Navegando por Autor "Gonçalves, Arlânia Sampaio"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemOrientações teórico-metodológicas no trato com o conhecimento dança na educação física escolar: um balanço da produção científica na Revista Brasileira de Ciência do Esporte entre 1979 à 2014.(2015) Gonçalves, Arlânia Sampaio; Ramos, Michael Daian Pacheco; Silva, Osni Oliveira Noberto da; Cruz, Amália Chatarina SouzaO objeto de estudo do presente artigo versa sobre as orientações teórico-metodológicas no trato com o conhecimento dança no âmbito da Educação Física escolar, presente na produção acadêmica da Revista Brasileira de Ciências do Esporte (RBCE) entre os anos de 1979 à 2014. Nosso problema de pesquisa foi: quais as orientações teóricas e metodológicas no trato com o conhecimento dança no ambiente escolar, presentes na produção da Revista Brasileira de Ciências do Esporte, entre 1979 à 2014? Tivemos como objetivo investigar quais as orientações teóricas e metodológicas utilizadas no trato com o conhecimento dança presentes nas publicações da RBCE entre os anos de 1979 a 2014. Para tanto, recorremos a uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, utilizando uma revisão bibliográfica do tipo sistemática. Nossa amostra foi composta de 7 artigos. Utilizamos como técnica de análise dos dados a análise de conteúdo. Os principais resultados encontrados foram: 1) consideramos um número inexpressivo de artigos sobre dança no contexto escolar publicados na RBCE; 2) existe uma “brecha” no trabalho orientado para um projeto multidisciplinar na escola por conta da falta de preparo dos professores; 3) persiste uma dificuldades em legitimar a dança enquanto conteúdo estruturante na escola; 4) necessidade de se fazer, por parte dos que trabalham com este conteúdo, uma reflexão prática, as quais estejam ligadas a uma teoria mais aprofundada e que as abordagens metodológicas talvez necessitem de uma linguagem mais compreensível; 5) há uma forte influência dos princípios da abordagem desenvolvimentista no trato com o conhecimento dança na escola. De maneira geral, percebemos que os estudos apontaram uma preocupação com a sistematização do trato pedagógico do conteúdo dança no ambiente escolar, para além da dimensão técnica.