de investigar quais saberes emergem e seus possíveis efeitos psíquicos em um corpo negro, a partir da leitura crítica dos seguintes textos: o conto “Relicário”, da escritora Hildália Fernandes (2015), e o conto “A tumba n. 03”, da poeta Jovina Souza (no prelo). Oriento-me metodologicamente a partir da teoria da epistemologia do romance, idealizada pelo teórico brasileiro Wilton Barroso Filho, e tomo como ponto de partida a pesquisa da teórica afro-americana Kinitra Brooks (2018) sobre a produção de horror de autoria negra feminina na diáspora, para me questionar sobre como as produções baianas se comportam ao trazerem temas sobrenaturais e sombrios aliados à violência racial. Coloco-me aqui enquanto pesquisadora encarnada, nos termos descritos pela antropóloga baiana Suely Messeder (2020), uma vez que meu corpo move e é movido por esta pesquisa, bem como intercruzo as análises das produções com o meu processo de escrita criativa com temática afro-brasileira. Fundamento as análises a partir do conceito de dispositivo de racialidade pensado por Sueli Carneiro (2005) para que possamos entender como o gênero literário do horror, que possui como principal característica provocar medo, pode nos inscrever no signo de morte ou nos retirar dele a fim de nos proporcionar caminhos de cura através da narrativa. Como resultados, apresento quais as possibilidades que as autoras baianas nos apontam para lidarmos com a dor e o medo de forma resiliente a fim de construir um processo de cura: Jovina Souza nos orienta a fazer o letramento racial para pensarmos estratégias de sobrevivência e nos chama a atenção para nossa capacidade cognitiva para lidar com o trauma racial; e Hildália Fernandes nos apresenta o Abèbè enquanto instrumento para resgatarmos aspectos importantes da nossa identidade que podem reverberar na nossa psique. Utilizo o termo cura dentro da abordagem pensada por bell hooks (2023), para se referir a nossa capacidade de construir mapas a fim de lidarmos com as dores oriundas dos traumas raciais. Me aproximo também dos estudos psicanalíticos que articulam racismo e condição mental, a citar a pesquisa de Neusa Santos Souza (1983). Para refletir como o medo e a dor são manipulados enquanto signo, ancoro-me nos estudos de Byung-Chul Han (2021) e para entender a influência da narrativa literária no processo de cura, trago estudos do Walter Clyde W. Ford (1999), e principalmente me apoio no mito de Ananse Ntontan que me oferece a ideia de cura pela contação de história.
- ItemCaminhos para o letramento literário: a tessitura do Projeto Institucional de Leitura em Pindobaçu-BA(2017-10-05) Muricy, Alba Vanúsia Nascimento; Gonçalves, Luciana Sacramento Moreno; Rios, Márcia; Besnosik, Maria Helena da RochaO presente trabalho constitui-se em estudo acerca do letramento literário, desenvolvido no âmbito do Projeto Chapada, a partir de práticas, realizadas no Projeto Institucional de Leitura (PIL). Este apresenta como eixo o fomento ao letramento literário e se constitui de ações leitoras diversas, desenvolvidas no ensino fundamental da rede municipal de Pindobaçu - BA. Essa pesquisa objetiva investigar como práticas de leitura, a exemplo da “Poesia na Calçada” e do “Intervalo com Rubem Alves”, dentre várias outras, contribuem para letramento literário, tecem uma rede escolar leitora e provocam o despertar do interesse pela leitura entre diferentes leitores, a saber: alunos, professores, familiares, comunidade não escolar. Nesta investigação, defende-se que as práticas de letramento literário se inserem no campo da democratização do conhecimento, sobretudo, o artístico e, precisam comprometer-se com aqueles que foram historicamente marginalizados por uma tradição de leitura elitista e excludente. Para isso, embasa-se nas discussões da Sociologia da Leitura a partir da compreensão desta como prática cultural, social e histórica Chantal Horellou-Lafarge, Monique Segré (2010) e Roger Chartier (2011), nas contribuições de Antônio Cândido (2012) para quem a literatura tem um papel humanizador, configurando-se em direito básico do ser humano, nas reflexões sobre letramento literário abordadas por Rildo Cosson (2012). Caracteriza-se por uma abordagem qualitativa, a partir da pesquisa bibliográfica e de seu cunho descritivo e de análise documental. Entende-se que percursos investigativos como estes podem auxiliar para o alargamento da discussão em torno da promoção da leitura e do fomento de tais práticas além de propiciar elaborações reflexivas que se consolidem em letramentos outros. Pois, embora a temática da leitura tenha conquistado lugar nas discussões pedagógicas, os espaços formativos e o contexto escolar encontram-se ainda muito distanciados de práticas efetivas e consolidadas.
- ItemÉ preciso conhecer a fome para saber descrevê-la: as escrevivências literárias de Caralina Maria de Jesus como denúncia social(Universidade do Estado da Bahia, 2024-02-29) Ribeiro, Paulo Santiago; Gonçalves, Luciana Sacramento Moreno; Santos, Vanusa Mascarenhas; Silveira, Neila Marcia NunesEsta monografia apresenta uma investigação no campo da literatura, tendo como objeto de estudo a obra Quarto de Despejo, de Carolina Maria de Jesus. Assim, sobre a percepção política da autora, pesquisa-se a denúncia da fome e da insegurança alimentar em três dimensões: a leve, a moderada e a grave. Nesse sentido, após entrecruzamento de ideias, emerge uma questão norteadora: de que forma a fome e a insegurança alimentar são expressas na obra Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus? A fim de responder essa questão, o objetivo geral se ocupa em compreender como é feita a reivindicação e a aquisição da segurança alimentar na obra. Dessa forma, para a realização deste utilizou-se como aporte teórico os seguintes autores: Abramovay (1991), Cândido (2012), Castro (1984), Valente (2021), Salles-Costa et al. (2022), Maniglia (2009), Galeano (1970), Morais, Sperandio e Priore (2020), Lima (2021), entre outros. Realiza-se, então, uma pesquisa de natureza qualitativa e caracteriza-se como descritiva e explicativa. Diante disso, verifica-se os seguintes resultados: a literatura de Carolina Maria de Jesus tem uma enorme relevância social, por ser uma literatura engajada e trazer para o centro dos debates a questão da fome. No que se refere aos níveis de insegurança alimentar, constatou se que em muitos lares famílias pobres convivem com algum déficit alimentar. Hoje, é possível observar a relevante contribuição de Carolina Maria de Jesus para os avanços em políticas públicas voltadas para o fomento da erradicação da fome e da extrema pobreza entre as populações mais vulneráveis, principalmente a população pobre e preta.
- ItemEntre cliques e touchs: transformações no comportamento leitor e a democratização da leitura nas plataformas digitais(Universidade do Estado da Bahia, 2024-02-29) Souza, Amanda Oliveira; Freitas, Marcia Ferreira de; Gonçalves, Luciana Sacramento Moreno; Carmo, Jeovania Silva do; Evangelista., Emanuelle da SilvaO presente estudo analisa o impacto do Wattpad no hábito de leitura e na democratização do acesso à leitura. A pesquisa investiga a evolução do comportamento leitor ao longo do tempo, especialmente em ambientes digitais, utilizando uma metodologia que inclui pesquisa bibliográfica e um formulário digital. Os resultados revelam o perfil dos leitores do Wattpad, suas preferências literárias e a dinâmica da interação autor-leitor. Assim como compreende quais foram as principais mudanças nas concepções de leitura e escrita no decorrer dos anos, além de debater como a tecnologia influencia a forma como lemos e escrevemos hoje em dia e quais são os desafios e oportunidades do letramento digital, que é a capacidade de usar a tecnologia para ler, escrever e se comunicar de forma eficaz. Destaca ainda como as práticas de leitura na cibercultura, que envolvem a análise do comportamento dos leitores nos ambientes virtuais, e como a cibercultura influencia as práticas de leitura, interações sociais e participação em comunidades virtuais. A pesquisa tem como destaque a plataforma digital de leitura Wattpad e sua influência no mundo contemporâneo. Por fim, o trabalho oferece uma contribuição significativa para o entendimento da transformação do comportamento leitor, integrando teoria e dados empíricos para enriquecer o conhecimento acadêmico. Conclui-se que a plataforma desempenha um papel vital na democratização e promoção da leitura, destacando-se como uma ferramenta significativa na sociedade atual.
- ItemEra uma vez: o conto, a tradição oral e o feminino em versões do ciclo pele de asno(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-11) Sampaio, Rafaela Bispo da Silva; Santos, Vanusa Mascarenhas; Campos, Juscilândia Oliveira Alves; Gonçalves, Luciana Sacramento MorenoEssa pesquisa intenciona ampliar a discussão em torno do Ciclo Pele de Asno, que apresenta uma jovem que foge de casa por não aceitar casar-se com seu pai, indo contra toda uma tradição de submissão e silenciamento e vai de encontro à liberdade e ao direito de decidir pelo seu futuro. Para tal analisamos, comparativamente, as versões encontradas do conto Pele de Asno, observando as mudanças e as permanências presentes em suas sequências narrativas. Além disso discutimos como o processo de amadurecimento e individualização feminino é construído no decorrer das sequências narrativas que compõem os contos desse ciclo. A fim de compreender tais aspectos, foi utilizado como referencial teórico, Frederico Augusto Garcia Fernandes (2003), Hildete Leal dos Santos (2007), Edil Silva Costa (1998), Alvanita Almeida Santos (2005, Vanusa Mascarenhas Santos (2013) e Ria Lemaire (1989),para embasar nossas discussões teóricas sobre tradição oral, conto e a tradição feminina. E Regina Michelli (2020), Marieta Vieira Messina (2019), Nelly Novaes Coelho (2000), Diana Lichtenstein Corso e Mario Corso (2006) para discutir a individualização e amadurecimento feminino. Dessa forma, a pesquisa se realiza por meio de investigação documental de caráter qualitativa, a partir de análises de 17 versões que compõem o ciclo Pele de Asno. Compreende-se que as versões encontradas não apresentam em sua totalidade todas as sequências narrativas, mas todas permitem a construção do processo de individualização feminina através da simbologia presente na narrativa.
- ItemInfância, leitura literária e diferenças na experiência educativa de futuras professoras: sentidos que atravessam limites de gênero(Universidade do Estado da Bahia, 2023-11-30) Lima, Lílian Fonseca; Oliveira, Rosemary Lapa de; Beltrão, Lícia Maria Freire; Cardoso, Marilete Calegari; Gonçalves, Luciana Sacramento Moreno; Ferreira, Maria da Conceição AlvesEsta tese apresenta uma maneira de compreender o saber da experiência educativa ao analisar as relações entre a leitura literária nas diferenças e suas ressonâncias na experiência educativa de futuros docentes. Esta experiência constrói saberes – se for apresentada numa dimensão para além da teoria e prática – pensados em sua inovação, resultam um novo conhecimento disparado pelo texto literário para infância, de modo a promover reflexão sobre os sentidos de um texto de literatura para quem o experienciou. A partir de um enfoque transdisciplinar e orientada por uma perspectiva discursiva, são apresentadas as possibilidades de compreensão da problemática a partir das contribuições teóricas de diferentes áreas do saber como a Formação docente, Literatura, Análise do Discurso Francesa e os Estudos de Gênero. A aposta é de que a experiência educativa subsidiada pelo conhecimento com as diferenças é o que lhe dá sua urdidura e perspectivas como num caleidoscópio. Constituída pela trama de fios dos discursos que se conectam a ela para: a) questionar a ausência de textos na literatura para infância que aborde questões de gênero e sexualidade; b) proporcionar a efetiva vivência de textos ficcionais que apresentam um outro viés para pensar a leitura literária; c) experimentar possibilidades afetivas, teóricas e práticas permita que se possa anunciar possibilidades de uma educação partindo dela. Para tanto, foram desenvolvidas através do Círculo de Experiência Literária alternativas para pensar a experiência educativa, a partir das bases teóricas de Contreras Domingo; Pérez de Lara (2010), Contreras Domingo (2013) e Larrosa (2019, 2004); Oliveira (2019, 2018), Orlandi (1987, 2007) para pensar a leitura e o campo discursivo; e dos estudos de Louro (1997, 2000, 2013); Débora Britzman (1996, 2009); bell hooks (2016, 2013) para abordar as diferenças de gênero e sexualidade e pensar a experiência literária por outra lógica. As colaboradoras da pesquisa foram graduandas concluintes do curso de Pedagogia do Departamento de Educação da Universidade do Estado Bahia, no Campus I. É uma pesquisa qualitativa pautada na etnopesquisa implicada de Macedo (2012), de natureza interpretativa, que coloca em evidência a leitura e a expressão do repertório formativo experimentado nas etapas empíricas Arqueologia literária e Horizontes literário, do dispositivo Círculo de Experiência Literária. O corpus de análise foi constituído das narrativas/textos das colaboradoras na experiência do círculo. Para análise e interpretação do corpus, buscou-se inspiração no campo da Análise do Discurso tomando por foco os estudos de Eni Orlandi numa interface com os estudos em Educação e das diferenças de gênero e sexualidade. Como principais resultados decorrentes da experiência educativa no Círculo de Experiência Literária, destacou-se a potência formativa das leituras, impactando positivamente para a construção e (re)significação de saberes profissionais, do mundo e de si mesmo, despertando a criticidade, o olhar para outras realidades com vistas a quebra de paradigmas e a necessidade desse saber se constituir parte integrante dos currículos formativos.
- ItemLetramento Literário: a (in)visibilidade da literatura de contexto periférico e local para a formação de leitor na EJA(2020) Deus, Adailce Celestina ; Sousa, Denise Dias de Carvalho; Gonçalves, Luciana Sacramento Moreno; Lima, Rita de Cássia Brêda MascarenhasA literatura de contexto periférico, aqui denominada de literatura marginal periférica, relaciona-se com a modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos (EJA) por se configurar como um fenômeno literário capaz de levar o aluno a criar enfrentamentos às tramas que atravessam sua realidade. Nesse sentido, o objetivo maior da presente pesquisa é compreender como o letramento literário é abordado no tempo formativo III, eixo VI, EJA, e, mais especificamente, se os gêneros da literatura marginal periférica e do contexto periférico local aparecem nas práticas educativas dos professores no Centro Educacional Deocleciano Barbosa de Castro (CEDBC), no turno noturno, no município de Jacobina/BA, com o intuito de perceber sua relevância para a formação leitora dos alunos. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, pautada nos pressupostos teóricos da pesquisa-ação, tendo como dispositivos de construção de dados: a entrevista semiestruturada, os círculos de leitura e o caso de ensino. As etapas da pesquisa foram organizadas ao longo do processo, considerando a colaboração entre a pesquisadora e os professores, de forma a construir uma proposta de intervenção da pesquisa como resultado/produto final, ou seja, os círculos de leitura a serem desenvolvidos com os alunos no lócus. É o professor que está no centro do processo desta pesquisa, visto que é ele que compartilha ações com os alunos. Como procedimento de análise dos dados, recorremos à Análise de Conteúdo, segundo Bardin (2016). No campo teórico, retomamos os Estudos Culturais, por compreender as múltiplas facetas da escrita, leitura, oralidade e outras semioses, como construções culturais, levando em consideração suas relações com as concepções de poder, e o Letramento Literário, por entender a leitura e a literatura como bases para a produção de significados, numa perspectiva reflexiva sobre experiências cotidianas e modos de ser e estar no mundo, passando da mera apropriação de habilidades cognitivas para a condição de leitor crítico. Os principais conceitos são fundamentados em Street (2006, 2014, 2018), que discute os Novos Estudos de Letramento, a fim de pensar a leitura/escrita em contextos sociais. Abordamos os letramentos e a experiência literária como caminho para a formação de leitores (COSSON, 2018; KLEIMAN, 1995; ROJO, 2009, 2012; YUNES, 2003), compreendendo a literatura produzida em contextos periféricos como expressão cultural, que traz à tona produções artísticas de periferias e favelas, dada a necessidade de circulação na escola e em outros espaços (GONÇALVES, 2016; NASCIMENTO, 2006). Os resultados apontam que a literatura marginal periférica não está sendo abordada no CEDBC; contudo, a experiência exitosa dos círculos de leitura com os colaboradores tornou notório que os professores estão interessados e se mostram mobilizados por discussões teóricas e projetos como ponto importante para toda essa movimentação cultural. Constatou-se, também, que o letramento literário acontece a partir de práticas educativas individuais orientadas por textos dados pela tradição e que a EJA é marcada por lacunas na formação em exercício para a capacitação e atuação dos professores.
- ItemNinguém ali devia nada: algumas análises sobre as cenas de violência policial em o livro preto de Ariel(Universidade do Estado da Bahia, 2024-02-29) Silva, Leandra Santos da; Gonçalves, Luciana Sacramento Moreno; Santos, Vanusa Mascarenhas; Amorim, Mércia de LimaHistoricamente, o povo negro foi alvo de muitas opressões e ofensas. A Contemporaneidade, ainda não superou o racismo de forma a garantir o direito às diferenças e a ancestralidade negra com esse sistema de marginalização, os negros são os mais atingidos de olhares racistas e isso se inclui na esfera da segurança pública. Dessa forma, esta monografia tem como objetivo analisar na obra O Livro Preto de Ariel (2019), do escritor Hamilton Borges de que maneira a violência policial é abordada pelo viés da literatura negra do aludido autor. Para isso, por meio de uma pesquisa descritiva e explicativa, de cunho documental, busco analisar trechos da obra em que se retrata a violência policial contra moradores negros da periferia. Sendo assim, como aporte teórico para estar discutindo essas relações entre raça, violência policial e genocídio utilizo o Atlas da violência (2021), Mbembe (2003), Amorim (2020), Nascimento (2016), Ianni (1988) Evaristo (2009). Com algumas análises obtidas na pesquisa, pondera-se que o racismo estrutural impera nas práticas de abordagem da polícia baiana, em um sistema opressor apoiado pelo Estado, que legitima práticas de ações violentas e desumanas contra pessoas negras periféricas. Portanto, o racismo é o principal atributo para que haja violência por parte da polícia.
- ItemNordeste, mulher e poesia: uma análise dos cordéis de Valéria Rocha(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-11) Teixeira, Évisson Dos Santos; Santos , Jaqueline Pereira Dos; Santos , Vanusa Mascarenhas; Campos, Juscilândia Oliveira Alves; Gonçalves, Luciana Sacramento MorenoApresenta-se nessa monografia uma análise das representações da figura feminina e da região Nordeste na literatura de cordel. A fim de cumprir este intento, utilizamos como corpus os folhetos Vida Maria (Em versos de cordel) (2013); O dia que Maria pariu barriga de dois - mabaço (2008); A belezura do Sertão (2007); Quando Desalumiou (2018); Perto de São Saruê - Onde tudo é diferente (2014); e Itaberaba um taquinho bom de chão! (2013), de autoria de Valéria Rocha. Trata-se de uma pesquisa documental, qualitativa e descritiva. Buscamos compreender como a cordelista apresenta a figura feminina nessas obras, assim como a forma como caracteriza o Nordeste em suas produções. No primeiro capítulo apresentamos a temática, objetivos, metodologia, referencial teórico e a organização do trabalho. No segundo, nossas discussões atravessam a história do cordel em Portugal e no Brasil com o intuito de apresentar as especificidades desse gênero literário em cada localidade. Para discutir essas questões, foram utilizados como referencial teórico Márcia Abreu (1999); Francisca Pereira dos Santos (2009); e o Dossiê de registro de literatura de cordel (2018). No terceiro capítulo, discutimos aspectos da trajetória feminina, sua inserção e protagonismo na literatura de cordel, como autora e personagem nos folhetos. Para essas abordagens, apoiamo-nos na tese de mestrado de Míriam Carla Batista de Aragão de Melo (2016); no artigo das autoras Janja Bloc Georges Daniel Boris e Mirella de Holanda Cesídio (2007); como também nas discussões teóricas propostas por Ria Lemaire (2020). No quarto capítulo, discorremos sobre as representações construídas a respeito da região Nordeste, além de analisarmos o modo como esse território é retratado nos folhetos de cordéis selecionados. Fundamentamos essa discussão na obra de Durval Muniz de Albuquerque Júnior (2009); nos artigos de Karolayne Ribeiro de Góes (2014) e Isabel Cristina Martins Guillen (2012); e na tese de mestrado de Robson William Potier (2012). Conclui-se que os folhetos de cordéis brasileiros foram constituídos a partir do modelo poético das cantorias nordestinas, sendo sua estrutura, temáticas e modo de circulação distintos da literatura de cordel de Portugal. Sobre os cordéis analisados, observamos que a cordelista apresenta uma reflexão acerca dos estereótipos femininos, a partir de situações de subalternidade por elas vividas. Por fim, os textos também apresentam outras possibilidades de abordagem do sertão nordestino. Trazem as dificuldades e aridez do espaço, mas sem transformá-lo em um lugar miserável, nota-se o apreço à formosura da localidade habitada.
- ItemO imaginário poético encourado: as tradições culturais do vaqueiro Itaberabense em cena(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-29) Santos , Alan Soares; Campos, Juscilândia Oliveira Alves; Gonçalves, Luciana Sacramento MorenoA historiografia literária brasileira destaca o sertanejo como uma figura popular, dado a sua significância para a representação nacional. Nessas incursões poéticas o vaqueiro vem sendo abordado de diferentes formas, povoando o imaginário popular com suas vivências e construções simbólicas. Como esse sertanejo se espalhou pelo Brasil, é nítido que essa tradição atravessa gerações e sociedades. Partindo dessa compreensão, este estudo observa como é retratada a tradição vaqueira no território itaberabense em poéticas contemporâneas, escritas e orais. Logo, a partir da temática, o imaginário poético em torno das tradições culturais do vaqueiro itaberabense, este trabalho objetiva compreender as representações do universo do vaqueiro em construções poéticas itaberabenses, identificando e discutindo os símbolos culturais, os saberes e valores que envolvem essa figura lendária. Desta forma, o meu corpus é constituído de produções poéticas que circulam na cidade de Itaberaba-BA, já publicadas, a saber: 1 lenda, 1 poema, 2 cordéis, 1 causo, 6 aboios, 2 chulas e 1 batuque. Desta maneira, foi composta uma coletânea de textos poéticos em torno da figura do vaqueiro que circulam no município. Este trabalho possui uma abordagem qualitativa, caracterizando-se como uma pesquisa documental, propondo-se a descrever como são suscitadas imagens em torno do ofício do vaqueiro e explicar como o universo poético em torno do vaqueiro itaberabense alimenta uma memória local em torno desse personagem. Para isso, a análise será apoiada nos seguintes autores: Peter Burke (1978), Nestor Garcia Canclini (2008) e Stuart Hall (2003), com a ideia da mudança paradigmática sobre cultura popular; Stuart Hall (2006), Durval Muniz Albuquerque (2013) e Renan Martins Pereira (2017) para falar de identidade cultural; Sandra Jatahy Pesavento (1995) e Cornelius Castoriadis (2004) com o conceito de imaginário como campo simbólico; Câmara Cascudo (1956), Eurico Alves Boaventura (1989) e Joana Medrado (2012) para falar da construção imagética sobre o vaqueiro; Anthony Giddens (2007) e de Eric Hobsbawm (1997) com o conceito de tradição; e a UNESCO (2003) para falar de patrimônio imaterial. Com esse estudo, viu-se a importância desse personagem na interiorização do sertão brasileiro e como são propagadas imagens com resquícios românticos sobre o vaqueiro. Nota se também deslocamentos em busca de melhores condições de vida e práticas revolucionárias frente a perspectivas de vida mais justas. Ademais, tem-se a nostalgia verificada na tensão entre o tradicional/raiz e o moderno. Assim, percebe-se as simbologias que o povo estabelece com a imagem sertaneja, compreendendo que a construção poética contemporânea em torno da figura do vaqueiro materializa a força identitária e cultural desse ofício na memória do povo itaberabense.
- ItemOs olhos de dentro sobre as infâncias e identidades negras em Leite do Peito, de Geni Guimarães(Universidade do Estado da Bahia, 2023-05-15) Santos, Helena Vitória Nascimento dos; Gonçalves, Luciana Sacramento Moreno; Santiago, Ana Rita; Souza, Marcos Aurélio dos SantosA presente dissertação, de viés bibliográfico, visa analisar no livro Leite do Peito: Contos (2001), de Geni Guimarães, como pela ótica da infância são construídas as identidades negras apresentadas nos contos memorialísticos e ficcionalizados do mencionado livro. O intuito do estudo é problematizar, como modo curativo para o trauma com o racismo, o processo de emudecimento da escrita de mulheres negras, historicamente silenciadas pela teoria e crítica literárias brasileiras e ressaltar a produção deste segmento com foco na escrita autoral de Geni Guimarães, na tessitura do livro Leite do Peito: Contos (2001). Para tanto, objetiva-se investigar a trajetória do apagamento do personagem negro no romance brasileiro até o solo fértil da tradição negro-feminina, em especial, a produção de Maria Firmina dos Reis, Carolina de Jesus e Geni Guimarães; identificar na voz autoral geniniana, o entrelaçamento-roda entre negritude, memórias, identidades e cosmovisão africana, presentes nas escritas em prosa e poesia e o processo de enegrecimento e militância literária presentes nos escritos de Geni; relacionar a construção das identidades a comunhão familiar a partir das categorias: maternidade, paternidade e fraternidade no contexto do livro Leite do Peito e, por fim, analisar, dentro do simbolismo da árvore sagrada, a construção identitária que constitui a menina negra em seu processo de amadurecer e resplandecer. Elabora-se neste estudo, a memória como elemento essencial de construção de signos e desconstrução de discursos opressores, ressaltando-se o teor ficcional das tessituras do livro: Leite do Peito: Contos (2001), ao trazer a ótica da infância negra como norteador das vivências, amores, dores, saberes, culturas, fé e narrativas de todo uma comunidade negra no pós-abolição a partir da força vocal oriunda da personagem-narradora, ao evocar demandas políticas, socioculturais e históricas de sociedades marginalizadas e invisibilizadas na historiografia brasileira, combatendo estereótipos e destacando as experiências do Outro, representado pela coletividade descendente de africanos em uma escrita feminina negro-brasileira, identitária e centralizada na figura da menina negra.
- ItemPercursos das feminilidades: traçados e figurações do feminino na identidade e na prática docente da rede pública da cidade de Barreiras-BA(Universidade do Estado da Bahia, 2024-02-21) Besnosik, Raquel Lima; Souza, Elizeu Clementino de; Cordeiro, Verbena Maria Rocha; Gonçalves, Luciana Sacramento Moreno; Mussi, Amali de Angelis; Grossi, Fabiana Regina da SilvaEsse estudo objetiva investigar as concepções de feminilidades de professoras da Educação Básica da rede pública da cidade de Barreiras-BA na constituição de suas identidades e, consequentemente, os impactos em suas práticas profissionais. A pesquisa busca na teoria psicanalítica suporte para a discussão sobre as feminilidades. O conceito tem como referência as ideias do próprio Freud (1937) e de outros estudiosos como Birman (1999; 2001), Julien (1997), Homem e Calligaris (2019) e Kehl (1996; 2008). Propõe-se questionar como as feminilidades interferem nas percepções de si mesmas e nas práticas profissionais das mulheres professoras. Para isso, é cabível refletir a respeito da relação da mulher com o trabalho, da feminização do magistério e de suas representações como mulher e como professora e, para isso, como base teórica, recorro a alguns autores, a exemplo de Louro (2001), Demartini e Antunes (1993), Catani et al. (2002), Almeida (1998), Bruschini (1994), Scott (1990) e Butler (2019). Do ponto de vista metodológico, inscreve-se em uma abordagem qualitativa, tendo como eixo a pesquisa de campo, referenciada nos estudos (auto)biográficos, tomando as professoras como colaboradoras, ou seja, sujeitos da investigação. Foram realizadas entrevistas narrativas com dez professoras da rede pública da cidade de Barreiras-BA, que foram escolhidas de acordo com sua disponibilidade e desejo em participar da pesquisa. A partir de suas narrativas, foi possível mapear os sentidos construídos sobre as subjetividades femininas e como o contexto de construção das identidades pode interferir nas escolhas relacionadas à profissão. A leitura apurada desses diferentes significados advindos de cada narrativa sustentou a análise sobre como a concepção das feminilidades influencia na percepção de si mesma e de sua prática profissional, como os discursos culturais e ideológicos contribuem para a formação das identidades e como estas se revelam nos espaços profissionais docentes.
- ItemPor uma formação divergente: conversações com professoras no contexto socioeducativo(2020-08-26) Azevedo, Sara Menezes Reis de; Cordeiro, Verbena Maria Rocha; Besnosik, Maria Helena da Rocha; Piva, Mairim Linck; Silva, Andrea Betânia da; Gonçalves, Luciana Sacramento MorenoTrata-se da pesquisa intitulada: Por uma formação divergente: Conversações com professoras no contexto socioeducativo, que toma como objeto o letramento literário de professoras da Rede Municipal de Salvador que atuam no contexto do socioeducativo, com jovens em privação de liberdade, a partir do estudo da poética dos escritores Manoel de Barros, Hamilton Borges e Michel Yakini, divergentes e contemporâneos. Dialoga com a divergência a partir do perfil dos poetas escritores e toma emprestado os títulos da trilogia Divergente, de Veronica Rooth (2011) para denominá-los: insurgente, divergente e convergente, respectivamente. A inquietação que moveu a tese se materializou na seguinte questão: qual (ais) as potências da experiência de leitura literária partilhada em uma escola de atendimento socioeducativo, enquanto possibilidade de formação docente e de reinvenção de leitoras professoras? O objetivo geral desta tese é analisar as potências da experiência de leitura literária partilhada em uma escola de atendimento socioeducativo, enquanto possibilidade de formação docente e de reinvenção de leitoras professoras; como objetivos específicos, a tese tenciona: investigar de que forma o letramento literário e as práticas pedagógicas dos professores podem ser impactados a partir desse movimento de (auto) formação proposto, compreender os desdobramentos do estudo da poética dos autores supracitados na vida-formação desses docentes, e identificar a imagem/ representação que tem as professoras de si mesmos, enquanto leitoras e profissionais. Foi realizada uma pesquisa de campo, na qual o diálogo literário materializou-se nas Conversações, possibilitadas a partir da adaptação do trabalho de Adain Chambers (2007), cujo método Dime é utilizado para efetivar os momentos de partilhas literárias e guarda relações estreitas com a formação continuada de leitores, encontrando na Hermenêutica (Gadamer, 2005) um viés possível de interpretação para a dinâmica das Conversações e escritos que foram produzidos a posteriori. As colaboradoras da pesquisa foram nove professoras da Rede Municipal de Salvador, que ensinam na Escola Municipal Professor Carlos Formigli, localizada dentro da CASE Salvador (espaço de acolhimento e ressocialização de jovens em situação de privação de liberdade). Do ponto de vista da Literatura e suas potências, dialogo com teóricos estrangeiros e nacionais (como Chartier, 2011; Todorov, 2009; Eco, 1994; Compagnon, 2009; Candido, 1996). A tese insiste na potência das partilhas literárias, especialmente enquanto estratégia de formação docente, sinalizando um caminho possível por meio das Conversações, bem como na defesa da Literatura como direito de todos os homens, na direção proposta por Candido (1996).
- ItemRepresentações do místico em Torto Arado, de Itamar Vieira Júnior(Universidade do Estado da Bahia, 2024-03-04) Silva, Kalline Santana da; Campos, Juscilândia Oliveira Alves; Gonçalves, Luciana Sacramento Moreno; Santos, Vanusa MascarenhasO presente trabalho tem como objetivo analisar os elementos místicos e religiosos, na obra Torto Arado, de Itamar Vieira Júnior, observando como o Jarê, religião de matriz africana, apresenta-se na narrativa e qual o seu papel enquanto um dos fios condutores das mudanças em relação às condições dos personagens, no que tange ao processo de conscientização dos seus direitos. O estudo também discute as representações dos símbolos faca e terra, na medida em que eles se constituem na narrativa como elementos místicos marcantes, usados e vistos de diversas formas pelos personagens da trama. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho documental, com abordagem descritiva, e que está embasada no pensamento de Gabriel Banaggia (2015), que trata sobre o Jarê; Eduardo Guerreiro Brito Losso (2015), Gabriel Juan Velasco (2003) e Willian James (1995) que discutem sobre o místico; Mircea Eliade (1992) e Douglas Santana Ariston Sacramento (2023) com seus textos sobre os símbolos. O estudo conclui que a narrativa de Itamar Vieira Junior contribui significativamente não só para o conhecimento do Jarê, trazendo a religião afro-brasileira para a literatura e permitindo uma maior compreensão das práticas e crenças do povo simples e resistente que a celebra, mas também para a compreensão de que a adaga e a terra, além de elementos físicos, são também entidades simbólicas que influenciam diretamente o destino das personagens principais da narrativa.
- ItemRetratos da ternura: uma análise sobre infância e afetividade em Geni Guimarães(Universidade do Estado da Bahia, 2024-02-29) Oliveira, Lorrana De Araújo; Gonçalves, Luciana Sacramento Moreno; Santos, Vanusa Mascarenhas; Santos, Betty Bastos LopesEste trabalho é de cunho documental, tem por objetivo analisar de que forma a infância e afetividade são retratadas em A cor da ternura (1991), considerando como as relações familiares, impacta a formação identitária da personagem principal, assim como, sua relação com a escola e comunidade. Em relação aos procedimentos metodológicos, na primeira etapa investigamos as raízes históricas da infância, a importância da afetividade no desenvolvimento infantil e a experiência das crianças negras na sociedade contemporânea. Em seguida, a evolução da literatura infantil e juvenil e sua relevância na promoção da infância negra. E por fim, analisamos as relações afetivas na narrativa, destacando a influência das memórias de infância na jornada emocional da personagem principal. Para a realização dessa pesquisa dialogamos com Philippe Ariés (1983) que fornece um contexto histórico para entender a evolução da concepção de infância. Andréa Simone de Andrade Colin (2019) e Neil Postman (1999) exploram concepção de infância na contemporaneidade. As teorias de Henri Wallon (1968), Nelson Piletti (2008) e Juliana de Oliveira (2022) destacam o papel das emoções no desenvolvimento infantil, com Abigail Alvarenga Mahoney (2007) discutindo as teorias de Wallon. Carol de Andrade Ferreira de Sousa (2020), Eliane dos Santos Cavalleiro (1998) e João Batista Rodrigues (2014) abordam a infância das crianças negras em sociedades marcadas pelo racismo. Abramovich (1997) e Calvino (2009) ressaltam a importância da literatura na formação de identidades. Nelly Novaes Coelho (2000), Ligia Cademartori (2007), Regina Zilberman (2005), Fernanda Abade (2013), Marisa Lajolo e Regina Zilberman (2007) oferecem uma visão histórica da literatura infantil e juvenil. Porciúncula (2014) analisa criticamente a representação racial na literatura. Janiele da Silva (2022), Carolaine da Silva dos Santos, Tiago Pereira dos Santos (2022) e Cristiane Veloso de Araújo Pestana (2021) destacam a importância da literatura negra na promoção da identidade positiva das crianças negras. Maria Anória de Jesus Oliveira (2010) enfatiza o poder das obras de escritores negros na valorização da cultura negra. Como resultado destacamos a importância das narrativas autênticas feita por pessoas negras são necessárias para desconstruir estereótipos, enfatizando a representatividade na infância e a promoção da afetividade nas obras. A análise das relações afetivas na narrativa revela o impacto significativo
- ItemSaberes poéticos da oralidade: tessituras sobre o samba de Ipirá-BA(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-20) Santos, Davi dos; Santos, Vanusa Mascarenhas; Gonçalves, Luciana Sacramento Moreno; Campos, Juscilandia Oliveira AlvesA pesquisa, delineada como estudo documental, ocupa-se de compreender as temáticas veiculadas nas poéticas orais dos grupos de samba chula da cidade de Ipirá-Ba, refletindo sobre como os sujeitos sambadores materializam percepções de si, de seu território e sua poética. Assim, para essa discussão, buscou-se dialogar com Stuart Hall (2003) e Pedro Abib (2019), com suas contribuições sobre os estudos culturais; para compreensão do samba de roda e das especificidades do samba chula recorremos às pesquisas de Katharine Döring (2005; 2013), Carlos Sandroni (2010) e Nina Graeff (2015), ambos pesquisadores do samba de roda do Recôncavo Baiano e ao Dossiê de Samba de Roda do Recôncavo Baiano (2006). Para estudos sobre a a poética oral recorremos a Paul Zumthor (1997; 1993). Acerca da oralidade, a autores como Walter Ong (1998), Ruth Finnegan (2006) e Ria Lemaire (2010). Para estabelecer uma reflexão com a discussão decolonial, nos aproximamos dos escritos de Aníbal Quijano (2005), Walter Mignolo ( 2005), Ramón Grosfoguel (2009), Boaventura de Sousa Santos e Maria Paula Meneses (2009). Em relação aos procedimentos metodológicos, a pesquisa realizou-se a partir da transcrição, descrição e interpretação das poéticas divulgadas pelos próprios sambadores em CD e em sites/plataformas virtuais, como o YouTube e Sua Música. Na etapa inicial, realizamos a leitura dos textos teóricos sobre cultura popular, poética oral, performance, samba de roda, com um olhar para as especificidades do samba chula, teorias direcionadas às poéticas orais e estudos decoloniais. Posteriormente, foi feita uma seleção das composições poéticas e, por fim, efetuamos o processo de análise interpretativa dos textos em diálogo com os referenciais teóricos. Diante das observações, análises e estudos teóricos-documentais, foi possível perceber que essa póetica apresenta como temáticas recorrentes as vivências dos sujeitos, a exemplo das notícias das cidades circunvizinhas veiculadas nas rádios, internet, o próprio samba, os compositores e referências de artistas locais que tiveram destaque nessa prática cultural, além dos saberes passados de geração em geração. No entanto, embora alguns assuntos sejam mais pertinentes que outros, nota se que os sujeitos compositores possuem uma grande liberdade no que se refere às escolhas dos temas das chulas.