Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Gomes, Romana de Fátima Macedo"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Vozes no silêncio: um estudo sobre identidade e memória de quilombo na perspectiva do letramento (Sítio Boa Vista – Afrânio/PE)
    (UNEB, 2017) Gomes, Romana de Fátima Macedo; Barros, Edonilce da Rocha; Santos, Cosme Batista dos; Santos, Jucélia Bispo dos
    O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa sobre a identidade e memória de quilombo no Sítio Boa Vista, Afrânio/PE, locus da pesquisa, em uma abordagem na perspectiva do letramento. Tem, como objetivo geral, analisar como os integrantes do Quilombo Sítio Boa Vista se apropriam do discurso de reafirmação de sua identidade étnica, considerando a intermediação do letramento institucionalizado na consolidação desse processo identitário e na (re) definição da memória coletiva. Trata-se, portanto, de um estudo de caso, de inspiração etnográfica, o qual definiu a história oral como principal método de pesquisa. Os resultados demonstram que a identidade e a memória, além de não serem homogêneas, uniformes, constituem-se construções simbólico-discursivas, pois, na comunidade quilombola pesquisada, os sujeitos tomam posse delas como instrumentais que os habilitem a usufruir de direitos sociais e políticos, instituídos em lei, e a transformar uma estrutura social injusta. No grupo de entrevistados composto por idosos, a memória da escravidão ocorre, ora na lembrança de referências ao passado feitas por ancestrais, ora na autoidentificação presente como trabalhadores braçais. As práticas culturais e padrões de comportamento da comunidade estudada são evidências da memória coletiva e da identidade quilombola. Entre os mais jovens e letrados, prevalece a assimilação do discurso da pertença étnica. Nesse cenário, a aquisição de tais construtos é mediada por textos integrantes do saber institucionalizado, os quais o Estado elege como mecanismos de significação nas interações com os quilombolas. Também é possível constatar a intervenção de uma jovem liderança em favor das demandas dos quilombos do município de Afrânio – Pernambuco (PE), numa atitude de ruptura para com a condição de silenciamento, vivenciada pela população negra local e brasileira.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais