Navegando por Autor "Gomes, Tadeu Ferreira"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemCaminhos literários: um cenário pedagógico da biblioteca escolar(UNEB, 2024-07-17) Santos, Michael Douglas Alves dos; Silva, Regivaldo José da; Silva, Francisco de Assis; Gomes, Tadeu FerreiraO curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia – UNEB DCH III, em convênio com o Governo do Estado através do programa Mais Futuro, permitiu a realização de estágio junto à Biblioteca Escolar (B.E.) do Colégio Estadual Hildete Lomanto (CEHL), em Juazeiro – BA. Esse artigo foi desenvolvido com o intuito de fortalecer os processos que acontecem nesse espaço de incentivo à leitura, (in)formação e conhecimento, cultura e arte. Ademais, esse trabalho buscou defender que a Biblioteca Escolar, no contexto temporal e local inserida é essencial no sentido de possibilitar aos estudantes formas diversas de ler, interpretar, descrever o mundo através da literatura, além de estimular a leitura e escrita por meio do projeto escolar desenvolvido chamado Literatura Mais idealizado e desenvolvido no próprio colégio pela Coordenação Pedagógica, por uma professora realocada que assume o papel de bibliotecária e outros professores, para com o seu público – os estudantes, sendo esse projeto escolar um dos movimentos analisados do objetivo específico em descrever ações desenvolvidas na biblioteca como desvelamento desse cenário, pois há ideias que pressupõe ser um lugar esquecido e ou apenas um depósito de livro. A pesquisa é de natureza qualitativa, e sendo um estudo de caso – foi feita através de observação em campo, junto a revisão bibliográfica, leitura de documentos (fichas literárias) e site oficial do Colégio Estadual Hildete Lomanto. Houve também análise de registros das ações desenvolvidas na referida biblioteca para verificar que a comunidade escolar utilizava esse espaço por meio do projeto escolar Literatura Mais. Foi possível chegar aos resultados esperados que a biblioteca escolar do referido colégio é um espaço ocupado e utilizado pelos estudantes, assim como ações são desenvolvidas para que ela não seja mais um lugar esquecido e seus recursos utilizados, ou seja, uma biblioteca escolar ativa, principalmente no que concerne as ações de incentivo à leitura e escrita no processo de formação leitora dos estudantes.
- ItemEtnomatemática: aplicando tópicos de matemática em trabalho de marcenaria(UNEB, 2024-07-19) Nunes, Gustavo Cordeiro de; Gomes, Tadeu Ferreira; Rios, Rita Cristina Novais; Silva, Elis Rejane SantanaA educação como um todo, historicamente, sofre com a negligência por parte dos gestores públicos e o ensino da matemática, não é diferente, já que está incluída nos planos das secretarias de educação. Com isso, foi-se constatado que o desempenho escolar dos estudantes das séries iniciais de EJA, em matemática, é tido como insuficiente, o que leva, a uma preocupação com o desenvolvimento cognitivo dessa clientela, em um meio escolar com um currículo frágil.
- ItemTecnologias digitais na educação: desafios da inclusão digital na Escola Osório Teles e na EMEI Amélia Borges, em Carnaíba do Sertão, Juazeiro – BA(UNEB, 2024-07-19) Silva, Jaciara Candido da; Lima, Iva Autina Cavalcante; Guedes, Neuma de Sá; Gomes, Tadeu FerreiraEste artigo tem como objetivo descrever os desafios apresentados pelos docentes da Escola Osório Teles de Menezes e EMEI Amélia Borges Souza ao integrar as tecnologias digitais em suas práticas pedagógicas. Mais especificamente, neste trabalho, buscou-se diagnosticar quais os recursos digitais estavam disponíveis nas escolas, além de identificar as formações realizadas pelos docentes para o uso das tecnologias na educação e detectar, junto aos docentes, os desafios que enfrentam para o uso das tecnologias digitais nas suas aulas. A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, de cunho exploratório, delineando-se para um estudo de caso. Os dados analisados foram recolhidos por meio de aplicação de questionário junto aos docentes de ambas as escolas, durante o mês de maio. No que diz respeito à oferta de recursos, a conectividade e a formação docente continuada para o uso das tecnologias digitais no exercício profissional, conclui-se que há uma grande necessidade, apesar de os docentes já terem as tecnologias digitais como aliadas nas suas práticas, pois confessaram a possibilidade de melhora do processo de interação professor-aluno, bem como do processo de aprendizagem e desenvolvimento dos discentes a partir da utilização das tecnologias digitais.